Esqui de montanha: 5 dicas essenciais para curtir com segurança

Compartilhe:

O esqui de montanha é um dos esportes mais divertidos do mundo. Uma vez descrito por Sir Arthur Conan Doyle, autor de Sherlock Holmes, como o mais próximo que o homem pode chegar de voar sem sair do chão, essa experiência deve ser vivida pelo menos uma vez por todos que tiverem a oportunidade de experimentá-la. No entanto, como qualquer outro esporte radical, ao esquiar nas montanhas com neve você corre risco de acidentes. Pensando nisso, separamos abaixo algumas dicas para minimizar ao máximo esse risco. Confira!

1. Respeite o nível de dificuldade das pistas de esqui de montanha

Confiar nas suas habilidades é sempre bom. No entanto, é importante não se superestimar. As pistas em todas as principais estações de esqui são demarcadas por cores e cada uma delas indica um nível crescente de dificuldade:

  • Verde: Aprendizes e iniciantes
  • Azul: Iniciantes com certa experiência
  • Vermelho: Avançados e intermediários
  • Preto: Avançados e especialistas

Se você nunca praticou o esqui de montanha na vida, é incentivado que comece pelas pistas verdes ou azuis, dependendo do seu progresso. Além disso, a maioria das estações oferecem aulas de esqui, então lembre-se de procurá-las no seu destino.

Placas de esqui

2. Use os equipamentos de segurança obrigatórios

Além de todo o isolamento térmico necessário para resistir às temperaturas congelantes da montanha  em que se pratica o esqui, você também vai querer usar os equipamentos de proteção adequados. Um bom capacete para proteger a sua cabeça de impactos, óculos de esqui para proteger os seus olhos da luz solar – que pode ser muito intensa na neve – e de objetos indesejados e, por fim, um par de botas de esqui de montanha adequado para as suas necessidades.

3. Evite as colisões mais comuns do esqui de montanha

Grande parte dos acidentes que acontecem nas pistas de esqui de montanha são causados por esquiadores caindo sozinhos ou por colisões entre dois esquiadores. Enquanto a primeira depende apenas de habilidade individual, a segunda ocasião pode ser facilmente evitada com algumas medidas de segurança. Procure sempre olhar para trás ao começar a esquiar para evitar que você entre no caminho de alguém. 

Além disso, não fique parado em locais onde pessoas que estão atrás de você não consigam te enxergar. Locais como curvas ou logo após áreas de salto devem ser evitados.

Colisão de esquiadores

4. Respeite o código de conduta da FIS

A Federação Internacional de Ski (FIS) possui um código de conduta com 10 regras para manter a segurança no esqui de montanha. A maioria delas pode parecer um pouco óbvia para qualquer pessoa com bom senso. No entanto, é sempre importante dar uma lida antes de fazer sua viagem para neve.

Ski Patrol

5. Sempre tenha companhia nas montanhas

Por fim, sempre tenha alguém ao seu lado  ou, pelo menos, sempre deixe alguém ciente de onde você está  quando for esquiar. A melhor forma de evitar que um acidente escale para uma situação mais grave é ter um amigo ou um familiar com quem você possa contar. Essa dica é especialmente valiosa se você pretende esquiar fora das pistas demarcadas pela estação.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o esqui de montanha? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.

Crédito das fotos: Shutterstock

Compartilhe:

Matérias Relacionadas