Roupa de ski: como se vestir nas montanhas?

Compartilhe:

Estar com a roupa de ski ideal faz toda a diferença para uma viagem à neve confortável, segura e sem perrengues. Afinal, a última coisa que você quer é encarar temperaturas abaixo de zero com roupas frias e úmidas. Como diz o velho ditado: “Não existe mau tempo, apenas roupas inadequadas”.

Se você não tem certeza do que vestir para esquiar, siga as dicas abaixo. Com uma combinação infalível de roupas para ski em camadas e acessórios de inverno, certamente seu corpo ficará quente e seco – não importa o clima – para que você possa se concentrar no que é importante: se divertir em suas férias de ski!

O que devo vestir para esquiar?

Basicamente, um conjunto de roupa de ski se resume a duas partes: um bom sistema de camadas (três, no mínimo) e acessórios apropriados. Vestir-se com várias camadas finas ajuda a prender o ar quente perto de sua pele. E isso é muito, mas muito mais eficiente do que vestir apenas um casaco de neve enorme.

Camada base da roupa: ski pede uma segunda pele térmica 

A base do sistema de camadas é a que fica em contato direto com a pele. É ela a responsável por afastar a transpiração corporal. Para essa etapa, aposte em uma segunda pele térmica, geralmente composta por uma blusa de manga comprida e calça. Como o objetivo desta parte da roupa de ski é manter seu corpo seco, opte por materiais sintéticos, como poliéster, ou fibras naturais, como a lã merino.

segunda pele
A segunda pele térmica é a primeira camada | Shutterstock

Segunda camada: peças para manter o corpo aquecido

Já a segunda camada é responsável por segurar o calor do seu corpo nas montanhas. Por isso, é importante usar materiais bem quentinhos, como microfibra, fleece e lã. Pode ser uma jaqueta levinha, pulôver ou suéter que você já tem no seu armário. O importante é que a roupa de neve escolhida não seja muito apertada para não restringir seus movimentos durante a prática do ski.

camada intermediária de roupa de ski
Peças quentinhas na camada intermediária | Shutterstock

Terceira camada da roupa de ski protege do clima

Para a camada externa, a que fica em contato com os fatores climáticos, é fundamental vestir uma roupa de ski impermeável. Uma jaqueta de ski de boa qualidade e a calça de ski (também conhecidas como salopettes) vão garantir que o vento, a neve, o granizo e a chuva fiquem do lado de fora. Além da impermeabilidade, também é importante verificar se as peças têm um bom grau de respirabilidade, já que estamos falando de uma atividade de inverno intensa.

Peças impermeáveis devem compor a camada externa da roupa de ski | Shutterstock

Os acessórios de ski são essenciais

As extremidades do corpo são mais sensíveis à exposição prolongada ao frio. Por isso, os acessórios de ski são essenciais para você conseguir aproveitar suas aventuras com todo o conforto e segurança. Para evitar mãos e pés gelados, invista em meias e luvas impermeáveis. Já para a região da cabeça, uma ideia é usar um gorro leve ou balaclava por baixo do capacete. Veja a lista completa:

  • Capacete de ski;
  • Gorro ou balaclava;
  • Botas de ski;
  • Meias de ski;
  • Óculos de proteção;
  • Luvas técnicas.
esquiadora com acessórios de ski
Os acessórios completam o look de ski | Shutterstock

Encontre suas roupas de ski e snowboard nas ski shops

Tenha em mente que você não precisa sair correndo e comprar todas as suas roupas de ski para sua primeira viagem! As melhores estações de ski e resorts de hospedagem, como os da rede Club Med, tem lojas completas para você alugar ou comprar seu conjunto de roupa de ski feminina e masculina, além dos equipamentos. De quebra, as ski shops têm profissionais que te ajudam a escolher os itens mais adequados às suas medidas e nível de habilidade.

E aí, aprendeu tudo sobre roupa de ski? Agora você sabe quais peças não podem faltar para suas próximas aventuras na neve! Para saber mais sobre o universo do ski, não deixe de assinar a nossa Newsletter gratuita.

Compartilhe:

Matérias Relacionadas