Esquiar na França: por que incluir o país no roteiro?

Compartilhe:

Esquiar na França é uma experiência imperdível para quem está organizando uma viagem para a neve. Lar de alguns dos maiores ski resorts do mundo, o país europeu promete uma experiência de inverno emocionante. Além de se aventurar nas pistas francesas, você tem a chance de conhecer diversas atrações culturais, desfrutar de uma gastronomia renomada e curtir um aprés-ski diferenciado. 

A seguir, reunimos alguns motivos pelos quais você deveria incluir estações de esqui francesas no seu roteiro de viagem. Confira!

As estações de esqui francesas estão entre as melhores do mundo

les arcs, uma das estações de esqui na frança

Quando o assunto são esportes de neve, esquiar na França é algo que não pode ficar de fora. Isso porque é nos Alpes franceses que estão situados alguns dos maiores domínios esquiáveis do mundo, famosos por suas excelentes infraestruturas esportivas. 

Não importa qual é o seu nível de habilidade nos esportes de neve: na França, tem uma estação de esqui perfeita para você e seu grupo. La Rosière é ideal para viagens em família porque abriga um bom número de pistas verdes e áreas infantis. Já Les Arcs (foto) está entre as melhores estações para praticantes avançados graças às suas desafiadoras pistas pretas. 

Outra vantagem é que as estações de ski na França ficam perto de saídas de autoestradas e estações ferroviárias e costumam ter fácil translado dos aeroportos. A estação de La Plagne, por exemplo, está a cerca de 1h45m do aeroporto Chambéry. 

Embora não seja uma estação de esqui na França próximo a Paris, quem deseja partir da capital e emendar em uma viagem de esqui, pode embarcar na linha de trem TVG, seguir até a estação ferroviária Aime-La-Plagne e pegar um táxi até La Plagne. 

Esqui na França: neve está mais do que garantida nas montanhas francesas

neve na frança

Mais um motivo para esquiar na França é a garantia de encontrar uma cobertura expressiva de neve em boa parte do ano. Val Thorens (foto) é um exemplo disso. Localizada a 2.300 metros de altitude, a estação é considerada a mais alta de toda a Europa e, junto desse título, ainda tem uma das temporadas de neve mais longas do hemisfério norte – entre novembro e maio.

A temporada de neve da França acontece entre os meses de dezembro e abril. No entanto, as condições climáticas de alguns lugares do país favorecem até mesmo o esqui de verão. Tignes, na região da Savóia, se encaixa nessa descrição e te convida a se aventurar na área Glaciar Grande Motte, a 3.456 metros de altitude. 

Experimente os pratos da prestigiada culinária francesa

fondue de queijo

Vai esquiar na França? Entre uma aventura e outra nas pistas, é natural bater aquela fome. Nessas horas, não há nada melhor do que saborear a renomada gastronomia dos Alpes franceses. Na região, você encontra uma excelente seleção de restaurantes, que oferecem pratos regionais e internacionais. 

No departamento da Savoia, por exemplo, um dos pratos típicos mais pedidos é o fondue savoyarde, feito com um blend de três queijos. Outras receitas que valem a pena provar são a versão savoyarde da clássica raclette, as salsichas diot e a sobremesa biscuit de Savoie.

Os Alpes franceses têm acomodações excelentes nas montanhas

hospedagem nos Alpes franceses

Se a ideia é ter todo o conforto possível durante as suas férias de inverno, não se preocupe: ao esquiar na França, você encontra ótimas opções de hospedagem, desde chalés e apartamentos até hotéis e resorts de neve. 

Nos Alpes franceses, vale ficar de olho em uma estação ski-in/ski-out, como a de Val Thorens, que faz fronteira com uma montanha nevada e garante fácil acesso às pistas de esqui. Dessa forma, você já pode sair de onde decidiu se hospedar com os esquis nos pés e a adrenalina na veia. 

Outra facilidade para a sua viagem de esqui na França são os resorts All Inclusive. A maior vantagem desse pacote é o custo-benefício, uma vez que você não precisa se preocupar em contratar serviços por fora. Refeições, aulas de esqui/snowboard, clubes infantis e entretenimento noturno estão inclusos no pacote, além de toda uma estrutura de lazer e bem-estar disponível no resort.

Beleza natural dos Alpes franceses: inverno resulta em paisagens de neve deslumbrantes 

Vista do pico do Mont Blanc

É impossível não perder o fôlego com os cenários de inverno dos Alpes franceses. As estações de ski na França estão situadas entre algumas das mais belas montanhas e florestas com neve do mundo. Por isso, vale muito a pena conhecer! 

Uma das paisagens mais emblemáticas da região é o Mont Blanc (foto), a montanha mais alta de toda a Europa ocidental. O Parque Nacional da Vanoise, repleto de picos nevados, lagos e geleiras, também merece uma visita especial.

Depois de esquiar na França, divirta-se na cena pós-esqui  

Aprés-ski na Europa

Quando as pistas de esqui fecham, é hora de celebrar as suas conquistas do dia no après-ski francês! Nas estações da França existem diversos restaurantes, bares e casas noturnas prontos para te entreter, com muita dança, pessoas animadas e, claro, bons drinks – seja ao som de shows ao vivo ou de DJs. 

Um dos melhores lugares para curtir a cena pós-esqui da França é o La Folie Douce, estabelecimento que faz sucesso por combinar um ambiente festivo com excelentes opções gastronômicas. Já anota aí! 

E aí, alguns desses motivos para esquiar na França te convenceu? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.

Crédito das fotos: Shutterstock

Compartilhe:

Matérias Relacionadas