História do snowboard: conheça as origens da modalidade

Compartilhe:

A história do snowboard não é tão antiga quanto parece. No entanto, mesmo sendo relativamente novo, muito aconteceu para que esse esporte de neve se tornasse um dos mais famosos do mundo. Pensando nisso, resolvemos desvendar tudo sobre as origens da modalidade e compartilhar algumas das principais curiosidades sobre o snowboard. Confira!

O que é snowboard?

A palavra snowboard vem do inglês “snow” (neve) e “board” (prancha). O esporte de inverno consiste em se equilibrar com os pés presos a uma prancha larga enquanto desliza pelas pistas de neve. Com o passar do tempo, diferentes estilos e técnicas foram incorporados à modalidade, como saltos e manobras do freestyle. 

Sonhos e desejos inspiraram as primeiras pranchas na história do snowboard

Dizem que a história do snowboard começa em 1929, com M.J. “Jack” Burchett. Ele prendeu os pés com rédeas de cavalo em uma única prancha de madeira compensada grande o bastante para se equilibrar em cima. Contudo, o esporte começou a ganhar forma mesmo nos Estados Unidos, na década de 60.

snowboard nos estados unidos
Snowboard é um esporte bastante popular nos EUA | Shutterstock

Em Nova Jersey, um jovem chamado Tom Sims sonhava em poder andar de skate tanto no verão quanto no inverno. O desejo era tão grande que acabou resultando na criação de uma “prancha de esqui” como um projeto de carpintaria. 

Não muito longe dali, Sherman Poppen, um engenheiro do Michigan, queria curtir um dia de atividades na neve fora de casa com as filhas. Ele teve a brilhante ideia de amarrar dois esquis infantis e colocar uma corda na frente para controlá-los. Não tardou para que a invenção fizesse sucesso entre as crianças da vizinhança, que passaram a pedir por uma igual. 

Sherman decidiu patentear seu protótipo, batizado como “Snurfer” – combinação de “snow” (neve) e “surfer” (surfista). Nas mãos da Brunswick Corporation, a prancha vendeu mais de 1 milhão de unidades, mesmo sendo vista pela maioria como um brinquedo infantil. 

A disputa pela melhor prancha de snowboard

Foi nos anos 70 que as pranchas de snowboard começaram a se parecer com as que conhecemos hoje. Após descer muitas colinas nevadas usando bandejas de refeição, Dimitrije Milovich fundou a Winterstick, uma das primeiras empresas especializadas na história do snowboard. 

Outros nomes também entraram na disputa pela produção do equipamento. Jake Carpenter Burton criava diferentes versões do Snurfer, enquanto Mike Olson experimentava usar tábuas de pinho e Tom Sims apostava no alumínio como matéria-prima. 

Apesar do design ter se tornado mais padronizado com o passar dos anos, hoje temos diferentes modelos de prancha, que variam de acordo com os esportes de inverno e suas modalidades.

Pranchas de snowboard
A prancha de snowboard teve diferentes designs até chegar ao que conhecemos hoje | Shutterstock

Influências do surfe e do skate na história do snowboard dificultaram a prática do esporte

Apesar do crescente sucesso, não era tão fácil praticar o snowboard. Um dos motivos eram as suas origens ligadas ao surfe e ao skate. Essa característica atraía muitos jovens e fazia com que o esporte não fosse levado a sério – sendo até mesmo mal visto por alguns. 

Por consequência, em meados dos anos 80, a prática de snowboard foi proibida em diversas estações de esqui dos Estados Unidos, que alegavam que o seguro não cobria o esporte. 

O impasse foi resolvido por Dimitrije Milovich, que obteve uma confirmação por escrito das principais seguradoras afirmando que o esporte estava, sim, incluso na cobertura.

Conquistas na história do snowboard: modalidade passa a fazer parte de grandes eventos esportivos

O snowboard estourou, de fato, na década de 90. Em 1996, a Federação Internacional de Esqui (FIS) criou a Copa do Mundo de Snowboard. Já em 1998, durante os Jogos de Inverno, em Nagano, no Japão, a modalidade foi reconhecida como um esporte olímpico. 

Mais tarde, em 2014, o snowboard foi adicionado aos Jogos Paralímpicos de Inverno, em Sochi. Ele conta com seis disciplinas oficiais nas competições: slalom paralelo, slalom gigante paralelo, halfpipe, slopestyle, big air e snowboard cross.

Copa do Mundo de Snowboard
A Copa do Mundo de Snowboard foi uma das conquistas do esporte | Shutterstock

Quais são as regras do snowboard?

Visando a segurança dos snowboarders e das pessoas ao redor, a modalidade conta com algumas regras importantes que devem ser seguidas: 

  • Respeitar os outros esportistas e não colocá-los em risco;
  • Ao subir ou descer a montanha a pé, manter-se ao lado da pista;
  • Respeitar todas as placas de sinalização das pistas;
  • Controlar a velocidade e os movimentos de acordo com seu nível de habilidade e condições dos terrenos; 
  • Escolher a rota de forma que não coloque em perigo os esportistas que estão à frente;
  • Manter uma distância considerável dos outros esportistas, tanto do lado esquerdo quanto do direito, para que haja espaço para ultrapassagem e manobras;
  • Caso seja necessário parar, afastar-se rapidamente da pista.

Quais são os melhores lugares para praticar a modalidade?

Praticar esse esporte de inverno é um sonho de muitas pessoas. Felizmente, há ótimas estações de esqui ao redor do mundo para honrar a história do snowboard e se aventurar na modalidade. 

A estação de Val Thorens, nos Alpes franceses, oferece um excelente terreno natural para o snowboard. Além disso, o local abriga um incrível parque de neve que conta com um circuito de snowboard cross e um halfpipe de 110 metros de comprimento. 

Outra boa opção na França é a estação de Tignes. Por lá, o glaciar Grande Motte permite praticar o snowboard até mesmo no verão. Para melhorar, a estância te recebe com grandes áreas de freeriding e deslumbrantes parques de neve.

Há ótimas estação de esqui nos Alpes franceses para praticar snowboard | Shutterstock

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre a história do snowboard? Esperamos que sim! Para receber mais conteúdos exclusivos e de qualidade sobre esportes na neve e turismo de inverno, assine a nossa newsletter gratuita. 

Compartilhe:

Matérias Relacionadas