Nos meses de inverno, evitar os tão incômodos pés gelados nem sempre é uma tarefa fácil. Não há nada pior que usar cachecol, gorro, luvas e muitas camadas de roupas e ainda sentir muito frio nos pés. Então, como manter seus pés e as extremidades do corpo aquecidas e protegidas? Para te ajudar, separamos algumas dicas sobre o que fazer para esquentar os pés no inverno – Elas funcionam tanto para o dia a dia como para uma viagem à neve. Acompanhe!
Aposte em meias que preservam o calor
Se você sente os pés muito gelados durante o inverno, as meias certas não podem faltar no seu guarda-roupa. Para o dia a dia, as meias de lã ou de fibra de bambu são uma boa escolha, pois ajudam a preservar o calor de forma eficiente. No caso de uma viagem à neve, o ideal são meias de ski feitas com lã merino ou tecidos sintéticos, como nylon e poliéster. Elas aquecem e absorvem menos umidade.
Em qualquer situação, evite usar as meias de algodão, pois, apesar de confortáveis, elas dificultam a dispersão da umidade e demoram mais a secar, deixando seus pés gelados e molhados ao longo do dia.
Outra dica para aquecer os pés no inverno é usar uma meia de forro mais fina em contato direto com o pé e uma meia externa mais grossa para criar mais camadas. A área entre a pele e a meia – e a primeira e a segunda meia – tem o papel reter o ar quente e manter seus pés aquecidos por mais tempo.
Use sapatos próprios para encarar as baixas temperaturas
Os sapatos fornecem a camada externa de proteção e desempenham um papel importante na forma como seus pés mantêm o calor. De maneira geral, é preciso que o calçado tenha um bom equilíbrio entre respirabilidade e impermeabilidade para fazer a transpiração escapar e evitar que a umidade entre. Nesse caso, não dá para usar tênis esportivos, pois estes permitem a entrada de um grande fluxo de ar.
Portanto, para aprender como aquecer os pés no inverno, você tem que abandonar os sapatos comuns, calçados abertos ou tênis de corrida e colocar um bom par de botas quentes e com solados grossos. Em viagens de inverno, a bota para neve deve ser antiderrapante e ter o cano alto (cobrindo os tornozelos).
Palmilhas térmicas são ótimas para evitar pés gelados
Em contato constante com o chão frio, a sola do sapato perde muito calor. Nesse caso, as palmilhas térmicas entram em cena para evitar a sensação de pés gelados. Ao ser colocado, esse acessório de inverno forma uma camada adicional entre o calçado e seus pés. Além disso, as palmilhas são facilmente adaptáveis e podem ser usadas em diferentes tipos de calçado, além da clássica bota.
Aquecedores descartáveis mantém os pés aquecidos
Outra boa dica para esquentar os pés no inverno é usar os aquecedores de pés descartáveis, também conhecidos como toe warmers ou foot warmer. Eles são fininhos e devem ser colocados dentro dos sapatos, entre a meia e a palmilha convencional, depois da ativação. A sua principal vantagem é a capacidade de manter seus pés quentinhos por até oito horas, dependendo da marca escolhida.
Pés gelados, o que fazer? Movimente-se!
Além dos acessórios e sapatos ideais, manter-se em movimento é uma boa forma de evitar os pés gelados. A prática de exercícios aumenta a circulação sanguínea nas extremidades do corpo, deixando seus pés e mãos com uma temperatura mais elevada. Por isso, não deixe de escolher uma atividade regular, como caminhada e alongamento, quando começar a sentir frio nos dedos dos pés. Já nas estações de esqui, você pode experimentar diversos esportes na neve: esqui, snowboard, caminhada com raquetes e muito mais.
E aí, gostou de saber como evitar pés gelados durante a estação mais fria do ano? Com essas dicas, você consegue aproveitar o inverno com bastante conforto, seja no dia a dia ou em uma viagem internacional. Para mais informações e outros tipos de conteúdo, inscreva-se na nossa Newsletter gratuita.