Roupa de ski: como se vestir em camadas?

Compartilhe:

Começou a organizar suas férias na neve e não sabe nada sobre roupa de ski? Sem Problemas! Ao longo deste texto, nós vamos te mostrar tudo que você precisa para esquiar, camada por camada: desde a segunda pele térmica até os acessórios, passando pela calça e a jaqueta de ski. Acompanhe com a gente!

O conjunto para esquiar segue o sistema de camadas

Se você está com planos de praticar esportes de inverno nas suas férias, você precisa se proteger dos elementos climáticos (chuva, vento, neve, temperaturas frias, etc.) por meio de roupas de ski adequadas e com uma boa gestão da transpiração. Para isso, o sistema de três camadas é o mais recomendado:

  • Uma camada de base para remover a transpiração;
  • Uma camada intermediária para te manter quente;
  • Uma camada externa para te proteger do clima.

Camada de base respirável para remover seu suor

Todo conjunto de roupa de ski deve começar pela segunda pele térmica (tanto na parte inferior como na superior). Em contato direto com o corpo, essa peça tem o papel de absorver o suor, evitando que você fique molhado(a) e sinta frio durante a prática do ski e do snowboard. Para funcionar, a camada de base deve ficar bem ajustada, mas não tão apertada a ponto de restringir seus movimentos.

A segunda pele térmica pode ser feita de materiais sintéticos, como poliéster, ou fibras naturais, como a lã merino e o bambu. Roupas de lã merino geralmente são mais caras, mas suas propriedades antibacterianas naturais afastam os odores por mais tempo. Por outro lado, os sintéticos absorvem o suor com mais eficácia.

Mulher com roupa segunda pele para ski
A segunda pele térmica é a primeira parte do sistema de camadas | Shutterstock

Camada intermediária para manter seu corpo aquecido

Depois de vestir a camada térmica, é hora de pensar na camada intermediária. Aqui, a função é manter o calor do corpo ao longo do dia. Para isso, você deve colocar na sua mala de viagem peças que são capazes de manter a temperatura corporal. Fleece, microfibra e lã estão entre os materiais mais indicados.

Note que existe roupa de ski específica para a camada do meio, mas, a menos que você seja um esquiador avançado de alto desempenho, provavelmente ficará bem usando algo que já possui: colete, suéter, pulôver, blusa de fleece e até um moletom normal. Se ficar muito quente, basta remover a peça e seguir o jogo.

A maioria das pessoas não se preocupa com uma camada intermediária nas pernas, pois são elas que fazem a maior parte do trabalho enquanto estamos esquiando e tendem a não ficar tão geladas quanto a parte superior do corpo. No entanto, se quiser, você pode usar leggings por cima da peça térmica. 

Esportista com roupa de ski
Roupas quentes devem compor a segunda camada | Shutterstock

Camada externa para te proteger do clima

Empatada com as térmicas como o item mais importante do vestuário, a camada externa (calça e jaqueta de ski) deve ter algumas características para proteger seu corpo dos elementos com a máxima eficácia. É recomendado que as peças técnicas de ski sejam à prova de vento, pois sempre há vento nas montanhas, e à prova d’água (a partir de 5.000 mm na escala Schmerber). 

Além disso, o grau de respirabilidade da roupa e o tipo de isolamento (o “recheio”)  são outros pontos importantes a se considerar. Quanto mais respirável o tecido, mais adequado ele será para exercícios de alta intensidade. A membrana Gore-Tex, amplamente utilizada em roupas de ski, tem um bom equilíbrio entre impermeabilidade e respirabilidade. 

Jaqueta e calça de ski fecham o look esportivo | Shutterstock

Acessórios completam a sua roupa de ski

Além de vestir as roupas para esquiar adequadas, você deve se preocupar em aquecer as extremidades do corpo, como as mãos e os pés. Essas partes são particularmente sensíveis à exposição prolongada ao frio e, por isso, não podem ficar desprotegidas. Antes de ir às pistas, conheça os acessórios indispensáveis:

Comprar roupa de ski ou alugar?

Está se perguntando como tantas roupas para neve vão caber na sua mala de viagem? A boa notícia é que você não precisa levar tudo aqui do Brasil, especialmente se você nunca viajou para um destino de ski antes. 

Nas estâncias de inverno e nos resorts de hospedagem, como os da rede Club Med, há ski shops completas onde você pode alugar ou comprar tudo que precisa: dos equipamentos às roupas de ski. De quebra, conta com a ajuda de funcionários experientes para selecionar os itens mais indicados ao seu perfil.

Agora que você sabe quais peças não podem faltar no seu conjunto de roupa de ski, prepare-se para viver altas aventuras nas montanhas! E se quiser ter acesso a mais dicas e ficar por dentro de tudo que rola no universo da neve, não deixe de assinar a nossa Newsletter. Estamos preparando vários conteúdos exclusivos

Compartilhe:

Matérias Relacionadas