Tignes vs. Val d’Isère: qual é a diferença?

Compartilhe:

Apesar de serem estações distintas, Tignes e Val d’Isère são muitas vezes associadas em conjunto, já que juntas formam a área de esqui denominada Tignes-Val d’Isère. Localizada nos Alpes franceses, a área dispõe de 300 quilômetros de pistas que contemplam todos os níveis de habilidade – desde os iniciantes até os mais experientes.

Além dos esportes na neve, Tignes e Val d’Isère também oferecem inúmeras atrações de après-ski, como bares, restaurantes, lojas e atividades de lazer. As estações ainda oferecem excelentes hotéis e resorts com pacotes completos. Não por acaso, ambas as estações são muito renomadas e procuradas.

Se você planeja uma viagem para a neve, mas está na dúvida sobre qual das duas escolher, confira o conteúdo a seguir com as principais diferenças entre Val d’Isère e Tignes:

Tignes e Val d’Isère: entenda a diferença entre as duas estações de esqui na França

Tignes e Val d’Isère são estações de esqui que ficam bem próximas uma da outra. Contudo, as duas áreas possuem algumas particularidades, principalmente em relação à estrutura e ao nível de dificuldade das pistas. Tignes é conhecida por ter terrenos mais altos e menos inclinados. Val d’Isère, por sua vez, tem caminhos de esqui mais desafiadores. 

Em resumo, podemos dizer que Tignes é mais indicada para pessoas que não possuem tanta familiaridade com o esqui. Por outro lado, Val d’Isere também abriga áreas para iniciantes e, portanto, não deixa de ser um destino ideal para famílias e esquiadores sem muita experiência.

Tignes é um verdadeiro paraíso para quem é apaixonado por esportes de inverno

Tignes é cerca de 250 metros mais alta do que Val d’Isere, o que garante uma grande queda de neve durante toda a temporada de esqui. A estação possui 150 quilômetros de pistas para todos os níveis de habilidade e áreas destinadas a outros esportes de inverno. Você pode descer as montanhas de trenó, fazer voo de parapente ou participar de trilhas guiadas e caminhadas com raquete

Algumas das atividades imperdíveis em Tignes são: 

  • Snowboard;
  • Escalada no gelo;
  • Snowmobile;
  • Tours de helicóptero;
  • Montanhismo;
  • Mountain bike na neve;
  • Patinação no gelo; 
  • Snowtubing (descida de boia na neve);
  • Voo de ultraleve;
tignes
Tignes, na França, é uma das estações de esqui mais famosas do mundo | Shutterstock

Outro grande atrativo de Tignes é o Parque Nacional da Vanoise. O local é um dos mais bonitos pontos dos Alpes franceses, onde você tem a oportunidade de contemplar paisagens deslumbrantes. O acesso é gratuito e pode ser visitado durante todo o ano.

Val d’Isère é conhecida pelas pistas desafiadoras e diversas atraçõesde après-ski

Val d’Isère abriga pistas de esqui mais íngremes. Por isso, a estação costuma ser a favorita dos esquiadores profissionais. Uma das áreas mais desafiadoras e que atrai atletas do mundo todo é a “Face de Bellevarde”. A pista foi palco das Olimpíadas de Inverno de Albertville, em 1992, e possui 3 quilômetros de extensão e 959 metros de queda vertical. 

Entretanto, Val d’Isère também possui áreas esquiáveis destinadas a pessoas iniciantes. A estação ainda oferece diversas trilhas dedicadas às caminhadas. Porém, os maiores destaques de Val d’Isère são as atrações de après-ski. A região tem uma vida noturna agitada e bons restaurantes com o melhor da gastronomia dos Alpes franceses. 

Por fim, Val d’Isère é um dos melhores destinos de inverno para fazer compras. 

Val d'Isere no inverno
Atrações après-ski são um dos maiores destaques de Val d’Isère | Shutterstock

Como chegar em Tignes-Val d’Isère?

As estações de Tignes e Val d’Isère podem ser acessadas pelos aeroportos de Chambéry e Lyon, na França. Os turistas internacionais também podem chegar pelo aeroporto de Genebra, na Suíça, pois a região é próxima à fronteira. O caminho do aeroporto até as estações de esqui pode ser feito de carro, ônibus ou transfer, com duração média de 2 a 3 horas. 

Partindo de Paris, é possível chegar ao domínio Tignes-Val d’Isère pela linha TGV. A estação ferroviária mais próxima fica em Bourg-Saint-Maurice e o percurso dura cerca de 45 minutos.

Onde se hospedar em Val d’Isère e Tignes? Club Med conta com excelentes resorts com pacotes All Inclusive 

A área de esqui de Tignes-Val d’Isère conta com dois resorts Club Med: Club Med Val d’Isère e Club Med Tignes. Ambos oferecem pacotes All Inclusive (tudo incluído), com refeições completas (café da manhã, almoço e janta), serviços de bar e aperitivos, aulas de esqui/snowboard, clubes infantis e passe de teleférico. 

Como as áreas de esqui de Tignes-Val d’Isèr são próximas, você pode curtir as duas estações em uma mesma viagem.  

Resorts Club Med são opções de hospedagem | Shutterstock

Gostou de conhecer as diferenças entre as estações de esqui de Tignes-Val d’Isère? Tomara que sim! Se você quer ficar por dentro do universo de turismo de inverno, assine nossa Newsletter gratuita. 

Compartilhe:

Matérias Relacionadas