Você sabe o que é nevasca? Também conhecida como tempestade de neve, esse fenômeno natural se assemelha a uma tempestade tradicional, mas há queda de neve em vez de chuva. Apesar de não ser necessariamente perigosa, é importante que todo viajante que esteja indo para um local de neve entenda como funciona a nevasca e que medidas de seguranças são importantes para garantir que sua viagem para ver neve seja a mais segura possível.
Abaixo, você confere tudo o que precisa saber para lidar com uma nevasca sem grandes preocupações. Siga por aqui!
Nevascas x Queda de neve
Antes de tudo, é importante não confundir nevascas com uma simples queda de neve. Enquanto a queda de neve se assemelha a uma chuva convencional – no sentido em que as duas são definidas por precipitação de água ou neve – as nevascas são similares às tempestades onde há uma precipitação muito intensa, ventos fortes e baixa visibilidade.
Onde ocorrem nevascas?
Logicamente, apenas em lugares onde neva é possível a formação de nevascas. EUA, França, Canadá, Suíça, Noruega, Islândia são alguns dos países onde nevascas são eventos comuns. Apesar de nevar por aqui, você provavelmente nunca irá ouvir falar de nevasca no Brasil devido à rara e inexpressiva queda de neve que ocorre em alguns lugares do sul do Brasil.
A ciência explica o que é nevasca
Para entender o que é nevasca, é preciso entender como elas surgem. Nevascas são formadas quando a temperatura tanto nas nuvens, quanto perto do solo, estão abaixo de 0º. Além disso, também é necessário que haja vapor de água o suficiente para a formação de cristais de neve nas nuvens. Por fim, deve ocorrer a formação de um sistema climático de baixa pressão. Todos esses fatores em conjunto resultam na precipitação de neve e na geração de ventos intensos.
Montanhas e outras formações próximas podem auxiliar no afunilamento desses ventos em uma região específica, o que resulta em ventos ainda mais fortes. Ou seja, locais como os Alpes suíços e franceses e a Cordilheira dos Andes podem ter nevascas mais intensas do que em outros lugares do mundo.
Que riscos a nevasca apresenta?
Em casos mais extremos, as nevascas causam engarrafamentos, acidentes de trânsito, queda de energia e danos aos sistemas de comunicação, como sinal de internet e rádio. Além disso, caso alguém esteja fora de um ambiente fechado e seguro durante uma nevasca, corre o risco de desenvolver hipotermia, queimaduras por frio, além de colocar a vida em jogo, dependendo da intensidade e duração do episódio.
Como manter-se seguro em uma nevasca?
Agora que você já sabe o que é nevasca e os riscos que ela carrega consigo, chegou a hora de aprender como manter-se seguro caso este evento ocorra. O principal é sempre consultar a previsão do tempo. Nevascas podem ser previstas com bastante antecedência e precisão. Dessa forma, você pode se preparar para ela e não sair de casa ou procurar um local seguro antes de acontecer.
Se você está dirigindo na neve e uma nevasca se inicia, avalie se é seguro continuar dirigindo. Se não for seguro, pare seu carro no acostamento mais próximo, ligue o pisca-alerta e espere dentro do veículo até a nevasca cessar.
Caso você esteja esquiando ou caminhando pela neve e uma nevasca está se formando, procure o local fechado mais próximo e abrigue-se até ela acalmar. Tenha sempre números de emergência salvos no seu celular caso precise ser socorrido.
Devo deixar de visitar a neve por medo de nevascas?
Absolutamente não! A nevasca é um fenômeno meteorológico como qualquer outro. Os principais destinos de neve do mundo, como as estações de esqui, possuem toda a infraestrutura para prever, alertar e mitigar qualquer efeito que uma nevasca possa trazer para o local. Não deixe de viver a experiência única de esquiar na neve por medo de algo que talvez possa acontecer e que, mesmo que aconteça, pode ser controlado.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre o que é nevasca? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações como as desse texto sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.