Neve com crianças: o que dá para fazer em uma viagem de esqui?

Compartilhe:

Viajar para a neve com crianças é uma experiência divertida e cheia de aventuras. Mas, para aproveitar ao máximo as férias de inverno em família, é preciso pensar com cuidado no planejamento. Nem todos os locais oferecem atividades infantis, por exemplo. Por isso, o ideal é pesquisar bastante antes de escolher o destino final. Algumas estações de esqui têm serviços e atrações para todas as idades, além de espaços de recreação com brincadeiras e jogos.

Para te ajudar a montar uma programação repleta de diversão para os pequenos, reunimos algumas ideias do que fazer em uma viagem com as crianças na neve. Confira:

1. Aulas de esqui são divertidas e desafiadoras

Crianças observando a vista nevada
Escolas de esqui são uma oportunidade para as crianças aprenderem um esporte novo e fazer amizades | Shutterstock

Esquiar com crianças pode ser mais fácil do que muita gente imagina. Algumas estações de esqui oferecem aulas para os pequenos a partir de 4 anos de idade, com lições ministradas por profissionais capacitados em pistas boas e seguras. As turmas costumam ser separadas de acordo com a faixa etária e o nível de habilidade de cada aluno.

Além de unir aprendizado e diversão, as aulas permitem que as crianças interajam entre si e façam amizades durante as férias. Para ter uma experiência completa, é interessante procurar por destinos com pacote All Inclusive, por conta de acomodações confortáveis, refeições completas e inúmeras opções de serviços para a família toda.

2. Snowboard e outras atividades para crianças

Crianças esquiando
Esquiar é uma das atividades preferidas das crianças na neve | Shutterstock

É possível aproveitar uma estação de esqui com os filhos pequenos, desde que as instalações ofereçam pistas apropriadas para o público infantil, é claro. Nestes locais, além de esquiar, as crianças podem praticar snowboard e experimentar outras atividades divertidas, como patinação, caminhada com raquetes, descidas em trenós e tobogã. 

Só há uma ressalva: para evitar imprevistos, é importante se atentar à idade mínima exigida para cada uma dessas atrações. Crianças menores de 3 anos não costumam poder esquiar ou praticar esportes radicais. Nestes casos, você pode recorrer às pistas que também funcionam como área recreativa para brincadeiras.

3. Monte bonecos de neve nas suas férias

Montar bonecos de neve é diversão certa para toda a família | Shutterstock

Os bonecos de neve compõem uma das cenas mais tradicionais de crianças brincando na neve. Portanto, esta atividade não pode faltar nas suas férias na neve com crianças! Fazer bonecos de neve é uma tarefa que envolve toda a família e proporciona momentos de muito companheirismo. Além do companheirinho de neve, vocês ainda podem construir outras figuras, como castelos, animais e os clássicos anjinhos.

Isso sem contar a boa e velha guerra de bola de neve, que tem todos os elementos necessários para fechar o seu dia com chave de ouro: diversão e bastante adrenalina. Só não vale brigar de verdade, hein!

4. Caça ao tesouro estimula a imaginação das crianças na neve

A neve pode ser um verdadeiro playground para as crianças | Shutterstock

Brincar de caça ao tesouro estimula a imaginação das crianças e cria um cenário de aventura no inverno. A atividade é simples e não exige muito esforço: basta esconder objetos na neve e pedir aos pequenos que os encontrem no tempo determinado. Para deixar o jogo ainda mais interessante, os pais podem criar regras e pistas criativas.

Uma dica é adaptar as brincadeiras que são populares no Brasil ao cenário de inverno e neve: pique esconde, corrida com obstáculos, detetive, descida de colinas, etc. As maneiras de aproveitar as férias na neve com crianças são incontáveis!

5. Trilhas e caminhadas para explorar a natureza

Estação de St. Moritz, na Suíça, possui muitas áreas para passeios em família e vilarejos charmosos | Shutterstock

Viajar para a neve com crianças também é uma boa oportunidade para explorar as paisagens naturais do local. Regiões montanhosas são repletas de cenários deslumbrantes e vistas panorâmicas. Por isso, não perca a chance de fazer caminhadas com os pequenos e, se possível, participar de trilhas guiadas

Alguns destinos de inverno contam com trilhas com caminhos mais tranquilos, ideais para crianças e pessoas sem muita resistência física. Depois de conhecer as belezas naturais, vocês ainda podem dar uma volta pelos vilarejos próximos às estações de esqui. A estação de St. Moritz, na Suíça, por exemplo, é perfeita para passeios em família em sua área e nos vilarejos charmosos ao redor. 

Enfim, vale ainda aproveitar esses passeios para apresentar às crianças a gastronomia local e outras comidas típicas de inverno, como fondues, raclette e, claro, o clássico chocolate quente.

Se interessou em saber mais sobre os destinos de inverno para curtir a neve com crianças? Então, assine nossa Newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos sobre turismo de neve e inverno!

Compartilhe:

Matérias Relacionadas