Esqui estilo livre: 5 lugares para praticar o esporte

Compartilhe:

O esqui estilo livre (ou freestyle skiing) é uma das principais modalidades de esqui. Sua idealização foi feita de maneira despretensiosa, com acrobacias dos esportistas que praticavam o esqui alpino. Os saltos e giros aéreos do estilo livre demonstram como ele pode ser um esporte divertido e pra lá de desafiador. Afinal, você desliza entre rampas dos parques de neve, além de saltar e girar com muita adrenalina.

Caso você esteja procurando lugares para praticar o esqui estilo livre, confira abaixo alguns destinos ideais para curtir a modalidade.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.

1) Em Alpe d’Huez, na França, você encontra dois parques de neve para praticar o esqui estilo livre

Com cerca de 300 dias de sol ao ano, a estação de Alpe d’Huez é um destino perfeito para se aventurar sobre esquis freestyle. São dois parques de neve: um maior, ideal para os iniciantes e intermediários, e outro voltado para os experts. Ao todo, são 21 hectares de terreno com rampas, caixotes, tables e trilhos que fornecem o suficiente para manter até mesmo os especialistas entretidos por um dia inteiro. 

Para uma experiência eletrizante, experimente o “Big Air”. É basicamente um enorme inflável com um kicker (rampa) no ponto de entrada. Esquie pela “pista” de 50 metros, acerte o kicker, execute sua manobra e aterrisse no grande “almofadão”. É uma ótima maneira de praticar grandes truques aéreos e impressionar os amigos. E não se esqueça da “Cool Zone” no fundo dos snowparks: um local ideal para relaxar e ouvir música. 

2) Faça manobras do esqui estilo livre nas diversas rampas à sua disposição em Val Thorens, na França

Praticar a modalidade freestyle em Val Thorens também é uma ótima escolha. Lá, você aprende o esporte com paisagens de inverno deslumbrantes em segundo plano. Vale destacar que Val Thorens é a estação mais alta da Europa e faz parte, junto de outras estações, dos 3 Vales – a maior área esquiável do mundo. Pratique o esqui estilo livre no principal parque de neve de Val Thorens, onde há diversas rampas, wallrides, caixotes, etc. Tudo isso te possibilita uma grande variedade de saltos. 

Se você quiser fazer um programa familiar mais tranquilo por lá, saiba que existe na região um parque de neve direcionado a pessoas não experientes, conhecido como Easy Fun Park. Enfim, curta ao máximo o esqui e as diversas outras atrações deste belo lugar, cujo inverno vai de novembro até maio!

3) Na parte mais alta da estação de Le Massif de Charlevoix, no Canadá, treine o esqui estilo livre

Na estação Le Massif de Charlevoix, em Quebec, no Canadá, você consegue exercer o esqui estilo livre em seu incrível parque de neve. Mesmo sem possuir rampas half-pipe, é possível encontrar kickers, caixotes e trilhos espalhados pelo local, além de uma visão belíssima para o rio St. Lawrence. Trata-se de um ótimo local para desenvolver as habilidades na modalidade freestyle. Inclusive, na área em que está situada a estação Le Massif, é possível esquiar durante a primavera canadense, já que, às vezes, a neve cai até o mês de julho.

4) Aprimore o seu nível no estilo livre com mais de 40 kickers em  Val d’Isère, na França

Em Val d’Isère, você tem a oportunidade de desenvolver o seu conhecimento no esqui estilo livre, com professores e treinadores qualificados. No parque de neve da estação há cerca de 500 metros para você se divertir com uma boa diversidade de rampas. São grandes half-pipes, 40 kickers e outras rampas para os diferentes níveis de habilidade no esporte. Por lá, dá para curtir outras atrações, como voar de parapente enquanto se deslumbra com o cenário das montanhas geladas. Sempre que tiver a chance, não deixe de conhecer Val d’Isère, um dos principais lugares para esquiar na Europa.

5) Aprimore o seu desempenho no esqui estilo livre nas rampas half-pipes de Park City 

Para quem busca praticar o esqui estilo livre nos EUA, a estação Park City é uma excelente escolha. Por lá, você encontra a área Freestyle Terrain, com kickers, half-pipes, entre outros tipos de rampas. É interessante ressaltar que, em 2019, Park City sediou o Campeonato Mundial de Freestyle Ski. Aproveite a estadia na região e procure explorá-la mais profundamente, além do esqui. Sair para conhecer suas belas paisagens naturais é uma dica valiosa.

Com todas essas dicas de destinos para praticar o esqui estilo livre, não faltam opções para curtir a modalidade nas férias de inverno, certo? É importante ressaltar aqui que os resorts de redes internacionais oferecem diversos serviços em conta e que facilitam muito sua viagem, como o aluguel de equipamentos. Isso te dá todo o suporte e segurança necessários na hora de praticar o esporte de inverno. Enfim, não perca tempo e planeje sua viagem o quanto antes!

Compartilhe:

Matérias Relacionadas