Equipamento de neve: um guia completo para esportistas

Compartilhe:

Quando se fala em equipamento de neve, está englobado todo tipo de item utilizado em atividades praticadas na neve, o que é bem amplo. Porém, o foco aqui são os esportes de inverno. Além de influenciarem na dinâmica e no desempenho esportivo, esses objetos e acessórios proporcionam mais segurança para os atletas. 

Por isso, se você pretende se aventurar nas montanhas, vale a pena ficar por dentro do nome dos equipamentos de esqui e demais esportes e suas particularidades. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira abaixo um guia completo sobre os equipamentos de esqui, snowboard e muito mais! 

Equipamentos de esqui 

Homem esquiando na neve

Esqui: o esqui é a parte inferior usada para esquiar na neve. O equipamento também pode ser chamado somente de base e varia de acordo com o nível de habilidade, altura e peso da pessoa. Uma curiosidade sobre os esquis é que eles mudam conforme a modalidade do esporte. Por isso, o esqui alpino e esqui nórdico não utilizam a mesma base, já que são praticados em superfícies diferentes. 

Botas e fixações (esqui bindings): as botas e fixações são os equipamentos que ligam os pés dos esquiadores aos skis. Elas devem ser bem ajustadas ao tamanho da pessoa para que a atividade fique ainda mais segura. Assim como as bases, os fixadores e as botas também variam de acordo com o tipo de esqui praticado. 

Polos: são os bastões de apoio que ajudam o esquiador a deslizar na neve. Sua função é oferecer suporte, equilíbrio, ritmo e precisão durante a prática do esporte. É um equipamento de ski na neve que garante mais segurança à modalidade. É preciso escolher o comprimento certo para evitar imprevistos e riscos de acidentes entre uma manobra e outra. 

Equipamento de neve para snowboard 

Prancha (board): esse equipamento de neve funciona como base para praticar snowboard. Ele é parecido com um skate, mas sem rodas. Assim como os esquis, a prancha é fixada no pé com o auxílio de fixadores e botas especiais. 

Fixadores e botas de snowboard: servem para fixar o pé na prancha de snowboard. Devem ser firmes para auxiliar a troca de direção durante o percurso. Por isso, são projetados para dar maior controle sobre os cantos da prancha. 

Equipamento de snowmobile

equipamento para snowmobile

Moto ou scooter: a moto de snowmobile é projetada para andar em superfícies nevadas. O veículo não possui rodas, mas esteiras de tração na parte traseira e duas pás na parte dianteira. Para dirigir uma scooter para neve é preciso ter no mínimo 18 anos e uma carteira de habilitação completa para automóveis ou motocicletas.

Equipamento de caminhada com raquete na neve 

Mulher praticando caminhada com raquete na Via Lattea, Itália

Raquetes: são calçados adaptados para caminhar na neve. O equipamento é ajustado de acordo com as características físicas de cada pessoa. 

Trekking: são os bastões que asseguram estabilidade e equilíbrio para andar na neve. 

Equipamento de caminhada nórdica

Bastão de caminhada nórdica: sua função é apoiar e dar equilíbrio durante a caminhada nórdica. Para isso, os bastões precisam ficar um pouco na frente do corpo e a pessoa deve usar os braços para gerar impulso, como se estivesse remando.

Acessórios indispensáveis para a prática de esportes na neve 

Além dos equipamentos de neve específicos de cada esporte, existem acessórios indispensáveis em qualquer atividade. São eles: 

Óculos para a neve: também conhecidos como goggles, têm a função de permitir melhor visibilidade sob a neve. Suas lentes protegem dos flocos de neve e do reflexo da luz do sol. Eles devem ser usados tanto em dias ensolarados quanto em dias nublados.

Capacetes: é sempre bom usar capacete para proteger a cabeça durante a prática de esporte na neve. O acessório traz mais segurança e reduz o risco de você se machucar em caso de queda ou acidentes.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre equipamento de neve? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa Newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.

Crédito das fotos: Shutterstock

Compartilhe:

Matérias Relacionadas