Você sabe o que é curling? Apesar de não ser tão tradicional por aqui, essa modalidade é um dos esportes olímpicos de inverno mais populares que existem, com uma legião de adeptos ao redor do globo. O objetivo do jogo é basicamente lançar pedras por uma pista de gelo em direção a uma área-alvo. Parece simples mas, diferentemente de outros esportes de inverno tradicionais, demanda uma boa dose de estratégia, além de muita concentração e habilidade. Quer saber mais? Neste guia completo você vai encontrar todas as informações necessárias para entender melhor o esporte curling. Acompanhe!
Newsletter
Você na Neve
As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.
Newsletter
Você na Neve
As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.
Como se joga curling?
O curling, esporte coletivo disputado em uma pista de gelo indoor, conta tradicionalmente com duas equipes de quatro jogadores, embora haja uma variação da modalidade formada por duplas mistas – um homem e uma mulher representando a sua equipe. No curling feminino e masculino, os times podem ainda ter um quinto jogador conhecido como Suplente, um substituto. E para as partidas, o quarteto designa um Skip (capitão da equipe) e um Vice-Skip.
Na hora do jogo, as duas equipes se revezam lançando grandes pedras de granito em direção à “casa”, um alvo circular marcado nas extremidades da lâmina de gelo. Após o arremesso do lançador, dois colegas de equipe – os varredores – podem varrer a pista na frente da pedra para mudar o estado do gelo, reduzir o atrito e aumentar a distância percorrida. Vale ressaltar que antes da partida, a pista de gelo recebe gotículas de água que congelam e deixam a superfície rugosa.
Muita estratégia, energia e trabalho em equipe são necessários para escolher o caminho e a colocação ideais de uma pedra para cada situação. Ganha o grupo que colocar mais pedras de granito próximas ao alvo.
Quais são as principais regras do curling?
No curling, regras são relativamente simples e fáceis de serem seguidas. Normalmente uma partida tem 10 rodadas (ends) e todos os jogadores da equipe jogam duas pedras em cada end, alternando com o outro time. Um grupo, portanto, lança oito pedras ao longo de uma rodada. Não entendeu? Veja um exemplo da ordem de jogo:
- O “Lead” do time amarelo joga a pedra 1;
- O “Lead” do time vermelho joga a pedra 1;
- O “Lead” do time amarelo joga a pedra 2;
- O “Lead” to time vermelho joga a pedra 2;
- O “Segundo” do time amarelo joga a pedra 3;
- O “Segundo” do time vermelho joga a pedra 3;
- E assim por diante até completar 16 arremessos (oito para cada equipe).
Os lançamentos podem acontecer sob três estratégias diferentes: “Guard” (para proteger uma outra pedra que está no alvo), “Draw” (para chegar à “casa” e estabelecer uma posição de pontuação) e “Take-out” (para tentar remover a pedra da equipe adversária).
Na última jogada da equipe o integrante tem a opção de pular, o que pode aumentar as chances de fazer uma pontuação melhor. As técnicas são uma mistura de hóquei, na forma como são feitos os arremessos, e de xadrez, pela estratégia necessária.
Como é a pontuação do curling?
Ao fim de cada end, a equipe de curling que tiver a pedra mais próxima ao centro do alvo (o “tee”) ganha um ponto. O grupo vencedor, então, recebe um ponto adicional para cada uma de suas próprias pedras situadas mais perto do “tee” do que a pedra mais próxima do oponente.
As pedras devem estar dentro ou tocando os círculos da casa para serem consideradas, ou seja, se nenhuma pedra do time estiver em contato com o alvo na conclusão de um parcial, nenhum ponto será marcado. Apenas uma equipe pode pontuar em cada rodada de curling.
Quando um time não marca na rodada, ele leva o chamado “martelo”, que garante a vantagem de lançar a última pedra na parcial seguinte. Caso nenhum dos dois times marque pontos (chamado de end em branco), o que está com o “martelo” permanece com o mesmo na parcial seguinte.
A final do curling acontece depois de 10 rodadas, tendo como vencedor o time que tiver mais pontos acumulados ao longo de toda a partida. Em alguns formatos e competições, no entanto, pode haver apenas oito ends
Quais são os equipamentos de curling?
Os jogadores de curling precisam de calçados especiais de boa aderência (sliders), luvas e roupas específicas. Para o jogo, são necessárias as vassouras, geralmente feitas de material sintético, e as pedras de granito, que são polidas e pesam 20 kg em média.
Outros equipamentos de curling importantes são o hack, que funciona como apoio para os pés nos arremessos, e os estabilizadores, que servem para o jogador apoiar a mão e se equilibrar enquanto desliza no gelo.
O curling é jogado em uma faixa muito longa de gelo especialmente preparada, chamada de lâmina. Mas em disputas informais, qualquer espaço regular de gelo (como um lago congelado) é válido.
Um pouco da história do curling, jogo de estratégia no gelo
O “xadrez no gelo”, como é conhecido o jogo de curling, surgiu na Escócia, onde era disputado ao ar livre em lagos congelados. Como os primeiros registros são do século 16, a modalidade é considerada um dos esportes coletivos mais antigos do mundo. Foi também na Escócia que surgiram os primeiros clubes de curling e as primeiras regras oficiais.
Ao longo do tempo, um dos esportes no gelo mais estratétegicos foi se aprimorando, com a evolução e padronização da pedra e o desenvolvimento de outros fundamentos. Graças aos imigrantes escoceses, o curling passou a ser conhecido em outros países, com destaque para o Canadá, Estados Unidos, Suécia, Suíça, Noruega e Nova Zelândia.
Desde 1924 o curling é um esporte olímpico, tendo sido disputado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Inverno em Chamonix. Em 1932, o curling foi removido das Olimpíadas, mas reapareceu como um evento de demonstração nos Jogos Olímpicos de 1988 em Calgary. Dez anos depois, em Nagano, o curling voltou a ser um esporte olímpico oficial nas modalidades masculina e feminina.
Curling no Brasil: embora não seja tão conhecido, o curling deu os seus primeiros passos em 2009, quando um grupo de brasileiros que moravam no Canadá se interessou pela modalidade e decidiu formar a primeira equipe nacional. No entanto, como a estrutura para o curling no nosso país é praticamente nula, os jogadores costumam treinar para as competições em outros países.
Mas afinal, o que significa curling?
O nome como é conhecido o esporte curling tem relação com o efeito único que acontece no fim da trajetória da pedra lançada no gelo (curling significa “girando” em português).
Inclua o curling no roteiro das suas férias na neve
Embora o curling não esteja na lista dos tradicionais esportes na neve que você pode aprender em um resort, há algumas estações de esqui que oferecem aulas introdutórias da modalidade e serviço de aluguel da pista. É o caso de St. Moritz, na Suíça; Cortina d’Ampezzo, na Itália; e Flaine, na França.