Pensando em viajar para curtir a neve em janeiro? Em muitos lugares da parte de cima do globo, o primeiro mês do ano é o mais nevado e, portanto, a época mais indicada para quem gosta de frio e belos cenários cobertos de branco. Para inspirar o seu roteiro, preparamos uma lista de 9 lugares incríveis para você ver nevar em janeiro e aproveitar as experiências e atividades de inverno. Veja só:
1. Nova York neva em janeiro e fica ainda mais mágica
Uma das cidades mais incríveis e relevantes culturalmente do mundo, Nova York neva em janeiro – e faz bastante frio! No início do mês, você consegue pegar o fim da temporada de festas e visitar os Holiday Markets e a árvore de Natal do Rockefeller Center. Também dá para patinar no gelo e andar de trenó de neve no Central Park. E para ouvir boa música, não perca o Winter Jazzfest.
2. Quebec é uma ótima opção para ver neve em janeiro
Existem várias formas de se divertir na neve em Quebec, Canadá, um dos lugares mais nevados do planeta. Em janeiro, dá para ver um hotel feito de gelo e neve, admirar uma cachoeira congelada e andar de trenó em frente ao Château Frontenac (na foto). Outra ideia é visitar as estações de esqui da província, como a fantástica Le Massif de Charlevoix, situada entre as montanhas e o rio St. Lawrence.
3. Em St. Moritz, a diversão em janeiro é garantida
Quer aproveitar a neve em grande estilo? Então, a cidade de St. Moritz, na Suíça, é uma boa aposta! Localizada na região da Alta Engadina, a estância é conhecida por ser o berço do turismo de inverno no mundo e oferecer muitas possibilidades de diversão. Além dos esportes de neve, St. Moritz tem atrações históricas e culturais, ótimos restaurantes e muitas atividades além do esqui.
4. Reykjavik: Aurora Boreal e muitas atrações de inverno
Reykjavik, a capital da Islândia, oferece muitas opções de turismo ecológico para descobrir a neve em janeiro. Esse é um dos meses mais escuros do ano, o que aumenta as chances de ver a Aurora Boreal dançando pelos céus. No entanto, mesmo que ela não dê as caras, você pode aproveitar as férias para relaxar nas fontes termais, visitar cavernas de gelo e passear de snowmobile.
5. A região dos 3 Vales é o paraíso do esqui em janeiro
Se você procura neve na Europa em janeiro, não há destino melhor que a região dos 3 Vales, nos Alpes franceses. Esse é a maior área de esqui interligada do mundo, com mais de 600 km de terreno esquiável. Tudo isso é compartilhado por excelentes estações de esqui, incluindo Courchevel, Val Thorens, Méribel, La Tania, Orelle, Menuires, Saint-Martin de Belleville e Brides les Bains.
6. Hokkaido é um dos melhores destinos de neve na Ásia
Devido a condições climáticas bem específicas, a ilha de Hokkaido, no norte do Japão, é o paraíso da neve em janeiro. Dessa maneira, a prática dos esportes de inverno é muito bem enraizada na cultura local. Aqui, além de curtir as estações de esqui, você pode relaxar nos onsen (fontes termais japonesas), saborear a gastronomia local e conhecer belas paisagens cobertas de branco.
7. Harbin tem o maior festival de neve e gelo do mundo
Em janeiro acontece o tradicional Harbin Ice and Snow Festival na cidade de Harbin, no norte da China. Considerado o maior evento de neve e gelo do mundo, o festival reúne os melhores escultores de gelo do mundo inteiro para criar as esculturas mais fantásticas e mirabolantes que você já viu.
8. O estado do Colorado tem muita neve em janeiro
O estado do Colorado é o polo de atividades na neve dos EUA, atraindo milhares de turistas a cada temporada de inverno. A região concentra muitas estações de esqui de renome internacional, como Aspen Snowmass, Park City Mountain, Vail, Breckenridge, Keystone e Beaver Creek. Não faltam opções!
9. Londres fica ainda mais bela coberta de neve
Sim, neva em Londres em janeiro, e a cidade, que é conhecida por sua modernidade e elegância, fica ainda mais charmosa. No entanto, é preciso ter sorte para ver a metrópole britânica toda branquinha. Historicamente, a neve cai apenas de 2 a 3 dias ao longo do mês de janeiro. Se isso acontecer, não perca a chance de ver a cidade lá de cima, em um passeio pela roda-gigante London Eye.
Essas foram 10 ideias de onde curtir a neve em janeiro. Gostou? Tomara que sim! Para ficar por dentro de tudo que rola no universo da neve, assine a Newsletter do VNN e receba nossos conteúdos exclusivos.