Há algo mágico em conhecer os melhores destinos da Europa no inverno. Mesmo se você já esteve em algum lugar específico antes, revisitá-lo na estação mais fria do ano é como ver tudo de novo pela primeira vez. Olhar para cima e admirar a neve caindo, passar as férias em uma estação de esqui, viver a magia do Natal em belas cidades… São experiências que enriquecem a viagem e prometem memórias para toda a vida. Quer um pouco de inspiração? A seguir, listamos 13 destinos do inverno europeu que merecem entrar no seu roteiro de férias. Acompanhe!
1. Hallstatt (Áustria): uma das cidades mais bonitas da Europa no inverno
Alguns lugares da Europa ficam ainda mais encantadores no inverno, e Hallstatt, na Áustria, é um bom exemplo disso. Localizada às margens de um belo lago, aos pés de montanhas imponentes, a cidade nevada evoca imagens dignas de um cartão-postal. Uma vez lá, passe a tarde caminhando pelo centro histórico e, depois, siga até o mirante Skywalk acima do vilarejo para ter uma visão ainda melhor dos vales cobertos de neve e das tradicionais casas de madeira da região.
2. St. Moritz (Suíça) é o berço do turismo de inverno
Com uma localização privilegiada, no magnífico vale da Alta Engadina, St. Moritz é considerada o berço do turismo de inverno no mundo. A cidade inventou esse conceito há mais de 150 anos e, desde então, construiu sua reputação mundo afora e virou sinônimo de lazer, atividades esportivas no inverno, atrações culturais, compras de luxo e eventos de classe mundial. Além disso, St. Moritz é famosa por seus excelentes hotéis e restaurantes. Vale a pena conhecer!
3. Rovaniemi (Finlândia) é a terra do Papai Noel
Para quem adora a magia do Natal com neve, Rovaniemi, na Lapônia finlandesa, é um dos melhores destinos da Europa no inverno. Conhecida como o lar oficial do Papai Noel, a cidade reserva muitas atrações relacionadas ao bom velhinho, mas também atividades para explorar a natureza mais de perto. Aproveite a viagem para caçar as luzes dançantes da Aurora Boreal, ver as simpáticas renas em seu habitat natural e conhecer outros animais do Ártico, por exemplo.
4. Val Thorens (França) é um dos melhores destinos europeus para esquiar
Os fãs de adrenalina adoram Val Thorens. Eleita diversas vezes a melhor estação de esqui do mundo, a estância fica na região dos 3 vales, a maior área esquiável interligada do planeta. E aqui tem de tudo. Do esqui ao snowmobile, passando pela mountain bike, você pode experimentar uma série de atividades na neve. E após um dia intenso de aventuras, a escolha é sua: relaxar nos spas e piscinas aquecidas do seu hotel/resort ou se jogar na animada vida noturna da estação.
5. Tromsø (Noruega): belezas árticas no norte da Europa
Os destinos na Europa no inverno são muito variados e Tromsø, na Noruega, é um dos mais interessantes. Com uma área habitada por humanos desde a era do gelo, a cidade oferece muitas experiências de viagem, incluindo as famosas expedições para observar a Aurora Boreal dançando pelos céus. Também é possível fazer passeios voltados à observação de baleias, conhecer a história da região no Museu Polar (Polarmuseet) e visitar Polaria, o aquário mais ao norte do mundo.
6. Lyon (França) está entre os melhores destinos da Europa no inverno
O inverno é uma ótima época para visitar Lyon, um dos principais destinos turísticos da França. Além dos lugares históricos e atrações culturais, a cidade é conhecida por ser a capital da gastronomia francesa, ou seja, come-se muito bem por lá. Você pode escolher um dos inúmeros restaurantes com estrela Michelin ou optar pelos “bouchons”, pequenos bistrôs familiares que servem pratos tradicionais da cidade. Outra razão para visitar Lyon no inverno é sua proximidade com várias estações de esqui dos Alpes, incluindo Val Thorens, Val d’Isère, Courchevel e Alpe d’Huez.
7. Praga (República Tcheca) reúne muitas atrações turísticas
Praga, a bela capital da República Tcheca, ganha um charme extra durante os meses de inverno, apesar das temperaturas congelantes. Como é uma época marcada por ruas e outras atrações turísticas menos movimentadas, você pode explorar a cidade sem pressa. Entre os passeios imperdíveis estão o Castelo de Praga, o tour histórico pela Cidade Velha, o Museu Franz Kafka e a Ponte Carlos. E em dezembro, os Mercados de Natal são uma ótima pedida para comprar souvenirs de inverno e provar delícias típicas como pão de gengibre e vinho quente.
8. Tallinn (Estônia) esbanja charme durante o inverno europeu
Se você está se perguntando onde ir em fevereiro na Europa para ver neve, Tallinn é uma excelente escolha. No inverno, a névoa densa cobre a cidade do Leste Europeu, fazendo com que o cenário pareça retirado diretamente de um conto de fadas. Aqui, a antiga cidade murada, os mercados de Natal e os becos de pedra dos tempos medievais são as grandes atrações da estação mais fria do ano. E para se aquecer, você pode parar em uma das charmosas cafeterias espalhadas pela cidade ou, então, visitar os spas/saunas que os habitantes locais tanto amam.
9. Zermatt (Suíça) fica aos pés da montanha Matterhorn
Localizada no sul da Suíça, aos pés da icônica montanha Matterhorn, Zermatt também está na lista dos melhores destinos da Europa no inverno. É um lugar bastante popular entre os entusiastas do esqui e dos esportes de inverno, mas as atrações turísticas vão muito além. A cidade em si é muito agradável para explorar, com muitas oportunidades de compras e après ski, assim como ótimos restaurantes para saborear pratos típicos da culinária suíça, incluindo o autêntico fondue.
10. Nuremberg (Alemanha) e a magia do Natal
Nuremberg é um dos melhores destinos da Europa em dezembro, quando o espírito natalino toma conta da cidade bávara. Nessa época, o charme medieval do lugar é realçado pelas decorações festivas que te fazem sentir como criança de novo. Também é no fim do ano que Nuremberg abriga um dos mercados de Natal mais famosos da Alemanha: o Nuremberg Christkindlesmarkt. O local reúne mais de cem barraquinhas que vendem desde souvenirs e enfeites natalinos até iguarias tradicionais, como o delicioso pão de gengibre local, lebkuchen.
11. Reykjavik (Islândia) tem belas paisagens de inverno
A Europa no inverno tem alguns dos melhores destinos turísticos do mundo e Reykjavik, a capital da Islândia, comprova isso. Além das próprias atrações da cidade, como marcos arquitetônicos e museus, você pode fazer diversos passeios para explorar a beleza gelada da região: observação de baleias, tour de snowmobile e excursões para ver a Aurora Boreal. Vale, ainda, relaxar nas águas termais da famosa “Blue Lagoon” e fazer o “Golden Circle”, um percurso de 230 km que começa e termina em Reykjavik, e passa por lugares fantásticos.
12. Paris (França): a “Cidade Luz” fica ainda mais bela no periodo do inverno
Paris é outro ótimo destino para conhecer no inverno. O clima não é tão frio como no norte da Europa, então você pode aproveitar todos os passeios ao ar livre, talvez com uma pausa para se esquentar em um belo café parisiense ou, então, visitar os museus imperdíveis da cidade. A época também marca os primeiros Mercados de Natal, a abertura das pistas de patinação no gelo, além de muitos eventos gastronômicos, artísticos e culturais rolando durante a temporada.
13. Turim (Itália) tem excelentes estações de esqui nos arredores
Turim não é a cidade mais famosa da Itália, mas ela tem diversas atrações que podem ser muito bem aproveitadas no inverno. Há vários pontos turísticos para conhecer, incluindo o Palácio Real, o Museu Egípcio, o Elevador Panorâmico de Mole Antonelliana e o Museu Nacional de Cinema. Outra vantagem de Turim é sua proximidade com a área da Via Lattea, um dos maiores ski resorts do mundo, onde você pode conhecer várias estações de esqui e se aventurar na neve.
E aí, gostou da nossa seleção com os melhores destinos da Europa no inverno? Então aproveite a empolgação para começar a organizar uma viagem para lá e se surpreender com o charme da estação mais fria do ano. E se quiser ficar por dentro de outros assuntos relacionados ao inverno e à neve, inscreva-se na nossa Newsletter. Estamos preparando vários conteúdos exclusivos!