5 especialidades da Suíça que o mundo todo conhece

Compartilhe:

A Suíça ou Confederação Suíça – é um dos países mais desenvolvidos do mundo. O território está localizado na região da Europa Central e conta com uma população de mais de 8,7 milhões de habitantes. Culturalmente, é muito forte a gastronomia na Suíça, com seus famosos queijos e chocolates de altíssima qualidade. Porém, nem todo mundo conhece os outros grandes talentos que a nação tem e oferece ao resto do globo.

Pensando nisso, para fazer jus à cultura da Suíça, reunimos 5 especialidades do país que merecem toda a sua atenção! Confira a seguir:

Chocolate suíço é um dos melhores do mundo

Não dá para falar da Suíça sem ressaltar a excelência do seu chocolate. O chocolate suíço ganhou fama no exterior durante a segunda metade do século XIX e, até hoje, é considerado um dos melhores do mundo. Muito deste sucesso está atrelado às inovações do país na produção da guloseima – incluindo a criação do chocolate ao leite, por Daniel Peter, e do conchieren (chocolate cremoso), por Rodolphe Lindt.

Se você é um “chocólatra” de carteirinha e está planejando visitar a Suíça em breve, vale a pena conhecer o Trem do Chocolate. Seguindo entre a cidade de Montreux e a fábrica de chocolate Cailler-Nestlé, localizada em uma pequena vila chamada Broc, o transporte ferroviário garante uma experiência incrível para os apaixonados por chocolate.

O chocolate suíço é considerado um dos melhores do mundo | Shutterstock

Queijo suíço é um grande destaque mundial

O queijo é um dos protagonistas da gastronomia na Suíça. Não à toa, há uma legião de admiradores do laticínio em todo o mundo. Existem diversos tipos de queijo suíço, como o semirrígido Vacherin, o levemente picante Appenzeller, o cheio de furos Emmentaler e o mundialmente conhecido Gruyère. A forma de produção varia de acordo com a região do país, mas todos são feitos a partir do mesmo ingrediente: o leite suíço. 

Quem viaja para a Suíça tem a sorte e o prazer de encontrar estas preciosidades sem muito esforço. Você pode aproveitar as barraquinhas de venda espalhadas pelas feiras semanais das cidades ou até mesmo fazer uma visita às diversas adegas de queijo alpino e queijarias de demonstração do país. Uma coisa é certa: oportunidades de experimentar os queijos suíços não vão faltar!

Diversos tipos de queijo suíço fazem sucesso no exterior | Shutterstock

Relógios suíços são sinônimos de luxo

Os relógios portáteis começaram a ser fabricados na Suíça durante a segunda metade do século XVI. Contudo, somente no século XIX o país se tornou um dos principais produtores do mundo. Em 1983, a relojoaria suíça estabeleceu de vez a sua liderança no mercado ao lançar o relógio de quartzo analógico Swatch. O modelo já foi copiado inúmeras vezes e, como qualquer relógio suíço, é mundialmente considerado um símbolo de status.  

Boa parte da produção de relógios na Suíça está concentrada no Arco do Jura – denominado “Watch Valley”. Para conhecer a região, você pode se aventurar na Estrada Relojoeira, que foi criada no início do século XXI e tem cerca de 200 km de extensão. O trajeto proporciona um rota de peregrinação entre as ilustres fábricas de relógio e os museus especializados da área, onde é possível se deparar com verdadeiras obras primas da relojoaria suíça. 

De quebra, os viajantes podem curtir a paisagem bucólica do país, com lagos, montanhas e charmosas aldeias.

Os relógios suíços são verdadeiros símbolos de status | Shutterstock

Canto alpino atrai admiradores de toda parte

O canto alpino surgiu como uma forma de comunicação entre as regiões montanhosas da Suíça. Ele continuou a se desenvolver e, a partir do século XIX, se tornou o que hoje é conhecido como canto de cantigas alpinas em corais. O gênero de música é uma espécie de “grito” vocálico executado por duas, três, quatro ou cinco vozes que, na maioria das vezes, são acompanhadas por instrumentos da região, como o Schwyzerörgeli (acordeão suíço).

Para vivenciar esta parte da cultura da Suíça, você pode marcar presença no Festival Internacional de Iodelei – o canto alpino. O evento acontece a cada três anos em diferentes cidades do país e recebe admiradores de diversas partes do mundo.

Canto alpino, na Suíça
O canto alpino faz parte da cultura da Suíça | Shutterstock

Turismo nas montanhas de neve na Suíça é outra especialidade do país

Curtir o inverno na Suíça – entre os meses de dezembro e março – é um sonho de muitos alpinistas e fãs de esportes no gelo. Isso porque o país é repleto de montanhas que, em baixas temperaturas, são o abrigo perfeito para estações de esqui e outras atividades na neve. Um bom exemplo é a estância alpina St. Moritz, localizada no Vale de Engadin.

Berço dos esportes de inverno no mundo, o local conta com excelentes opções de hospedagem, além de uma grande variedade de atividades disponíveis. Você pode aproveitar a infraestrutura da área para desenvolver suas habilidades de esqui, snowboard, patinação no gelo, caminhada com raquete nos pés e muito mais. E aí, está esperando o que?

Turismo de inverno é outra especialidade da Suíça | Shutterstock

Gostou de conhecer as principais especialidades da Suíça? Tomara que sim! Para descobrir mais curiosidades como essas e continuar recebendo conteúdo exclusivo sobre o melhor do turismo de neve e inverno, assine nossa Newsletter gratuita. 

Compartilhe:

Matérias Relacionadas