Equipamentos perfeitos? Veja como encerar os seus esquis ou prancha de snowboard

Compartilhe:

Não basta escolher e comprar os melhores equipamentos de esqui; a manutenção é fundamental para desfrutar de tudo que a montanha tem a oferecer com tranquilidade e segurança. Um dos pontos mais importantes desse cuidado é a aplicação da cera para esquis ou prancha de snowboard, que serve para diminuir o atrito com a neve e o gelo, protegendo o equipamento e aumentando sua performance nas pistas. Quer aprender tudo sobre como encerar os esquis? Sem problemas, a gente explica tudo para você a seguir!

Newsletter
Você na Neve

As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.

Tudo que você precisa saber na hora de escolher o tipo de cera de esqui ideal

Existe uma série de peculiaridades entre os equipamentos dos esportes de neve, mas saiba que não há nenhuma diferença entre a cera para esquis e a cera para snowboard, o que significa que você pode comprar apenas um produto e usar em qualquer equipamento. A escolha da cera mais indicada se dá a partir de duas variáveis simples, que não passam pela modalidade que você vai praticar.

Uma delas é a temperatura, com um tipo de cera recomendado para condições climáticas mais frias, como neve dura e gelo (em geral, representada por uma cor azul ou verde), e outra para o clima mais quente, com neve mais grudenta e água, normalmente vendida em uma embalagem vermelha ou laranja. A cera universal ou para todas as temperaturas é projetada para funcionar bem em qualquer clima ou condição de neve. Pode ser uma boa escolha se a temperatura variar muito no local ou se você pretende esquiar em lugares com neve diferentes durante a temporada.

Tipos de ceras de esqui

O outro ponto que diferencia as ceras é o material que as compõem, sendo o Hydrocarbon o tipo utilizado por esportistas amadores (considerado o “padrão”) e o Fluorocarbon (que custa em torno de três vezes mais) a escolha dos praticantes experientes e profissionais.

Com a constante evolução dos equipamentos de esqui e outros esportes de inverno, existem hoje até mesmo esquis tratados como “waxless”, ou seja, que não precisam da aplicação regular de cera. Ainda assim, lembre-se de checar as condições do seu material e fazer pequenas manutenções, se preciso. 

Quem ama, encera: cuide bem do seu equipamento de esqui!

Os melhores resorts de redes internacionais contam com lojas para compra e aluguel de equipamentos de neve onde você pode deixar os seus esquis ou snowboard para serem preparados na noite anterior ao uso. Porém, se você é o tipo de pessoa que faz questão de cuidar pessoalmente do seu material, saiba que o processo de aplicação de cera é relativamente simples e pode ser feito por qualquer um. Veja só:

Passo 1) A maneira mais fácil de encerar os seus equipamentos de esquiar é por meio do “rub on wax”, que é o mesmo processo de aplicar parafina em uma prancha de surfe, por exemplo. Após prender os freios de um dos esquis com elásticos resistentes e limpar a superfície com um pano limpo, passe a cera por toda parte inferior do seu equipamento. 

Passo 2) Para fazer um “hot wax” depois da aplicação inicial, pegue um ferro de passar sem orifícios de vapor (ou um ferro de encerar profissional) em temperatura adequada para o tipo de cera escolhido. Passe lentamente pelo equipamento, de uma ponta a outra, sem parar, até que o produto derreta e fique liso. Certifique-se de que o ferro não esteja soltando fumaça durante o atrito com a cera, pois isso indica um superaquecimento.

Passo 3) Se uma área estiver muito seca, adicione mais cera deslizante. Em seguida, deixe o material esfriar em temperatura ambiente e retire o excesso de cera com um raspador (movimentos longos e sobrepostos com pressão firme).

Passo 4) Por fim, escove o esqui para dar o acabamento. Ao escovar, comece com mais rigidez e progrida para pincéis mais finos e macios à medida que trabalha. A ideia é deixar apenas a camada mais fina de cera na superfície. Quando finalizar, repita todo o processo com o outro esqui.

Escovar esquis

Sobre a periodicidade, o que vai definir o momento de reaplicar a cera de esqui no seu equipamento é o seu próprio “feeling”. Sempre que você sentir que os esquis não estão mais deslizando tão bem quanto antes, ou que a prancha está parecendo mais pesada, é provável que seja a hora de mais uma sessão de waxing. Como padrão, o sugerido para praticantes que passam dias inteiros nas pistas seria fazer o processo uma vez a cada dois ou três dias, mas não é uma norma tão rígida e esse período pode variar um pouco.

Compartilhe:

Matérias Relacionadas