Aventurar-se no mundo dos esportes na neve pela primeira vez traz, além da expectativa e emoção, uma série de dúvidas e desafios. Para tornar a sua experiência mais tranquila e agradável, listamos abaixo alguns dos termos mais comuns desse novo universo que você está prestes a explorar. Com alguma leitura e um pouco de pesquisa, você chega ao seu resort mais familiarizado com algumas novidades que você vai encarar nas montanhas. Vamos começar?

Newsletter
Você na Neve
As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.



Newsletter
Você na Neve
As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.


Après-ski: termo francês que engloba as atrações e atividades além do esqui que uma estação, cidade ou vilarejo oferece aos turistas após um dia de aventuras na montanha (bares, casas noturnas, restaurantes, lojas, eventos, spas, etc.).
Big Mountain Skiing: esporte de inverno radical praticado fora das pistas demarcadas, em áreas abertas e íngremes, com menos intervenção humana no terreno.
Chairlift: teleférico estilo “cadeirinha” que leva os esquiadores e snowboarders às pistas de esqui, podendo ter de um a seis lugares.

Domínio de esqui: é o mesmo que área de esqui; um lugar que reúne um conjunto de estações de esqui e toda a infraestrutura em torno das pistas.
Edge: Lâmina existente nas bordas dos esquis e snowboards, que tem como função cortar a neve e o gelo, permitindo que o atleta faça curvas ou reduza a velocidade nas pistas.
Esqui alpino: é uma modalidade de esqui clássica em que o atleta desce em alta velocidade uma pista com grau de inclinação elevado na montanha.
Esqui Cross Country: tradicional esporte de inverno, o esqui cross country consiste em atravessar grandes distâncias mais ou menos planas em esquis, com o uso dos braços e bastões durante o trajeto.

Freestyle: modalidade focada em saltos e manobras, geralmente praticada nos snowparks, onde obstáculos naturais ou artificiais são usados de forma criativa e plástica pelo atleta.
Gaper: um esquiador que não entende a etiqueta adequada em pistas, roupas de esqui ou técnica de esqui.
Goggles: são os óculos de esqui desenhados especialmente para os esportes de inverno. Eles protegem os olhos da neve, do gelo e da luz solar refletida no terreno.
Gôndola: são os meios de elevação com cabines amplas e fechadas, usados para levar os passageiros da base da montanha até a área principal da estação, onde ficam as pistas ou os mirantes.

Grind ou slide: tipo de manobra realizada por esquiadores e snowboarders que consiste em deslizar por corrimões ou outro tipo de obstáculo antes de retornar para a pista.
Grooming: trabalho realizado por máquinas e funcionários de uma estação de esqui que serve para deixar as pistas mais lisas e regulares, sem obstáculos ou grandes ondulações.
Halfpipe: similar ao que existe no skate, é um tipo de pista em formato de “U”, usada principalmente por snowboarders para dar grandes saltos e realizar manobras radicais.
Magic carpet: um tipo de meio de elevação ou teleférico de superfície frequentemente encontrado nas áreas de aprendizado para iniciantes por conta de sua facilidade de uso.

Mogul ou bump: obstáculo criado por montes de neves firmes formados natural ou artificialmente em uma pista para forçar o esquiador a se movimentar rapidamente e se esquivar das saliências.
On Piste e Off Piste: denominações que determinam se uma descida acontece nos limites da área cuidada por uma estação (on piste) ou fora dela (off piste).
Pista preta: Na Europa, as pistas de esqui são classificadas em cores diferentes, com o preto indicando as áreas apropriadas para esquiadores mais experientes.
Pizza: no mundo do esqui, a pizza é uma referência à maneira como você posiciona seus esquis (com os esquis voltados para dentro, formando uma fatia de pizza) para desacelerar.

Slalom: modalidade em que os atletas precisam descer uma pista ziguezagueando por meio de uma série de bandeiras em busca do menor tempo e cruzar a linha de chegada.
Snowpark ou terrain park: são parques de neve dedicados ao snowboard e esqui freestyle, onde existem uma série de obstáculos que podem ser usados para saltos, grinds e manobras.
Ski-in e Ski-out: a facilidade ski-in/ski-out se refere à possibilidade de retornar ou sair esquiando do seu resort, dispensando a necessidade de longos deslocamentos até as pistas.
Ski pass: o passe individual que garante o seu trânsito, fácil e sem filas, por toda a estação de esqui por meio de gôndolas e lifts. Os melhores resorts já contam com esse benefício incluído no pacote All Inclusive de férias.
Zig zag: quando o esquiador atravessa uma pista formando um “z”.