Ao viajar para uma estação de esqui, você conhecerá diferentes meios de elevação, incluindo os teleféricos de superfície (surface lifts). Encontrados principalmente em pistas de principiantes e trechos mais curtos, eles permitem que seus esquis ou prancha permaneçam na neve durante todo o percurso – ao contrário dos tradicionais teleféricos de cadeirinha e gôndolas, que são aéreos.
Usar os teleféricos de superfície – seja T-Bar, Rope Tow ou Magic Carpet – pode ser um desafio, especialmente para esquiadores e snowboarders iniciantes. No entanto, com um pouco de conhecimento você descobrirá que eles não são tão complicados quanto se imagina. Confira, a seguir, dicas valiosas para dominar esse tipo de teleférico e evitar ficar cara a cara com a neve!
Newsletter
Você na Neve
As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.
Newsletter
Você na Neve
As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.
Esquiadores devem segurar os bastões em uma das mãos
Se você é um esquiador, é preciso tomar alguns cuidados ao embarcar em um teleférico de superfície. Primeiro, segure seus bastões de esqui com apenas uma das mãos. Dessa forma, a outra mão fica livre para posicionar o assento entre as pernas e segurar a alça ou barra do teleférico. Durante o trajeto, permaneça em pé e mantenha seus esquis paralelos, voltados para frente.
Snowboarders podem deixar o pé de trás livre
As dicas para andar de teleférico são um pouco mais complicadas se você é um snowboarder. Antes de subir, aproxime-se apenas com a bota da frente presa na prancha. O pé de trás pode ficar livre do binding (fixação). Ao esperar pelo transporte, ajuste sua posição de modo que você fique de lado, com a prancha de snowboard voltada para a direção do transporte.
A partir daí, pegue o cabo e coloque o assento entre as pernas, mas não tente sentar (seu peso não suporta!). Posicione o pé livre na prancha de snowboard na frente da fixação não utilizada, tomando cuidado para o pé não escorregar. Dobre levemente os joelhos e prepare-se para o puxão inicial, inclinando-se levemente para trás. Olhar para cima da montanha ajuda você a manter o equilíbrio.
Ter calma no início garante o sucesso da subida
Como o teleférico de superfície não diminui a velocidade à medida que se aproxima, como a maioria dos teleféricos mais incríveis, é preciso se posicionar cedo. Graças à extensão do cabo, você tem algum tempo antes de engatar, mas estar na posição o quanto antes lhe dará tempo suficiente para se ajeitar e garantir o equilíbrio. Se você não estiver pronto(a), solte o cabo e prepare-se para o próximo.
O Rope Tow é simples, mas fácil para se desequilibrar
Rope Tow é um tipo de teleférico antigo, ainda em uso devido à simplicidade de instalação e operação. Há apenas uma corda com um pequeno motor que ativa a engenhoca para subir ou descer. A dica aqui é usar a força das partes superior e central do corpo para manter o equilíbrio durante o trajeto.
Ao segurar a corda, dê alguns passos para pegar impulso. Mantenha os braços firmes e uma boa postura sobre os esquis ou prancha. Evite deslizar de um lado para o outro e deixe seu equipamento virado para cima (paralelamente à corda). No fim, puxe a corda para ganhar impulso e se afastar do transporte.
Seja ágil ao desembarcar do teleférico de superfície
O desembarque de um teleférico de superfície é outra etapa que pode parecer complicada, mas você não precisa se preocupar. Para sair, basta esperar até que você esteja em um local mais plano (geralmente há uma sinalização perto do trecho final) para poder soltar o cabo. É preciso ser ágil e sair do caminho rapidamente, pois outros esportistas estarão atrás de você.
O Magic Carpet é popular nas pistas de principiantes
Bastante comum nas áreas de esqui para iniciantes e zonas infantis, o Magic Carpet é uma espécie de esteira que te leva em direção ao topo das pistas menos íngremes. O seu uso é intuitivo: tudo que você precisa fazer é entrar na esteira na base da colina e ficar com seus esquis ou prancha voltados para a frente. No fim do trajeto, incline-se para a frente e mantenha os esquis paralelos, deixando que o tapete o empurre suavemente. Tente não cupar as duas mãos com seus bastões.
Ao cair, fique de olho para evitar acidentes
Ao usar o teleférico de superfície pela primeira vez, os tombos são sempre uma possibilidade. Portanto, para evitar acidentes mais sérios, é importante ter alguns cuidados. Se você cair durante a subida, por exemplo, solte a barra do teleférico e role para o lado, permitindo que os outros esportistas passem. A partir daí é só esquiar de volta até a entrada e tentar novamente.
E aí, preparado(a) para usar os teleféricos de superfície e colocar em prática tudo que aprendeu com as nossas dicas? Então comece a planejar a sua viagem à neve agora mesmo! E para descobrir mais curiosidades sobre o universo dos esportes de inverno e receber conteúdos exclusivos, assine a nossa Newsletter gratuita.