8 esquiadores e snowboarders brasileiros para entrar no seu radar

Compartilhe:

Embora os esportes na neve não sejam populares aqui no Brasil, pelas próprias condições climáticas do nosso país, há alguns esquiadores e snowboarders brasileiros que fazem sucesso nas competições dessas modalidades ao redor do mundo, incluindo participações nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno.

Listamos abaixo 8 atletas que estão se destacando no cenário esportivo para que você conheça um pouco mais sobre cada um deles – e, claro, vibre muito por suas conquistas nas próximas competições. Confira!

Newsletter
Você na Neve

As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.

1. Michel Macedo (Esqui Alpino)

Natural de Fortaleza (CE), o jovem atleta de 23 anos descobriu o esqui alpino após se mudar com a família para os Estados Unidos. Começou a participar de competições locais e, mais tarde, entrou no mundo dos eventos internacionais. Em 2016, competiu nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, alcançando seu melhor resultado. Dois anos depois, Macedo se classificou para quatro provas das Olimpíadas de PyeongChang, na Coreia do Sul – um feito e tanto!

2. Cristian Ribera (Para Esqui Cross Country)

O esquiador paralímpico brasileiro Cristian Ribera, de 21 anos, figura entre os primeiros lugares do ranking mundial de esqui cross country. A modalidade desafia a resistência física e mental do esportista, por meio de longos percursos na neve. O atleta já conquistou medalhas de ouro, prata e bronze em diferentes competições, incluindo o segundo lugar na Copa do Mundo de Esqui Cross Country de 2020. Seu nome já está confirmado na delegação brasileira das Paralimpíadas de Pequim, em 2022.

3. Aline Rocha (Para Esqui Cross Country)

O esqui cross country paralímpico feminino também tem uma representante brasileira se destacando nos últimos anos: a paranaense Aline Rocha, de 30 anos. Em 2018, a atleta fez história ao ser a primeira brasileira a disputar os Jogos Paralímpicos de Inverno. Antes disso, ela participou dos Jogos Paralímpicos de verão Rio-2016, nas provas de corrida para cadeirantes.

4. Manex Silva (Esqui Cross Country)

Nascido em Rio Branco, no Acre, Manex Silva, de 19 anos, se mudou para a Espanha quando ainda era bem pequeno. Sua primeira grande competição de esqui cross country aconteceu em 2020, quando representou o país nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno. Na ocasião, ele conquistou o melhor resultado sul-americano do esporte, alcançando o top 40. Atualmente, ele é o principal candidato à vaga que o Brasil já garantiu na prova de esqui cross country masculino em Pequim 2022. Vamos torcer!

5. Jaqueline Mourão (Esqui Cross Country)

Aos 45 anos, Jaqueline Mourão, de 45 anos, acumula muitos êxitos em sua trajetória esportiva. Após disputar a prova de mountain bike nos Jogos de Verão de 2004, em Atenas, a atleta se interessou pelo esqui cross country, uma das modalidades de esqui mais desafiadoras. Em 2006, ela se classificou para os Jogos de Inverno de Turim, na Itália, tornando-se a primeira brasileira a participar das Olimpíadas de Verão e de Inverno. Depois disso, ainda vieram mais quatro participações olímpicas no currículo.

6. Noah Bethonico (Snowboard Cross)

Considerado o melhor snowboarder brasileiro em 2019, Noah Bethonico, atleta de 18 anos, é um dos nomes de maior destaque da atualidade. Ele começou a praticar snowboard ainda criança, quando passava férias na neve, até decidir transformar seu hobby em profissão. Ele já teve ótimas colocações em disputas internacionais, incluindo a Copa do Mundo de Snowboard Cross e os Jogos Olímpicos da Juventude.

7. André Cintra (Para Snowboard)

Snowboarder brasileiro paralímpico mais experiente e principal nome na história da modalidade, André Cintra, de 40 anos, começou a praticar snowboard em 2010, alguns anos após sofrer um acidente de moto que levou à amputação acima do joelho de sua perna direita. O atleta já participou de duas edições dos Jogos Paralímpicos de Inverno e foi o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha na Copa do Mundo de Para Snowboard, em 2015.

8. Augustinho Teixeira (Snowboard)

Revelação do snowboard brasileiro, Augustinho Teixeira é um jovem atleta de 16 anos que compete em diferentes modalidades do esporte, como Slopestyle, Halfpipe e Big Air. Já participou de competições nos Estados Unidos, com ótimo desempenho, e foi o primeiro atleta brasileiro na história a realizar a manobra chamada “Frontside 1080” em uma competição oficial. 

Fique de olho! Alguns dos esquiadores e snowboarders que listamos acima estarão presentes nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Inverno de 2022, em Pequim, na China. É a chance de torcer pelas conquistas dos brasileiros e prestigiar as modalidades de neve. Quem sabe você não se inspira para aprender algum esporte de inverno emocionante nas suas próximas férias?

Compartilhe:

Matérias Relacionadas