Descobrir um festival de inverno pode ser uma grata surpresa quando planejamos uma viagem durante a estação mais fria do ano. Alguns dos melhores destinos turísticos do mundo, entre Europa, Ásia e Américas, realizam festivais de inverno incríveis, agradando aos mais variados gostos. É possível admirar grandes cidades e estátuas de gelo na China ou Japão, pular o carnaval de uma forma peculiar (para os brasileiros) na Alemanha, curtir um festival de música eletrônica com os melhores DJs no meio da neve na França ou observar o incrível festival das luzes na Holanda.
A lista é extensa e cada festa de inverno pode proporcionar uma experiência única que vai ficar para sempre na memória. A seguir, listamos 6 festivais de inverno ao redor do mundo que você não pode deixar de conhecer um dia – quem sabe já nas próximas férias?
Newsletter
Você na Neve
As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.
Newsletter
Você na Neve
As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.
1. Festival Internacional de Esculturas de Gelo e Neve de Harbin, China
Localizada no leste da China, a mais de mil quilômetros de Pequim, a cidade de Harbin sedia um grandioso festival de inverno desde 1963. Recebendo mais de 20 milhões de visitantes todos os anos, o evento é, sem dúvidas, o maior festival de gelo e neve do mundo. Além de admirar esculturas de gelo de proporções gigantescas – que normalmente recriam edifícios reais ou pontos turísticos famosos ao redor do mundo -, você pode passear por castelos iluminados e se divertir com escorregadores de neve, trenós e patinação no gelo.
O Festival de Inverno de Harbin costuma acontecer entre dezembro e janeiro de cada ano, bem pertinho da estação de Yabuli, ou seja, é uma ótima opção de entretenimento além do esqui. Se puder, programe sua visita à noite, quando as esculturas de gelo recebem efeitos de luz e cores deslumbrantes.
2. Festival de Neve de Sapporo (Sapporo Snow Festival), Japão
Desde 1950, quando estudantes locais criaram seis esculturas de neve no Parque Odori, a cidade de Sapporo hospeda o festival de inverno mais popular do Japão, com cerca de dois milhões de visitantes a cada ano. Assim como no Festival de Inverno de Harbin, as esculturas de gelo são a atração principal do evento. Você pode admirar castelos imponentes e estátuas de até 15 metros de altura, ou brincar nos divertidos escorregadores e labirintos de neve.
O que torna o Festival de Sapporo ainda mais especial são as incríveis barracas de comida e bebida que se espalham pelos três locais do festival: o Parque Odori, o bairro de Susukino e a arena conhecida como TsuDome. Nelas é possível experimentar iguarias locais como frutos do mar frescos, além de curtir a música ao vivo que contribui para uma atmosfera festiva. Se você está procurando uma maneira de se divertir no frio, o Festival de Inverno de Sapporo é uma ótima sugestão, com a vantagem de ficar bem pertinho de Sahoro e Tomamu, duas estações de esqui incríveis no Japão.
3. Carnaval de Inverno de Quebec, Canadá
O Canadá pode não ser o primeiro país que pensamos quando falamos de Carnaval. Entretanto, uma das principais atrações de Quebec é o Carnaval de Inverno da cidade, que começa em janeiro e perdura por 17 dias, coincidindo com o Mardi Gras em fevereiro. Tradição há mais de 60 anos, esse festival de inverno foi criado para alegrar os rigorosos invernos do Canadá. Um evento diverso que atende a todas as idades e gostos, e conta com uma vasta programação que inclui desfiles, fogos de artificio, competições esportivas e shows de música.
Além de todas as atrações, o festival de inverno tem deliciosas comidas e bebidas típicas, como o Caribou (uma mistura de vinho tinto, uísque e xarope de bordo). Um dos ápices das festividades é o desfile nas ruas com a presença do simpático mascote do Carnaval, o Bonhomme.
4. Carnaval de Inverno de Colônia, Alemanha
O Festival de Inverno de Colônia, ou Carnaval de Colônia, é uma tradição que remonta à idade média da Alemanha. Antigamente, os habitantes da cidade tinham o hábito de “expulsar” o inverno e aguardar a primavera com um festival regado a muita comida, bebida e dança. A temporada de Carnaval na Alemanha começa no dia 11 de novembro e tem seu auge durante a terça-feira de carnaval e quarta-feira de cinzas, bem similar ao Brasil. As datas da festividade, inclusive, são as mesmas nos dois países.
Durante a semana do Carnaval, milhares de foliões se reúnem fantasiados nas ruas para beber cerveja, assistir aos desfiles e ouvir algumas das muitas bandas marciais. O destaque é a Segunda-Feira Rosa, em que mais de 140 carros alegóricos e milhares de pessoas marcham pelas ruas de Colônia. O Carnaval de Inverno também acontece em diversas cidades ao redor da Alemanha, Áustria e Suíça.
5. Festival das Luzes de Amsterdã (Amsterdam Lights Festival), Holanda
Este Festival de Inverno é, possivelmente, um dos mais emocionantes e surpreendentes da Europa. Com as horas de sol reduzidas durante os dias frios, surgiu a ideia de usar a tecnologia para dar uma nova vida à estação. Com duração de 50 dias, o Festival das Luzes acontece entre dezembro e janeiro e é composto por dezenas de instalações de arte feitas de luzes LED. As obras ficam expostas tanto nas ruas como ao longo dos famosos canais que cortam Amsterdã.
Um passeio ideal – e bem romântico – é admirar o festival de luzes durante uma volta de barco pelos canais, enquanto você e seu par apreciam uma bebida quente de inverno e tiram fotos perfeitas para o álbum de viagem.
6. Festival de Inverno Tomorrowland Winter, França
Ainda com poucas edições realizadas, o Festival de Música Eletrônica Tomorrowland Winter promete se tornar um dos melhores festivais de inverno do mundo em breve. A versão de neve do já tradicional festival belga é realizada na estação de esqui Alpe d’Huez, na França, e recebe, ao longo de uma semana de março, os melhores DJs de EDM.
Mais que um festival de inverno com música, o Tomorrowland Winter é uma experiência. Além de curtir os palcos no alto das montanhas, é possível praticar esqui ou snowboard, relaxar em uma piscina térmica e dançar até altas horas curtindo a paisagem deslumbrante dos Alpes Franceses. Ao viajar para Alpe d’Huez, aproveite para se hospedar em um dos resorts da região, que ficam bem próximos à vila principal do evento.
Crédito das fotos: Shutterstock e Alpe d’Huez