Ski Bike — ou Ski Bob — é um dos mais divertidos e populares veículos da neve que você pode pilotar nas férias de inverno. Esta invenção surgiu há mais de 170 anos e, inicialmente, era utilizada como meio de transporte entre as regiões nevadas dos Alpes. Hoje em dia, o ski bike é apreciado como um esporte e tem como foco o lazer e a diversão de seus praticantes. Para saber mais sobre essa mistura entre esqui e bicicleta, continue lendo!
Ski Bike: o que é?
Se você é fã de esportes na neve, vale entender melhor o que é ski bike. O veículo é parecido com uma bicicleta, mas tem esquis no lugar das rodas. Pode soar complicado, mas o seu funcionamento é bem simples: assim como para esquiar na neve, é preciso usar a gravidade e a pressão sobre os esquis para controlar o percurso. Assim, você une o melhor do esqui e do mountain bike em uma só atividade!
Conheça os tipos de Ski Bike
Existem três tipos de ski bikes: o tipo I, chamado de “ski bobs” ou “clássico”, o tipo II, conhecido como “freestyle” ou “pegger”, e o tipo III, denominado “trike” ou “3-ski”. Para escolher o seu preferido e garantir o sucesso das suas férias de inverno, confira os principais detalhes sobre cada um a seguir:
- Tipo I – Clássico
Este modelo é caracterizado por ter o mesmo design de origem do veículo, com um centro de gravidade baixo. Conhecido como “ski bob” durante as décadas de 60 e 70, ele deve ser conduzido na posição sentada.
- Tipo II – Freestyle
O modelo freestyle é um estilo mais recente, originário da América do Norte, que se assemelha às mountain bikes. O praticante pode conduzir este tipo de ski bike tanto em pé quanto sentado.
- Tipo III – 3-Ski
3-Ski Bikes têm se tornado cada vez mais populares. Diferente dos outros tipos de ski bikes, o design deste modelo é composto por três esquis — dois traseiros e um conectado à frente do guidão. Ele deve ser conduzido em pé e, geralmente, possui suspensão dianteira.
É difícil aprender a modalidade?
Se aventurar na modalidade pode ser mais fácil do que esquiar na neve. Isso porque o design do veículo é bastante estável e confortável para pessoas de todas as idades — inclusive, o Ski Bike é uma boa alternativa de esporte na neve para praticantes com deficiências físicas.
Se você deseja aprender, o ideal é buscar estações de esqui que ofereçam aulas de Ski Bike para iniciantes. Poucas aulas já costumam ser o suficiente para promover a segurança e o domínio básico necessários para o início dessa aventura. Vale a pena tentar!
Onde praticar o esporte?
Nem todas estações de esqui permitem o Ski Bike. Por isso, antes de comprar as passagens e fazer as malas rumo à viagem de inverno, é importante confirmar se o destino escolhido atende às suas expectativas em relação ao esporte.
Entre os lugares que abrigam a prática do esporte, estão as estações de La Plagne e Val Thorens, ambas na França. La Plagne faz parte do Paradiski, que é um dos maiores domínios esquiáveis do mundo. Já Val Thorens está situada no coração da área dos 3 Vales e é conhecida por ser a estação de esqui mais alta da Europa.
Gostou de conhecer mais sobre o Ski Bike? Esperamos que sim! Para continuar recebendo conteúdos exclusivos sobre esportes na neve e turismo de inverno, assine a nossa Newsletter gratuita.
Crédito das fotos: Shutterstock