Você sabia que a neve é lar de muitos esportes desconhecidos para a maioria de nós brasileiros? De fato, há um mundo de modalidades diferentes esperando por você nas estações de esqui dos Alpes, da Ásia, do Canadá, entre outros destinos de neve famosos pelo mundo. Nesta lista, separamos 8 esportes incomuns para despertar o seu interesse e te ajudar a planejar a sua próxima viagem para a neve. Continue lendo e, no fim, tente escolher o seu esporte não tradicional favorito!
1. O ski biking é um esporte desconhecido já consolidado no continente europeu
O ski biking (ou ski bobbing) pode ser um esporte pouco conhecido para a gente, mas a modalidade já faz sucesso nos destinos de neve da Europa há muito tempo. Imagine uma bicicleta que, no lugar dos pneus, tem esquis. Isso, claro, requer muito equilíbrio e controle, mas aqui os ciclistas podem ficar de pé ou sentados, o que garante mais estabilidade e facilidade para alcançar altas velocidades. Alpe d’Huez, na França, é um dos lugares que oferecem esse esporte.
2. O kite skiing garante uma aventura inesquecível sobre a neve
Vendo de fora, o kite skiing pode parecer intimidador, mas a verdade é que, se você já aprendeu a esquiar na neve, esse é um dos esportes desconhecidos que mais valem a pena aprender. Similar ao kitesurf, a modalidade envolve o uso de dois esquis tradicionais e uma pipa, que infla pela ação do vento e te carrega pela neve. O lugar ideal para praticar o kite skiing são áreas majoritariamente planas com algumas elevações para que o praticante possa se lançar e realizar manobras.
3. A escalada no gelo é ideal para pessoas que não tem medo de desafios (e altura!)
A escalada no gelo está entre os esportes não tradicionais mais emocionantes e fisicamente exigentes desta lista. Como o nome sugere, ele consiste em escalar superfícies congeladas – cachoeiras, geleiras e paredões artificiais – com o auxílio de equipamentos específicos. Esse esporte pode ser perigoso e iniciantes devem praticá-lo com a ajuda de um profissional, mas a satisfação ao superar o desafio e apreciar a paisagem de neve do topo faz todo o esforço valer a pena.
4. A pesca no gelo é outra ideia de esporte diferente
Nos destinos de inverno, a pesca no gelo é um dos esportes desconhecidos mais tranquilos para experimentar. A prática se resume em abrir um buraco na superfície de uma porção de mar ou lago congelado e pescar os peixes que habitam as águas gélidas. Praticar esse esporte no gelo requer paciência, mas compensa quando algo grande é fisgado. A modalidade está disponível em vários lugares do mundo, incluindo Le Massif de Charlevoix, no Canadá, e Hokkaido, no Japão.
5. A canoagem no gelo é uma tradição em Quebec City
A canoagem no gelo surgiu como um meio de transporte em Quebec, no leste do Canadá, antes de se tornar um esporte. No século 19, essa era a única forma de percorrer rios congelados onde as balsas não conseguiam passar. Hoje, durante o tradicional Carnaval de Inverno da cidade, equipes de competidores bem sincronizados remam em pesadas canoas de madeira através das camadas de gelo espalhadas pelo belo rio St. Lawrence. Vale a pena assistir!
6. O trekking em geleiras proporciona experiências únicas
Se você gosta de caminhar por locais inusitados e tem prazer em admirar belas paisagens de inverno, o trekking em geleiras é um dos esportes desconhecidos que podem te conquistar. Algumas geleiras oferecem um passeio tranquilo, enquanto outras necessitam que você tenha um pouco mais de experiência e, de preferência, um guia te acompanhando. Ao planejar uma viagem para ver neve na América do Sul, coloque no roteiro o famoso trekking sobre a geleira Perito Moreno (na foto), que fica na Argentina.
7. Golfe na neve é um dos esportes desconhecidos mais tranquilos para tentar
Digamos que, durante suas férias de inverno, você esteja procurando por uma atividade mais metódica, envolvendo estratégia e muita concentração. Se esse é o seu caso, você vai gostar do golfe na neve. Ele é similar ao golfe tradicional, mas a diferença é que agora você está na neve, o que deixa tudo um pouco mais desafiador. Esse esporte incomum é perfeito para apreciar as vistas das montanhas nevadas e absorver todo o esplendor da paisagem.
8. O Airboard é perfeito para os fãs de velocidade
Se a ideia de descer as montanhas a toda velocidade soa bem, o airboard é uma ótima sugestão de esporte não tradicional. Tudo que você precisa fazer é pegar uma boia inflável tecnológica, própria para o esporte, deitar sobre ela e descer as encostas nevadas. Depois de ganhar um pouco mais de experiência, você pode tentar trechos mais emocionantes e até mesmo arriscar umas manobras.
Esses foram oito esportes desconhecidos para você experimentar na neve e no gelo. Procure por eles quando for organizar a sua próxima viagem de inverno. E se quiser ficar por dentro de tudo que rola no universo da neve e dos esportes de inverno, não deixe de assinar a nossa Newsletter agora mesmo!
Créditos das imagens: Shutterstock e Getty Images (foto 8)