Quando se trata de atividades de inverno, mais especificamente na neve, o esqui e o snowboard são as mais lembradas e as grandes estrelas dos lugares com neve mais famosos do mundo. No entanto, as férias nas montanhas podem ir além e ter uma programação muito mais variada.
Segundo relatórios recentes de tendências de viagens de esqui, mais turistas estão buscando ampliar suas experiências nas férias, com uma porcentagem crescente de pessoas indo às montanhas no inverno para desfrutar de atividades na neve alternativas ao esqui. Das caminhadas ao voo de parapente, veja abaixo algumas opções para você incluir no roteiro e se divertir pra valer ao lado da família e dos amigos!
Newsletter
Você na Neve
As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.
Newsletter
Você na Neve
As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.
1. As caminhadas revelam cenários naturais surpreendentes
As caminhadas de inverno estão entre as atividades na neve mais populares das estações de esqui. Não há maneira melhor de explorar as partes remotas da montanha e apreciar a natureza intocada durante as férias. Dependendo do destino, há duas modalidades diferentes para escolher: a caminhada com raquetes de neve e a caminhada nórdica. Normalmente você caminha com um pequeno grupo de pessoas do mesmo nível, na companhia de um guia local experiente.
2. A mountain bike na neve é uma das atividades de inverno mais recentes
Uma mania bastante recente nos principais destinos de esqui do mundo, a mountain bike na neve (chamada de fat bike, devido aos pneus extra largos) é uma atividade de inverno indicada para pessoas de todas as idades. É possível alugar as bicicletas especiais com bastante facilidade, seja para se divertir com a sua família ou participar de passeios guiados mais técnicos.
3. Condução e kart no gelo para uma dose extra de adrenalina nas férias
A nossa lista de atividades de inverno imperdíveis também inclui a condução no gelo, presente em destinos como Val d’Isère e Alpe d’Huez, nos Alpes franceses. Sob a supervisão de um piloto experiente, você aprende a dirigir em condições extremas e a testar seus limites. Porém, se a ideia é se divertir com um grupo de amigos, o kart no gelo é a opção mais recomendada. Os veículos são especialmente projetados para correr nas pistas geladas, em circuitos, e seus recursos de segurança tornam a atividade adequada até mesmo para as crianças e adolescentes.
4. A tirolesa é uma atividade de inverno que exige muita coragem
Para os fãs de velocidade e adrenalina encherem os pulmões com o ar puro das montanhas, uma aventura de tirolesa sobre as pistas de esqui é definitivamente uma atividade que não pode faltar no roteiro. A mais famosa é La Tyrolienne em Val Thorens, na França. Começando em Orelle (3.230 m) e terminando em Col de Thorens (3.000 m), é a tirolesa mais alta do mundo. O percurso tem 1,3 km, o que é mais do que suficiente para você se sentir como uma águia em pleno voo.
5. Mergulho no gelo: para admirar as belezas escondidas sob a água
Embora não seja um tipo de esporte de inverno para quem gosta de ação, o mergulho no gelo é uma das atividades de inverno mais surpreendentes que existem. Descubra um novo mundo de inverno sob a água com a ajuda de instrutores profissionais, sem a necessidade de ter mergulhado antes. Esse tipo de mergulho está disponível em diversas estações de esqui ao redor do mundo, incluindo Tignes e Samöens, na França, e Ilha de Hokkaido, no Japão.
6. Veja as montanhas nevadas de cima com o voo de parapente
Combine fortes emoções com vistas panorâmicas de tirar o fôlego, sobrevoando as montanhas cobertas de neve em um parapente. Depois de superar o medo, você vai poder relaxar na calma acima do burburinho das pistas de esqui e admirar as vistas deslumbrantes das montanhas abaixo de você. O parapente ou speedriding no inverno é feito em esquis, mas você não precisa ser um esquiador experiente para uma experiência de parapente duplo – o instrutor se encarrega de fazer o pouso.
7. Os trenós e tobogãs oferecem diversão para todas as idades
Entre as atividades de inverno mais clássicas estão os trenós e tobogãs na neve. Há diferentes tipos, mas todos têm a mesma finalidade: deslizar pelas montanhas nevadas a toda velocidade e se divertir. Basta escolher uma colina íngreme ou encontrar um circuito especialmente projetado para esse fim. Isso é pura diversão de inverno, e não requer nenhuma habilidade além de sentar, segurar firme e dar alguns gritos agudos enquanto se lança ladeira abaixo!
8. O snowkiting é uma mistura de kitesurf com esqui ou snowboard
O snowkiting é um esporte radical na neve relativamente novo, inspirado por kitesurfistas de verão e parapentistas que esquiam ou praticam snowboard na temporada de inverno. É possível experimentar a modalidade usando esquis ou uma prancha de snowboard; basta escolher o que for mais confortável para você. As habilidades básicas são fáceis de dominar e você rapidamente fará saltos e manobras eletrizantes.
9. A patinação é uma atividade de inverno tradicional nas estações de esqui
É claro que a patinação no gelo não poderia ficar de fora da nossa lista de atividades de inverno. Popular entre crianças e adultos, a modalidade pode ser praticada tanto em rinques indoor como em pistas naturais ao ar livre (geralmente sobre lagos congelados). Lake Louise, no Canadá, e St. Moritz, na Suíça, são dois lugares excelentes para patinar no gelo com toda a sua família.
10. Snowmobile: emoção e velocidade entre belas paisagens de inverno
Combine a emoção de um passeio em alta velocidade com um belo cenário alpino cheio de neve e você descobrirá por que o snowmobile é tão popular nos destinos de esqui. Tanto estâncias de inverno grandes como pequenas oferecem passeios de moto de neve para novatos e veteranos da velocidade. Durante a atividade guiada, o grupo atravessa vales imaculados, passa por florestas e toma um pouco de ar nas colinas.
Se você não tem a intenção de esquiar ou quer diversificar a programação das férias, já sabe que há muitas opções de atividades de inverno para considerar. E depois de um dia de aventuras, uma boa dica é reservar um momento relax só para você nos spas do destino escolhido, antes de encerrar a noite compartilhando um fondue de queijo com a família e os amigos. Boa viagem!