Para aproveitar o inverno em grande estilo, você precisa ter as roupas de frio certas no armário ou na mala de viagem. No entanto, a função dessas peças deve ir além do visual e garantir o seu conforto no frio – não há nada pior que sair e perceber que você não está vestido o suficiente para lidar com as baixas temperaturas. Quer um pouco de inspiração para compor seus looks para o frio e arrasar por aí? Reunimos abaixo algumas dicas que vão te ajudar nessa tarefa. Confira!
Nomes de roupas de frio para ter no armário
Turtleneck (ou blusa de gola alta) – Uma peça clássica da estação mais fria do ano que pode ser usada sozinha ou com sobreposições. Ao mesmo tempo que alonga a silhueta e confere elegância ao visual, a peça de gola alta ajuda a proteger a região do pescoço, do tronco e dos braços.
Cardigan – Esse casaco de lã cria sobreposições elegantes e aquece bem, sem adicionar muito volume ao look para o frio. Por ser uma peça versátil, o cardigan pode ser encontrado em diferentes modelos, variando no corte, tipo de tecido e abotoamento. É uma ótima roupa de frio para se ter no armário!
Casaco tweed – Sucesso entre as roupas de frio femininas, o casaco tweed se popularizou nos anos 1950 pelas mãos da estilista Coco Chanel (sob o nome de tailleur Chanel). O tweed é um material pesado e de textura áspera, geralmente feito de lã grossa. Rica em detalhes, a peça pode virar tanto uma roupa de frio elegante como um look mais casual dependendo da modelagem.
Anorak – Também conhecido como jaqueta corta vento, o anorak é uma peça de inverno ideal para se proteger dos fatores climáticos, como chuva, neve e vento. Se você naturalmente se inclina para o look casual, esse tipo de roupa é a camada extra perfeita para combinar com capuzes e malhas em climas mais frios. Ainda tem a vantagem de ser leve e facilmente dobrável.
Parka – Com origens no vestuário militar, a parka é um casaco mais solto e alongado. O modelo costuma ser desenvolvido com um tecido impermeável, o que o faz ser uma boa opção para lugares de frio moderado e intenso.
Trench Coat – Esse casaco é um item clássico de inverno. As características principais da peça são seu tamanho alongado, abotoamento duplo e modelo acinturado, podendo contar ou não com um cinto de tecido.
Doudoune (ou jaqueta puffer) – Uma das roupas de frio masculinas e femininas mais indicadas para usar em destinos de inverno rigoroso. Feito de nylon ou poliéster, esse tipo de casaco de neve acolchoado oferece proteção enquanto adiciona um toque casual e estiloso ao seu look de frio.
Para completar o look: botas cuissardes (ou over knee) – Combinadas com uma roupa de frio elegante, essas botas de cano alto agregam uma estética clássica ao visual. Além disso, o calçado mantém as pernas cobertas e aquecidas.
Aposte nas camadas para se vestir no frio
O sistema de camadas (ou look “cebola”) é uma das melhores maneiras de se manter quente e confortável no inverno, pois você pode adicionar ou remover itens de acordo com as mudanças de temperatura. A primeira camada é composta pela segunda pele térmica, que fica em contato direto com o corpo e afasta a transpiração. Em seguida, vem as peças mais quentes, responsáveis por manter a temperatura. Por fim, a camada externa: calça, casaco e acessórios.
O equívoco mais comum sobre como se vestir no frio é que as camadas devem ser apertadas. Mas ao pensar que a roupa é uma barreira entre o seu corpo e o clima, você verá que uma blusa apertada está apenas aproximando sua pele do ar frio. São os espaços ou bolsões de ar que mantêm você aquecido.
Viagens para a neve pedem roupas impermeáveis
Se você vai viajar para um destino nevado, é importante escolher peças adequadas para lidar com as condições climáticas locais. Ao escolher suas roupas para neve, priorize peças de tecidos impermeáveis, desde as luvas até a jaqueta. No caso dos calçados, opte por botas de neve com solado antiderrapante.
Gostou de saber mais sobre as roupas de frio mais estilosas? Então comece a procurar looks perfeitos para você poder usar no inverno brasileiro ou durante suas férias para o exterior. E para saber mais sobre o universo do inverno e da neve, inscreva- se na nossa Newsletter gratuita!