Equipamentos para esquiar: tudo o que você precisa para se aventurar na neve

Compartilhe:

Férias na neve chegando, hora de conhecer os equipamentos para esquiar e fazer bonito nas montanhas! Reunimos aqui uma seleção de dicas incríveis para você ficar por dentro de tudo que é necessário para praticar o esporte desde os diferentes tipos de esqui até os acessórios imprescindíveis, como os óculos de esqui e botas para neve. Talvez você ainda nem saiba o nome dos equipamentos para esquiar, mas é só acompanhar o nosso guia para começar a ficar expert no assunto. Confira a seguir:

Newsletter
Você na Neve

As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.

Infográfico: equipamentos para esquiar

Equipamentos de esqui para todos os níveis de habilidade

Na hora de selecionar os equipamentos para esquiar, o mais importante, claro, é a escolha dos esquis. À primeira vista eles podem parecer iguais, mas existem diferenças que interferem diretamente no conforto, evolução e segurança nas pistas. Para decidir qual é o tipo de esqui mais adequado para você, é preciso levar em conta informações como gênero, peso, altura e idade. Também é importante considerar outros critérios, como a modalidade escolhida, o tipo de neve e o nível de esqui.

Conheça os principais tipos de esqui:

Snowblades – Também chamados de short skis, ski boards e ski blades, esses equipamentos de esqui são perfeitos para iniciantes em busca das primeiras sensações na neve, já que não é preciso inclinar tanto o corpo para a frente na hora de esquiar. Seus tamanhos variam de 70 cm a 143 cm, e podem ser mais finos (bons para neve “groomed”, tratada) ou mais grossos (melhores para neve fofa, chamada “powder”).

All-Mountain – Como o nome sugere, são ideais para esquiar em todas as pistas e terrenos. Eles são um pouco mais amplos que outros equipamentos para esquiar (têm entre 80mm e 90mm de largura), o que garante boa flutuabilidade em diferentes superfícies, como neve powder, gelo, neve preparada e terreno inclinado. Esse é o tipo de esqui mais abrangente, mas para experts essa generalidade pode fazer com que a experiência em alguns terrenos não seja tão personalizada.

Carving – Os esquis tipo Carving têm formato de ampulheta para facilitar as manobras e curvas. Por serem curvados, eles oferecem uma viragem natural quando os metais (as edges) afundam na neve. São melhores para velocidade, aderência lateral e curvas de precisão. É um ótimo equipamento de esqui para neve fofa e tratada (“groomed”) e para quem já domina a técnica de fazer curvas com os esquis paralelos.

Big Mountain – Feitos para ajudar o esquiador a  flutuar na neve mais profunda em condições mais extremas. São mais longos, largos e rígidos, para oferecer suporte e estabilidade extras aos esquiadores experientes que querem deslizar nas pistas em altas velocidades, terrenos íngremes e sobre a neve intocada. 

Powder – Podem ser mais largos que os esquis Big Mountain, chegando a até 140 mm de largura. Por conta disso, esses tipos de esqui são perfeitos para neve profunda e fofa, tipo “powder”, o que garante melhor flutuação e capacidade de manobra. Também são bons para estabilidade no modo esqui fora-de-pista. A maior diferença desse modelo é oferecer uma curvatura reversa, com a ponta e o trilho do esqui mais finos que a seção intermediária.

Freestyle – Um equipamento de esqui para quem adora praticar manobras aéreas nos parques de neve, como half-pipe, saltos, trilhos, entre outras possibilidades. Geralmente são bidirecionais, permitindo andar para trás ou para frente com mais estabilidade em relação aos outros tipos de esqui. Alguns também podem ser usados em outras áreas da montanha.

Fixações e botas, uma parceria importante para esquiar na neve em segurança

Falando de equipamentos para esquiar, é importante destacar o papel das botas, que se encaixam nas fixações do esqui (ski bindings) que, por sua vez, são acopladas à prancha. Elas devem ser ajustadas às características do esquiador, para tornar a atividade ainda mais segura enquanto se está de pé ou se houver alguma queda. 

As fixações têm sistemas de libertação das botas, configurados a partir de uma carga que leva em conta a habilidade, peso e altura do praticante, além do comprimento da sola do calçado. Para um esquiador iniciante, em caso de queda, por exemplo, o esqui deve se soltar facilmente das botas para evitar lesões nos joelhos.

As botas de esqui têm basicamente duas partes distintas: a camada interior (forro), de tecido, que garante conforto e aquecimento, e a exterior (concha), de plástico, que mantém tudo junto, prendendo-se à fixação do esqui e fornecendo a força e a rigidez.

Outros equipamentos de esqui para não faltar conforto, segurança e diversão nas pistas

Quando o assunto é equipamento de segurança para prática de esqui, é importante ir às pistas com os acessórios certos. Além das fixações e das botas, itens como bastões de esqui, capacete e óculos de neve para proteger os olhos fazem parte do kit obrigatório do esportista, independentemente do nível de habilidade.

Os bastões de esqui, conhecidos como “ski poles” auxiliam a prática do esqui ao oferecer mais suporte, equilíbrio, e também mais ritmo e precisão nas passadas. São relativamente leves, geralmente feitos de alumínio, e variam o tamanho de acordo com a altura do esquiador. Na hora escolher os bastões de esqui com o comprimento certo, é importante calçar as botas, já que elas aumentam a sua altura em alguns centímetros.

Os óculos de esqui, também chamados de goggles, garantem uma boa visibilidade sob a neve. Eles devem ser usados tanto em dias ensolarados como nublados.

Para praticar o esporte de forma segura, é fundamental usar um capacete de esqui. Os diferentes modelos oferecem estabilidade, ventilação, leveza e ajustes para garantir uma boa proteção em caso de impactos. 

Caso você não tenha comprado os equipamentos de esqui, não se preocupe: as melhores marcas estão disponíveis para aluguel nos principais resorts de neve. Assim você e sua família poderão viajar de forma leve e aproveitar toda a energia dos esportes nas montanhas!

Roupas de neve para aproveitar o seu dia de esqui com conforto e estilo

As roupas para esquiar não são propriamente equipamentos de esqui, mas são tão importantes quanto. Lembre-se de se vestir em camadas. A calça e a camisa térmica tipo segunda pele são essenciais para aquecer o corpo. Por cima, vista-se com a camada intermediária, com peças de moletom ou fleece, que deixam o corpo respirar.

A última camada, que fica em contato direto contra o clima, é composta por jaqueta de esqui e calça impermeáveis. É importante que essas duas peças cortem o vento e sejam de tamanho confortável para possibilitar os movimentos do corpo na hora de esquiar. 

Complemente o vestuário com meias quentes, luvas impermeáveis, gorro e aquecedor de pescoço. Alguns praticantes também gostam de usar um aquecedor de pés adesivo sobre as meias, que dissipa um calor suave durante algumas horas. 

Dica extra: além dos equipamentos para esquiar, leve alguns itens essenciais na sua mochila de esqui

Na hora de esquiar, o filtro solar também é importante, pois apesar de estar frio, a radiação ultravioleta é elevada nas montanhas e assim são evitadas queimaduras. Aplique-o na pele no início do dia e retoque a cada 2 horas. Além do filtro solar, leve na mochila um protetor labial, uma garrafa de água, alguns snacks e um pequeno kit de primeiros socorros.

Agora que você já sabe tudo sobre equipamentos de esqui, é hora de se aventurar nas pistas e aproveitar suas férias na neve ao máximo!

Compartilhe:

Matérias Relacionadas