Après-ski é um termo francês que pode ser traduzido como pós-esqui. Em outras palavras, é uma referência a todas as atividades além do esqui que você pode fazer depois de um dia de aventuras nas pistas. Afinal, as férias na neve têm roteiros completos, com muitos esportes de inverno e adrenalina, mas também com restaurantes, bares, compras, spas, entretenimento e muita socialização. Não há nada melhor que se divertir nas montanhas e, depois, celebrar as conquistas ao lado da família ou amigos. Saiba mais sobre a cultura do après-ski a seguir!
Newsletter
Você na Neve
As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.
Newsletter
Você na Neve
As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.
Après-ski: dos Alpes franceses para o mundo
Comidas e bebidas comemorativas após um dia de esqui já eram um costume na Noruega no final do século 19. Mas a palavra après-ski só foi introduzida nos Alpes franceses durante a ascensão comercial do esqui na década de 1950. A partir daí, a tradição se espalhou pela Áustria, Suíça e outros países europeus.
Hoje, o après-ski se firmou como uma forte parte da cultura do esqui nos principais destinos de neve ao redor do mundo. Para os viajantes, os momentos de socialização após um dia nas encostas são tão importantes quanto os esportes de inverno em si. O roteiro ideal das férias na neve, portanto, deve equilibrar essas duas esferas.
Afinal, o que dá para fazer no pós-esqui?
A definição de après-ski hoje em dia é mais livre, e engloba tudo que se pode fazer nas estações de esqui depois das aventuras esportivas. Para alguns, isso pode significar beber uma cerveja com os amigos ou curtir uma après-ski party, com drinks, DJ’s e shows animando as multidões. Um dos après-ski mais famosos da Europa é o La Folie Douce, que tem locais em várias estações de esqui francesas e é conhecido por suas festas extravagantes ao lado das pistas.
Para outros perfis de viajantes, o aprés-ski é sinônimo de relaxar em um lounge aconchegante, aproveitar um momento de bem-estar nos spas ou experimentar uma série de outras atividades de inverno, como snowmobile ou patinação no gelo. O leque de opções après-ski também pode incluir uma pausa para saborear um fondue de queijo ou outras especialidades da gastronomia local.
A escolha da hospedagem também faz toda a diferença para curtir um après-ski variado. Os melhores resorts de redes internacionais oferecem piscina aquecida, spas, banheiras de hidromassagem, atividades de lazer, além de áreas com bares e entretenimento noturno para ninguém ficar parado. Nesse caso, o après-ski pode ser aproveitar a estrutura do seu resort.
Que horas começa o après-ski?
Não há uma hora oficial, mas na maioria das estações de esqui o après começa no meio da tarde e dura até o jantar, ou seja, mais ou menos entre 15h e 19h. Isso é tempo suficiente para relaxar e se recuperar antes de fazer uma boa refeição e, em seguida, ter uma boa noite de sono, pronto para mais um dia na neve. No entanto, tem gente que não abre mão de prolongar a diversão e dançar a noite toda!
O que vestir no après-ski?
Como as pessoas saem direto das pistas para o après-ski, normalmente permanecem nos locais com os equipamentos e roupas de esqui que estão usando. Claro, há sempre a opção de voltar para sua acomodação para se trocar primeiro, se quiser – mesmo que isso signifique apenas trocar suas botas de esqui por algo mais confortável ou pegar um gorro e uma blusa mais leve. Vale mencionar que a maioria dos bares e restaurantes tem racks para guardar os esquis e bastões.
A conclusão é que o après-ski é sobre se divertir e compartilhar as aventuras do dia com outros esquiadores. É uma ótima experiência social, independentemente se você prefere brindar no seu resort, curtir a vista de um chalé perto das pistas, relaxar em um spa com os amigos ou dançar a noite inteira. Faça sua escolha e nos vemos em alguma estação de esqui pelo mundão!