Apesar do clima tropical e ensolarado, será que é possível cair neve no Rio de Janeiro? Se você já teve essa curiosidade, saiba que a resposta é sim! No entanto, como a queda de neve no Brasil não é frequente – principalmente no sudeste do país –, o fenômeno ocorreu raríssimas vezes e em apenas alguns pontos do estado do Rio de Janeiro. A seguir, tire todas as suas dúvidas sobre as chances de ver neve no Rio.
Afinal, no Rio neva ou não?
O clima tropical é predominante no Brasil, mas a queda de neve em seu território, apesar de rara, pode acontecer. Na região Sul, a probabilidade de ver neve caindo é maior, mas no Sudeste também já teve relatos de ocorrência de neve. Ao longo dos anos, houve alguns registros no interior do estado do Rio de Janeiro, especificamente no município de Itatiaia, na divisa com os estados de São Paulo e Minas Gerais.
Portanto, pode nevar no Rio de Janeiro, sim. Obviamente, isso é impossível na ensolarada capital homônima, mas no interior do estado isso já aconteceu algumas vezes e sempre existe a possibilidade de ocorrer novamente.
Registros de neve no Rio de Janeiro
O Parque Nacional do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, é um dos locais mais altos do Rio de Janeiro. Por lá, você encontra o ponto culminante do estado: o Pico das Agulhas Negras (2.791 metros de altitude), parte do maciço de mesmo nome. Devido à elevada altitude, o inverno na região é marcado pelas baixíssimas temperaturas que, somadas a outros fatores, podem contribuir para a formação da neve.
Os primeiros registros de neve no Rio de Janeiro aconteceram em 1920 e 1976. Mas foi em junho de 1985 que Itatiaia recebeu a nevasca mais marcante da sua história. Durante o feriado de Corpus Christi, turistas que estavam viajando para o município foram surpreendidos por flocos caindo por quase nove horas seguidas. O frio foi tão intenso que chegou a congelar o combustível no tanque dos carros!
Depois do evento de 1985, os últimos históricos oficiais de neve em Itatiaia ocorreram em julho de 1988 e setembro de 2012. Será que vai nevar no Rio de Janeiro nos próximos anos? Quem viver, verá!
Formação da neve: Rio de Janeiro nem sempre tem as condições necessárias para fazer o fenômeno acontecer
Pode nevar no Rio de Janeiro a partir de dois fatores: altitude e condições climáticas. Para que a neve se forme, é necessário combinar a umidade elevada com o frio intenso. É aí que entra a altitude, pois conforme ela aumenta, as temperaturas caem. Por isso, graças à localização elevada, o Parque Nacional do Itatiaia é o local que pode fazer Rio de Janeiro, neve e frio estarem na mesma frase.
Apesar das temperaturas negativas, nem sempre é possível ver neve em Itatiaia, apenas geadas e outros tipos de precipitação. Muitas vezes, isso acontece por conta do vento forte e seco que anula qualquer possibilidade de neve.
E aí, tiramos todas as suas dúvidas sobre a neve no Rio de Janeiro? Assim como acontece no sul, a neve fluminense é um fenômeno raro que poucas pessoas têm a chance de admirar. Portanto, caso você tenha o sonho de ver neve de verdade, em abundância, escolha uma estação de esqui para as suas próximas férias. No site ou na nossa Newsletter, há muitos conteúdos sobre o assunto. Aproveite!