O clima do Uruguai é temperado e semelhante ao de alguns destinos da Europa, com estações do ano bem definidas. Por isso, embora seja um evento raro, é possível ter neve no Uruguai durante o inverno. Mesmo assim, se você pretende visitar o país – que faz fronteira com Brasil e Argentina – vale ter em mente que outros fenômenos meteorológicos são bem mais comuns, como granizo e chuva congelada. Em resumo, a presença de neve não é garantida, mas você pode tentar a sorte. A viagem valerá muito a pena de todo modo.
Para saber o que esperar da viagem ao território vizinho e entender melhor porque no Uruguai neva só de vez em quando, continue com a leitura:
Neve no Uruguai: por que pode acontecer?
O inverno no Uruguai tende a ser bem frio, enquanto o verão traz de volta as altas temperaturas. Isso leva algumas pessoas a acreditar que a presença de neve no país está assegurada em todos os anos, mas não é bem assim que funciona.
Para ter neve no Uruguai, precisa haver a combinação de uma série de fatores climáticos: em especial, a presença de uma massa de ar polar, somada a pouco vento, baixa cobertura de nuvens e alta pressão atmosférica. Quando essas condições acontecem simultaneamente, é sinal de que pode nevar no país.
Quais são as cidades que nevam no Uruguai?
Não é comum ter neve no Uruguai, mas pode acontecer de forma isolada. Enquanto outras precipitações invernais — como granizos e chuvas congeladas — ocorrem com mais frequência, a queda de neve foi registrada poucas vezes no país.
Não é possível afirmar com segurança quais regiões do Uruguai serão as próximas a receber o fenômeno. Porém, levando em consideração o histórico do país, sabe-se que os departamentos Treinta y Tres e Maldonado já registraram boas quantidades de neve no passado. Com baixíssimas temperaturas em boa parte do ano, a capital Montevidéu também é considerada uma boa candidata para o evento climático.
Quando neva no Uruguai?
Os meses mais frios do ano no Uruguai são: junho, julho, agosto e setembro. Neste período, que marca o inverno no país, os ventos são fortes e as temperaturas tendem a ficar quase sempre abaixo dos 10 ºC — podendo chegar a temperaturas negativas caso haja alguma massa de ar gelada. Os dias são mais amenos do que as noites, que costumam ser bastante geladas.
Quer ter mais contato com a neve? Viaje para outros locais
Como pode perceber, se você pretende fazer uma viagem especificamente para ver neve, talvez o Uruguai não seja a melhor das opções. No entanto, a boa notícia é que a América Latina possui incríveis destinos de neve que você pode conhecer sem gastar muito como o Valle Nevado no Chile e Cerro Castor na Argentina.
Além disso, se você deseja viver uma experiência autêntica na neve, vale a pena pesquisar mais sobre os principais destinos na Europa. Estações de esqui como Val Thorens, nos Alpes Franceses e St. Moritz, na Suíça oferecem pacotes de viagem All Inclusive que permitem que você aproveite sua viagem de neve em grande estilo!
Gostou de saber mais sobre neve no Uruguai? Esperamos que sim! Para saber mais informações sobre turismo de neve e inverno no geral, assine nossa Newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.