As estações de esqui também podem ser lugares inclusivos para pessoas com deficiência física. A prova disso é que existem diversos resorts de inverno ao redor do mundo com equipamentos adaptados e instrutores treinados para ensinar e conduzir esquiadores com diferentes tipos de deficiência. Reunimos 5 opções de destinos para a sua próxima viagem. Confira!
1. Tignes (França): aulas inclusivas e equipamentos adaptados

A estação de Tignes, localizada nos Alpes Frances, é uma das melhores estações de esqui da Europa para pessoas com deficiência física. O local é considerado uma referência em esqui com acessibilidade e, inclusive, sediou as Paralimpíadas de 1992.
Hoje, a estação de Tignes conta com aulas, acompanhamento e equipamentos adaptados para pessoas com deficiência física. Apenas o teleférico Grande Motte e Perce-Neige não são recomendados para pessoas que usam cadeiras de rodas.
2. La Plagne (França): uma das melhores estações de esqui para pessoas com deficiência física

Também localizada nos Alpes Franceses, a estação de La Plagne é conhecida por oferecer atividades físicas e esportes inclusivos para pessoas com deficiência física. Os esquiadores podem contar com instrutores capacitados para oferecer aulas e suporte para pessoas com qualquer tipo de deficiência, sejam adultos ou crianças.
Há equipamentos adaptados, elevadores e veículos que facilitam a locomoção dos esquiadores – tanto para os iniciantes quanto para os experientes que praticam esportes de forma independente.
3. Sestriere (Itália): acessibilidade para a prática de esqui e deslocamento na estação

A estação de Sestriere, localizada no domínio da Via Lattea, em Turim, na Itália, é uma das melhores estações para pessoas com deficiência que praticam esportes de inverno. O local é acessível para pessoas com diferentes tipos de deficiência – física, sensorial, cognitiva, neurológica e visual –, além de contar um time de guias treinados e equipamentos adaptados.
4. Mount Bachelor (EUA): uma das estações de esqui norte-americanas contempladas por programas adaptados

Quando o assunto são estações de esqui, Europa não é o único destino possível para pessoas com deficiência. Mount Bachelor, localizada em Oregon, nos Estados Unidos, é um exemplo disso. Além de ser a maior estação de esqui do estado, ela é contemplada pelo Oregon Adaptive Sports (OAS) – uma fundação de esportes adaptados desenvolvida em 1996 para incluir pessoas com deficiência.
Há programas para o ano inteiro com instrutores certificados em diversas modalidades de esqui e snowboard e instruções de esquiadores com deficiências visuais.
5. Jackson Hole Mountain (EUA): outro ótimo destino para esquiadores com deficiência

Jackson Hole Mountain, em Wyoming, é uma das melhores estações de esqui para curtir a neve nos Estados Unidos. Com mais de 130 pistas demarcadas, o local é contemplado pela Teton Adaptive Sports (TAS), que oferece equipamentos adaptados de ponta e instrutores especializados em esqui e snowboard para pessoas com deficiência física que praticam esportes de inverno. Vale a pena conhecer!
Gostou de descobrir algumas estações de esqui inclusivas para pessoas com deficiência física? Esperamos que sim! Para receber mais conteúdos de qualidade sobre o melhor do turismo de inverno, assine a nossa newsletter gratuita.
Crédito das fotos: Shutterstock