Courchevel: um guia essencial para visitar a estação de esqui francesa

Compartilhe:

Com cinco aldeias de inverno muito bem conectadas entre si, a estação de Courchevel oferece algo para absolutamente todos os gostos no coração dos Alpes franceses. Da tradicional Courchevel Le Praz à luxuosa Courchevel 1850, passando pela familiar Courchevel 1650, você tem acesso a atmosferas completamente diferentes em uma fantástica estância dos 3 Vales – o maior domínio esquiável do planeta.

Apesar de ser considerada uma das estações de esqui mais luxuosas da Europa, Courchevel também recebe seus visitantes com opções mais acessíveis. Portanto, se você pretende visitar esse destino em breve, neste guia você vai encontrar tudo que precisa saber sobre Courchevel – da área de esqui à gastronomia. Acompanhe!

A estrutura para esquiar em Courchevel

Courchevel faz parte do domínio francês dos 3 Vales, a maior área de esqui do mundo. São oito estações de esqui interligadas e 600 km de pistas para você se aventurar no esqui e no snowboard, seja qual for o seu nível de habilidade. Só Courchevel reúne 150 km de pistas e 52 teleféricos que dão acesso a terrenos que variam entre 1350 e 2738 m de altitude.

Para os esquiadores iniciantes, a estação tem uma série de áreas “Easy Riders”, conhecidas localmente como “ZEN” (zonas para a evolução dos novatos). E nas partes mais altas da montanha, há encostas bastante desafiadoras para os experientes – incluindo as míticas pistas pretas “Le Grand Couloir” e “Les Jockeys” –, além de algumas zonas fora das áreas demarcadas.

Se você é fã de esqui freestyle, Courchevel oferece um parque de neve familiar com obstáculos e percursos mais suaves, assim como uma área de estilo livre mais completa para evoluir nos saltos e manobras. Com caixotes, trilhos, kickers, quarter pipe e até um big air, há algo para todos os estilos.

courchevel-um-guia-essencial-para-visitar-a-estação-de-esqui-francesa
A estrutura de esqui em Courchevel oferece muitas possibilidades de diversão | Shutterstock

Os diferentes vilarejos de Courchevel

Graças às suas diferentes altitudes e aos seus cinco vilarejos, Courchevel é um dos poucos destinos de neve no mundo que oferecem atmosferas tão distintas entre si: para grandes esquiadores, festeiros, gourmets, esportistas iniciantes, famílias com crianças, viciados em adrenalina, ricos, não esquiadores… 

Aqueles que querem conhecer a parte mais animada e exclusiva da estação devem se dirigir a Courchevel 1850. Restaurantes estrelados, noites lendárias, complexos hoteleiros e boutiques de luxo contribuem para a fama internacional da vila, que atrai muitas celebridades e endinheirados durante a temporada de inverno.

Um pouco mais abaixo fica a vila familiar de Courchevel Moriond (ou Courchevel 1650). A estância ensolarada é ideal para as famílias devido à variedade de pistas verdes e azuis indicadas para crianças e esquiadores principiantes. A sua vasta escolha de bares, cafés, bistrôs e restaurantes garante noites agradáveis.

Um rápido passeio de gôndola separa Courchevel 1850 de Courchevel Village, localizada a 1550 m de altitude. O lugar tem preços mais em conta que suas duas vizinhas mais elevadas e oferece um ambiente mais tranquilo. Aqui, as famílias adoram o parque aquático Aquamotion, assim como a pista de tobogã de 2 km.

Mais discretas e intimistas, as aldeias de Courchevel La Tania e Courchevel Le Praz oferecem sossego de sobra e uma mudança de cenário aos turistas que procuram o charme e a autenticidade de uma pequena estância. Assim como os vilarejos mais elevados, estão ligadas às pistas por ônibus e teleféricos.

courchevel-um-guia-essencial-para-visitar-a-estacao-de-esqui-francesa
Courchevel 1850 é a parte mais exclusiva da estação de esqui | Shutterstock

E o que fazer além do esqui?

Longe das pistas, Courchevel oferece muitas atividades de inverno para não esquiadores e pessoas que desejam diversificar a programação de esqui. Uma boa dica é experimentar a caminhada com raquetes de neve; uma maneira encantadora de conhecer o lado mais selvagem das montanhas, especialmente com um guia que lhe mostrará locais interessantes e o ajudará a identificar pegadas de animais. 

Outras atividades disponíveis incluem trenós/tobogãs, voo de parapente, escalada no gelo, mountain bike na neve, snowmobile e passeio de balão. Há, ainda, opções de diversão indoor (pista de boliche, pista de patinação, parede de escalada, etc.) e centros de bem-estar para relaxar no pós-esqui.

courchevel-um-guia-essencial-para-visitar-a-estacao-de-esqui-francesa-2
O passeio de balão é uma experiência imperdível em Courchevel | Shutterstock

Onde comer bem na estação?

Reconhecida por combinar viagem e gastronomia com excelência, a estação de Courchevel está repleta de restaurantes com estrelas Michelin. O incrível padrão de culinária a torna um destino obrigatório para qualquer gourmet. 

Le Chabichou (duas estrelas Michelin), comandado por Michel Rochedy e Stéphane Buron, é provavelmente o restaurante mais emblemático da estação. Outros restaurantes com estrelas Michelin recomendados incluem o Le 1947 à Cheval Blanc (três estrelas) e o Le Montgomerie (duas estrelas).

Para quem está com um orçamento apertado, há muitos restaurantes com preços mais acessíveis. O bistrô Le Chabotteé uma versão menor de seu restaurante irmão Le Chabichou, enquanto os aconchegantes Saulire e La Fromagerie oferecem clássicos da gastronomia savoyarde em um ambiente amigável. O Le Petit Savoyard é outro local agradável que serve pizzas e outros pratos tradicionais da região.

Compartilhe:

Matérias Relacionadas