Além de descidas emocionantes para esquiadores corajosos, as maiores pistas de esqui do mundo oferecem cenários naturais de tirar o fôlego, que só podem ser vistos do topo de uma montanha. Entre pistas demarcadas e percursos que só devem ser acessados com o apoio de guias, listamos abaixo 8 descidas com mais de 14 km de extensão, presentes nos melhores domínios esquiáveis do planeta.
Esquie da Suíça para a Itália, desça mais de 2700 metros de altitude na França ou aventure-se pelas pistas búlgaras. Confira, então, alguns dos maiores desafios do mundo sobre esquis:
Newsletter
Você na Neve
As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.
Newsletter
Você na Neve
As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.
1. Vallée Blanche (Chamonix, França): 22 km
Quando você chega ao topo da Aiguille du Midi, na pista de Vallée Blanche, em Chamonix, na França, encontrará uma placa de atenção. Entre outras dicas, o quadro de avisos aponta que não há pista demarcada, muito menos trilhas e controle de avalanches. Quem decide descer os 22 km do maior itinerário de esqui não demarcado do mundo, sabe dos perigos que pode correr. Mesmo com a presença de guias da região, é extremamente recomendado que só se aventure no local quem já tem muita experiência na bagagem.
2. Zermatt para Valtournenche (Suíça e Itália): 20 km
Para que pegar um avião da Suíça para a Itália se você pode atravessar a fronteira entre os dois países por uma das maiores pistas de esqui do mundo? Percorra os 20 km entre Zermatt, na Suíça, e Valtournenche, na Itália, por uma descida a 1600 m de altitude. De grau intermediário, a pista é considerada uma das maiores atrações da região da lendária Matterhorn, e pode ser acessada por meios de elevação presentes no local.
3. La Sarenne (Alpe d’Huez, França): 16 km
2000 m de altitude separam o início da descida até a base de La Sarenne, em Alpe d’Huez, na França. Com 16 km de extensão, esse desafio é a maior pista preta (grau difícil) do mundo. Se você é um esquiador experiente, basta pegar um dos meios de elevação que levam ao topo da pista e se aventurar em uma das descidas mais difíceis de toda a Europa.
4. Bansko (Bansko, Bulgária): 16 km
Se a Bulgária não é um dos destinos mais pensados para férias na neve, ainda assim o país do leste europeu conta com uma das maiores pistas do mundo: a Bansko. Batizada com o nome da cidade que fica na base de sua descida, a pista verde (grau iniciante) de 16 km e 1600 m de altitude é uma das mais populares da estação e do país. Além de seu nível fácil, a Bansko também oferece acesso por gôndola ao topo da pista. É um prato cheio para quem está aprendendo a esquiar!
5. Last Spike (Revelstoke, Canadá): 15 km
Experimente esquiar por 15 km entre as árvores da pista de Last Spike, em Revelstoke, no Canadá. O cenário é ideal para iniciantes já que, assim como a Bansko, a pista é classificada como verde. Além de ser uma das maiores pistas do mundo, Last Spike é a maior pista da América do Norte e atrai todos os anos milhares de turistas em busca de aventura e emoção.
6. Glacier-Sölden (Sölden, Áustria): 15 km
Com seu pico a 3340 m de altitude, a pista de Glacier-Sölden é a maior em extensão na Áustria, com 15 km de percurso demarcado. Os esquiadores que encaram a pista descem uma queda vertical de 1900 m de uma das belíssimas montanhas que formam os Alpes austríacos.
7. Inferno Race (Lauterbrunnen, Suíça): 14,9 km
Com um nome bem sugestivo, a pista Inferno, em Lauterbrunnen, na Suíça, abriga uma das corridas downhill mais antigas do mundo: a Inferno Race. Percorrida desde 1928, a pista tem 14,9 km de extensão em uma queda vertical de 2000 m entre o topo da montanha e a linha de chegada, em Lauterbrunnen. Os atletas participantes da prova completam o desafio em até 20 minutos. Muito rápido, não é mesmo?
8. Les Cascades (Flaine para Sixt, França): 14 km
Fechando a lista, apresentamos para você a Les Cascades, pista que liga Flaine a Sixt, no domínio esquiável do Le Grand Massif, nos Alpes franceses. De cor azul, a descida é demarcada e indicada para esquiadores que estão aprendendo os primeiros passos do esporte. Além do cenário incrível dos picos dos Alpes, Les Cascades é um lugar tranquilo, já que poucos turistas se aventuram na pista de ski.