Os Alpes italianos são um paraíso para os apaixonados por paisagens nevadas. A cordilheira fica na região norte do país, próxima à fronteira com a França e a Suíça, e abriga algumas das montanhas mais icônicas da Europa. O local é um excelente destino para quem gosta de cenários com muita natureza e oferece diversas atrações turísticas, como estações de esqui, lagos, museus e restaurantes para saborear o melhor da tradicional culinária italiana.
Você também pode aproveitar a viagem para conhecer os vilarejos encantadores ao redor das montanhas e apreciar um pouco da arte e história do país. Ficou curioso para saber mais sobre os Alpes italianos? Então, confira, a seguir, algumas fotos e informações que provam que a região merece ser o destino da sua próxima viagem:
Símbolo dos Alpes italianos, Dolomitas entregam paisagens de neve famosíssimas
As Dolomitas são um conjunto de montanhas que ficam entre as cidades de Belluno, Tirol do Sul e Trentino. A cordilheira é formada por 18 picos que se elevam a mais de 3 mil metros. Considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, o local atrai turistas e aventureiros que desejam praticar esporte de inverno na estação de esqui Dolomiti SuperSKI.
A estância possui 12.000 km de pistas e áreas de lazer para todos os gostos. Fora de lá, você pode contemplar as Dolomitas em caminhadas pelos vilarejos que ficam aos pés das montanhas.
Área de esqui da Via Lattea é perfeita para quem gosta de esportes de inverno
O domínio de esqui da Via Lattea possui seis estações que somam mais de 400 km de pistas. O local é um paraíso dos esportes de inverno e oferece uma série de atividades, como esqui, snowboard, caminhada nórdica, caminhada com raquetes e passeio de snowmobile. As estações da Via Lattea também contam com áreas para trilhas, caminhadas, passeios de trenós e patinação no gelo.
Se você não tem interesse em esquiar, pode visitar a região para conhecer seu rico polo gastronômico, onde é possível encontrar diversos bares e restaurantes.
Conheça a charmosa cidade de Bérgamo, no sopé dos Alpes italianos
Bérgamo é uma cidade alpina próxima a Milão. O destino é repleto de atrações culturais, entre elas o Citta Alta – um grande centro histórico cercado por muralhas venezianas. O local fica em uma colina onde você pode admirar a bela vista dos picos alpinos e da cidade baixa (Citta Bassa), localizada abaixo.
Em um tour pela cidade, também vale a pena visitar o Palazzo della Ragione – o mais antigo palácio público italiano – e o Palazzo Nuovo, que abriga a histórica biblioteca Angelo Mai.
Cervinia é ideal para curtir o inverno na Itália em sua essência
A estância de esqui de Cervinia é um local muito procurado na alta temporada de inverno na Itália. A estação fica localizada no vilarejo de Cervinia, na região do Vale da Aosta. Por ser bem próxima à fronteira com a Suíça, o lugar tem vista para Matterhorn, a montanha mais famosa dos Alpes. Um dos destaques do lugar são os lagos com águas brilhantes que refletem as montanhas nevadas.
A culinária nesta parte dos Alpes italianos também é um ponto alto da viagem. Há dezenas de restaurantes e bares para você se deliciar. Caso você queira esquiar, a estação de Cervinia tem pistas com nível básico e intermediário, ideais para quem não tem tanta experiência com esportes na neve.
Turim reúne arquitetura e gastronomia requintadas aos pés dos Alpes italianos
A cidade de Turim é um deleite para quem gosta de arte, arquitetura, gastronomia e cultura. A região tem uma vista privilegiada dos Alpes italianos e é repleta de museus, palácios, jardins, praças e monumentos que contam a história da Itália. As atrações mais populares da região são o Palácio Real e a Igreja Real de San Lorenzo.
Turim também tem algumas vinícolas que oferecem degustação de vinhos e passeio pelos vinhedos. Ao final do dia, você pode se deliciar com os restaurantes, pizzarias e bares locais.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre os Alpes italianos? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa Newsletter gratuita para receber conteúdos exclusivos.