Álcool e ski na neve: é seguro beber antes e durante a prática?

Compartilhe:

Álcool e ski na neve são duas coisas que costumam andar juntas em viagens para destinos de inverno. Afinal, o apelo das principais estações de esqui do mundo vai muito além das pistas bem cuidadas e das vistas incríveis. Parte do motivo que leva pessoas do mundo inteiro a viajar para esses locais é curtir os bares, os restaurantes e a vida noturna da estação e seus arredores, mesmo após um dia intenso nas montanhas. 

Agora, e quando o consumo de álcool se dá logo antes de começar a esquiar? Será que isso é uma boa ideia? Continue lendo e entenda mais sobre o assunto.

Álcool e ski na neve para iniciantes

Se você é iniciante ou quer aprender como esquiar na neve e pretende consumir álcool antes de entrar na pista, esqueça essa ideia. Manter-se em pé na prancha de esqui já não é uma das tarefas mais fáceis. Imagina só com os efeitos do álcool circulando pelo sangue! Deixe as comemorações e os brindes para depois e concentre-se em aprender e melhorar no ski na neve. 

Vale lembrar que as estações de esqui oferecem aulas para iniciantes, então não deixe de fazê-las se julgar necessário.

aulas de esqui para iniciantes
Aulas para iniciantes estão disponíveis em diversas estações de esqui | Shutterstock

Álcool e ski na neve para esquiadores mais experientes

Sabemos que o consumo de álcool acaba resultando em uma inibição do medo e uma vontade maior de experienciar sensações (e situações) extremas. Ao andar de esqui logo depois de beber (ou até mesmo enquanto bebe), você pode acabar superestimando as suas habilidades e ser levado à prática do esporte sem a segurança necessária. Afinal, acidentes também acontecem quando nos sentimos mais seguros e não damos a devida atenção para o que estamos fazendo.

Se você é um praticante avançado do ski na neve, deixe para consumir álcool após a prática do esporte na neve. Toda segurança é pouco e, ao esquiar embriagado, você pode colocar em risco não só a sua vida como também a de outros esquiadores.

Entenda a cultura do après-ski

Agora, só porque o consumo de álcool antes ou durante a prática do ski na neve não é recomendado, não significa que a sua viagem não possa ter boas distrações alcoólicas. Na verdade, um dos pontos mais fortes da cultura de esqui é o après-ski. Inicialmente, este termo se referia a qualquer atividade praticada após passar o dia esquiando na neve. No entanto, hoje é bastante associado à ida a bares e festas.

grupo de amigos no apres ski
O après-ski é um momento muito divertido de qualquer viagem pra neve | Shutterstock

Praticamente todas as estações de esqui fomentam uma vida noturna em seus arredores, justamente para que você possa aproveitar cada momento de sua viagem e tenha uma experiência completa. 

Em locais como Val Thorens, na França, ou em St. Moritz, na Suíça, você encontra festas animadas, restaurantes premiados e bares com drinks deliciosos em um mesmo lugar. Em uma viagem bem planejada, há tempo suficiente para curtir a vida noturna desses locais de todos as formas possíveis.

Beber e esquiar é ilegal?

A resposta para essa pergunta vai depender de onde você está. No estado do Colorado, nos Estados Unidos, por exemplo, é possível levar uma multa de até mil dólares, enquanto na França, essa combinação é crime com direito a pena de até um ano de prisão. É importante consultar as leis em vigor referentes a esse assunto no destino de neve de sua escolha.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o ski na neve? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.

Compartilhe:

Matérias Relacionadas