O que uma pessoa que não esquia pode fazer em uma estação de esqui?

Compartilhe:

Durante uma viagem para uma estação de esqui, muita gente pensa que os tradicionais esportes de inverno são a única atividade possível. Mas, hoje em dia, os destinos de neve são grandiosos complexos de lazer e descanso, oferecendo muito mais que um local para esquiadores. Se você ou alguém do seu grupo resolver não esquiar, não tem problema! Nas melhores estações de esqui, há uma variedade de atrações para pessoas de todas as idades – de passeios pelos arredores a spas, passando pela gastronomia. Veja algumas dicas:

Newsletter
Você na Neve

As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.

Descubra todas as possibilidades que a neve oferece

Em um grupo de viagem para a neve, é comum nem todo mundo acompanhar as atividades da maioria, como esquiar e praticar snowboard. A boa notícia é que há muitas opções de atividades para não esquiadores: caminhadas de inverno (nórdica ou com raquetes nos pés), passeios de teleféricos, patinação no gelo, snowmobile (moto de neve) e muito mais. Se for uma viagem de férias na neve com crianças, há ainda um universo de possibilidades de brincadeiras para compartilhar com os pequenos, como fazer um boneco de neve, descer uma montanha de trenó ou curtir um momento divertido na piscina aquecida do seu hotel ou resort.

Caminhada em Les Arcs
As caminhadas de inverno são um ótimo programa para não esquiadores | Foto: cortesia Club Med

Aproveite as férias na neve para conhecer lugares próximos

Separe um ou mais dias no seu roteiro de viagem para conhecer as cidades ou vilarejos vizinhos. Nos principais destinos de inverno pelo mundo você tem a opção de fazer alguns passeios “bate e volta” a lugares que valem uma visita mesmo sem esquiar. No Canadá, por exemplo, quem viaja para a estação de Le Massif de Charlevoix pode aproveitar para conhecer as atrações de inverno de Quebec, cidade que reúne bons programas culturais, históricos e gastronômicos. Já em La Plagne, uma das melhores estações de esqui na França, é possível ir de trem até a charmosa cidade de Lyon e explorar seus atrativos.

Reserve momentos do seu dia para relaxar e se reconectar

Nem só de passeios é feita uma viagem para ver neve. Nos destinos nevados você pode aproveitar muitas atividades além do esqui, como passar um período nos Spas, presentes nas melhores redes de resorts. Invista no seu bem-estar com uma massagem relaxante ou um tratamento estético enquanto descansa o corpo e mente e repõe as energias. Depois, que tal estender o momento relax em uma piscina aquecida com vista para as montanhas nevadas ou, então, participar de uma aula de yoga? Você decide!

Momentos relax também fazem parte de uma viagem para a neve | Foto: Shutterstock

Uma maratona de compras também faz parte de uma viagem à neve

Para quem gosta de compras, as lojas dos destinos de inverno são uma atração que não dá para pular, nem que seja só para olhar as vitrines. Nas estações de esqui mais luxuosas da Europa, como Val d’Isère e Courchevel, na França, e Saint Moritz e Zermatt, na Suíça, há muitas boutiques de grifes famosas, com peças únicas e  artigos de inverno, além de lojas de chocolates, galerias de arte, antiquários, joalherias e lugares para comprar souvenirs. Os mercados com itens tradicionais de cada local também não podem ficar de fora da programação dos não esquiadores.

Não deixe de experimentar a gastronomia típica local

Experimentar as comidas típicas de uma região também é uma forma de conhecer melhor a cultura local. E nos destinos de inverno isso não é diferente! A gastronomia dos Alpes franceses, por exemplo, tem uma variedade de pratos tradicionais deliciosos, incluindo o fondue savoyarde, a raclette e a tartiflette. A Suíça, a Itália e a ilha de Hokkaido, no Japão, são outros lugares com neve famosos pela gastronomia de inverno. E em todos esses destinos há opções para todos os gostos e bolsos: de locais mais acessíveis a restaurantes com estrela Michelin.

Fondue suíço
Um bom fondue não pode faltar nas férias de inverno | Foto: Shutterstock

Aproveite a vida noturna das estações de esqui

Além de restaurantes, as melhores estações de esqui têm uma boa seleção de bares, pubs, casas noturnas e eventos para quem quer curtir a noite. Independentemente se você passou o dia esquiando ou não, é uma ótima forma de socializar e compartilhar momentos divertidos com a família e os amigos após uma extensa programação de férias. Há lugares com música ao vivo, espaços para dançar, festas temáticas, bares intimistas para quem prefere uma noite mais tranquila… Se a ideia é fazer uma viagem mais badalada, considere uma viagem para as estações francesas de Val Thorens e Les Arcs, famosas pela animada cena après-ski (pós-esqui).

Visite os mirantes para admirar as paisagens nevadas

Ao chegar em uma estação de esqui você vai se impressionar de cara com as paisagens de montanhas com neve. Alguns cenários de inverno ficam ainda mais fantásticos com lagos congelados, florestas cobertas de branco e as belas construções dos vilarejos. E, dependendo do destino escolhido, você pode visitar alguns mirantes incríveis – muitas vezes de teleférico –, de onde é possível ter uma vista panorâmica de tirar o fôlego, além de tirar ótimas fotos para guardar de recordação.

A vista dos mirantes rende as melhores fotos de uma viagem à neve | Foto: Shutterstock

Portanto, se você não gosta ou não quer esquiar e estava em dúvida se valeria a pena fazer uma viagem de férias para a neve, agora já sabe que tem um mundo de possibilidades! É só escolher suas atividades preferidas, montar sua programação e se divertir compartilhando bons momentos a dois, em família ou com os amigos!

Compartilhe:

Matérias Relacionadas