Muitos já ouviram falar sobre a região, mas não sabem exatamente onde fica a Sibéria. O território está localizado na Rússia e é um dos lugares mais frios do mundo. Não à toa, quando se pensa em Sibéria, logo vem à mente a imagem de um inverno rigoroso e cheio de neve. Embora esta seja a sua principal característica, o local é marcado por outros atrativos, como paisagens deslumbrantes, extraordinária vida selvagem e cultura diversificada.
A seguir, você confere mais detalhes sobre onde fica Sibéria e o que fazer por lá.
Onde fica a Sibéria: Rússia é o país que abriga a extensa região
Devido ao tamanho de seu território, que chega a ser maior que o do Brasil, há quem acredite que a Sibéria é um país. No entanto, a extensa região de 13.100.000 km² é uma província que faz parte da Rússia – um dos países mais frios do mundo. Situada no extremo norte da Ásia, a Sibéria se estende dos Montes Urais (oeste) até o Oceano Pacífico (leste) e do sul do Oceano Ártico até a fronteira com a Mongólia e a China.
Ela ocupa cerca de 77% da área da Rússia, contudo, abriga apenas 27% da população do país. Isso porque as condições de vida da região – em especial, o frio extremo – fazem com que muitos jovens prefiram fugir de onde fica a Sibéria e se mudem para outras partes da Rússia ou até mesmo do globo.
Sibéria: clima na província russa varia entre frio e calor extremos
Como você já deve imaginar, o inverno da Sibéria faz jus à sua reputação, com uma queda de neve de até 80 cm de profundidade. Durante a estação mais fria do ano, que se inicia em novembro e vai até o final de fevereiro, as temperaturas ficam em torno de – 40°C – podendo chegar a – 60°C em regiões específicas, como Oymyakon, conhecida por ser a localidade permanentemente habitada mais fria do planeta.
Entretanto, para a surpresa de muita gente, também é possível encontrar calor na Sibéria. O território é famoso por ter uma das maiores variações de temperatura do mundo e, no verão, pode registrar picos de até 40°C.
Inverno na Sibéria: o que fazer por lá?
Agora que você já sabe onde fica a Sibéria, será bem mais fácil organizar a sua viagem de inverno. O local tem uma vasta vida selvagem e paisagens de neve de tirar o fôlego, que rendem incríveis jornadas para explorar a sua deslumbrante natureza. Além disso, é possível escalar as montanhas nevadas e vulcões da região e caminhar nas águas congeladas do lago Baikal.
Você ainda pode se aquecer nas banyas russas (saunas), se deliciar com a gastronomia da província e aprender mais sobre a cultura da Sibéria, que é considerada o “coração do xamanismo”. Por fim, vale conhecer a Ferrovia Transiberiana, a maior ferrovia do mundo, que liga Mongólia, China e mar do Japão e vai até a Sibéria, no extremo oriente da Rússia.
Além da Sibéria, outros destinos de inverno podem entrar no seu roteiro
O inverno na Sibéria não é para qualquer pessoa. Por isso, se você deseja viajar para a neve, mas ainda não se sente preparado(a) para encarar o frio rigoroso da província russa, vale conhecer outros destinos de inverno espalhados pelo mundo.
Também situado na Ásia, o Japão pode ser a escolha ideal. O país abriga a ilha de Hokkaido, que é considerada um verdadeiro paraíso da neve. Lá, você encontra excelentes resorts e estações de esqui, como o Tomamu Hokkaido e o Hokkaido Sahoro.
Os melhores destinos da Europa no inverno também não deixam nada a desejar. Países como Suíça, França e Itália estão prontos para te receber com atrações incríveis, que têm tudo para tornar as suas férias na neve ainda mais divertidas.
Gostou de saber onde fica a Sibéria e conhecer os principais atrativos da região da Rússia? Esperamos que sim! Para receber mais conteúdo exclusivo e de qualidade sobre o melhor do turismo de inverno, assine a nossa Newsletter gratuita.