Técnicas de esqui: como dominar as pistas pretas?

Compartilhe:

Uma das melhores sensações do mundo é se desafiar em uma pista de esqui e, ao final da descida, perceber que dominou completamente o trajeto, independentemente de sua inclinação, obstáculos e trajeto. Para os esquiadores mais experientes, uma pista preta superada vale mais do que qualquer troféu e vira história para ser contada no “après-ski” entre bebidas e petiscos até o final das férias. 

Se é essa a sensação que você está buscando, a gente mostra abaixo algumas das técnicas a serem aperfeiçoadas e os maiores desafios que você pode encarar. Preparado ou preparada?

Newsletter
Você na Neve

As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.

Como esquiar uma pista preta e curtir a experiência ao máximo

A partir do momento em que um esquiador ou snowboarder passa a ter um bom controle sobre o seu equipamento e domina as técnicas necessárias para fazer curvas e frear, a grande maioria das pistas está ao seu alcance. Claro que é preciso conhecer seus limites e seu nível real de habilidade para não entrar em uma furada e evitar riscos desnecessários, mas na base do “devagar e sempre” e com uma dose de coragem, muitos obstáculos podem ser vencidos.

Porém, esquiar uma verdadeira pista preta – e vale sempre lembrar que a classificação das descidas pode ter pequenas diferenças entre os resorts espalhados pelo mundo – requer um alto grau de proficiência. Além das habilidades básicas de controle de velocidade e curva, é necessário estar confortável com mudanças bruscas de direção e frenagem, que requerem tanto força física quanto equilíbrio. Usar bem as “edges” do esqui ou do snowboard também é fundamental para ter firmeza nos “carves” durante as partes mais íngremes do trajeto.

Antes de encarar uma aventura dessas, lembre-se que além de estar em dia com as manobras de esqui, você também vai precisar contar com equipamento apropriado, então prepare uma lista de itens que não podem faltar nos bolsos antes de ir para a montanha. Certifique-se de que você tem tudo que precisa para o desafio e que os seus esquis, poles ou snowboard estão em bom estado, com as lâminas afiadas e bem encerados.

Os grandes trajetos com o selo “Pista Preta” de qualidade

Se você está em busca da pista de esqui ideal para experimentar essa emoção a gente apresenta algumas opções abaixo.

  • Alpe d’Huez – França: Bem-vindo ao lar da La Sarenne, a pista de esqui mais longa do mundo. São 18km – sim, isso mesmo – montanha abaixo com diferentes níveis de inclinação e os mais variados desafios. Há múltiplas opções de rotas evitando sessões mais íngremes ou cortando caminho para trechos mais rápidos. Em resumo, La Sarenne tem de tudo.
  • Le Massif – Canadá: À beira do rio Saint Laurent, Le Massif possui uma série de pistas desafiadoras para diferentes níveis, com mais de 30% de sua área recomendada para esquiadores e snowboarders de nível avançado. Dentre as descidas mais arrepiantes está Le Massif, que leva você do alto da montanha até as proximidades do rio em sua base. Gostou? Então comece a planejar sua ida ao Canadá agora mesmo!
  • Zermatt – Alpes Suíços: Zermatt é um dos resorts de esqui mais conhecidos do mundo, e sua fama é justificada. Na região do pico Matterhorn você terá à disposição 21 pistas de nível avançado para desfilar as suas manobras de esqui, garantindo dias e dias de aventura sem precisar repetir as mesmas descidas várias vezes. Além disso, o visual é de tirar o fôlego, simplesmente inesquecível.
  • Yabuli – China: Para quem quer fugir dos destinos mais tradicionais e ainda assim experimentar a adrenalina, Yabuli é uma ótima opção. No maior (e tido como o melhor) resort de esqui da China você terá acesso a pistas que são usadas pela própria delegação do país nos treinamentos para as Olimpíadas de Inverno. Está bom ou quer mais?

Compartilhe:

Matérias Relacionadas