As geleiras mais bonitas do mundo

Compartilhe:

As geleiras são uma das maravilhas naturais do nosso planeta e, por isso, atraem muitos visitantes para contemplar sua beleza e magnitude. Formadas por diversas camadas de neve compactadas e recristalizadas, essas massas de gelo exibem tamanhos imagináveis, formas surpreendentes e cores absolutamente espetaculares. Da Argentina à Islândia, listamos abaixo belas imagens de geleiras e paisagens de inverno que vão inspirar a sua próxima viagem. Confira!

Geleira Perito Moreno (Argentina) esbanja beleza

Geleira Perito Moreno

A geleira Perito Moreno, no coração da Patagônia, é um Patrimônio Mundial da UNESCO e uma das atrações de inverno mais famosas da Argentina. Com 60 metros de altura, ou aproximadamente o tamanho de um prédio de 15 andares, o monumento está localizado em um campo de gelo que faz parte da terceira maior reserva de água doce do mundo. Passarelas permitem observar a geleira.

Lambert (Antártica) é a maior geleira do mundo

Vista para a Geleira Lambert

Em uma região isolada da Antártica Oriental, você encontra Lambert, a maior geleira do mundo. Os números são impressionantes: 64 km de largura, 400 km de comprimento e cerca de 2.500 m de profundidade .Com o objetivo de preservá-la, apenas um ou dois navios turísticos passam por ano pela região.

Vatnajökull (Islândia) está entre as grandes geleiras

Interior da geleira Vatnajokull

A geleira Vatnajökull é uma das grandes atrações do turismo na Islândia e ocupa uma área de 7.900 km², o que representa 8% do território do país. Em uma visita à região no inverno, não perca a oportunidade única de visitar as incríveis cavernas de gelo que integram o Parque Nacional de Vatnajökull.

Portage (EUA) é uma das belas geleiras do Alasca

Vista para a geleira Portage

Portage é uma das grandes geleiras do Alasca que valem a pena contemplar. Ela está localizada na Floresta Nacional de Chugach, a cerca de 80 km da cidade de Anchorage. Embora a geleira esteja recuando, ainda é possível vê-la por meio de  um passeio de barco pelo Lago Portage ou a partir de diversas trilhas da região.

Fox Glacier (Nova Zelândia) rende fotos fantásticas

Esportista na Fox Glacier

Escondida nos Alpes do Sul da Nova Zelândia, a Fox Glacier é alimentada por outras quatro geleiras alpinas da região, que recebem cerca de 30 metros de neve por ano. Para ver a geleira, você pode ir em direção ao Lago Matheson ou fazer uma caminhada sobre o gelo. Voos panorâmicos também estão disponíveis.

Mer de Glace (França): uma incrível geleira nos Alpes

Interior da geleira Mer de Glace

Em uma viagem para os Alpes franceses, na região do maciço do Mont Blanc, você encontra a geleira Mer de Glace. Com 7,5 km de comprimento e 200 m de profundidade, ela é considerada a geleira mais extensa da França. O cenário, que inclui uma caverna de gelo, pode ser visitado a partir da estação de Chamonix. 

Jostedalsbreen (Noruega) forma um belo cenário

Esportista na geleira Jostedalsbreen

Jostedalsbreen, no oeste da Noruega, é a maior geleira da Europa continental, com aproximadamente 60 km de comprimento e uma área de 487 km². Um dos pontos mais populares dessa enorme massa de gelo é o seu braço Nigardsbreen (na foto), que oferece um cenário espetacular para quem deseja tirar fotos de geleiras. 

Jakobshavn (Groenlândia) faz parte da história

Vista para a geleira Jakobshavn

Com 80% de sua superfície coberta de gelo, a Groenlândia tem paisagens de inverno fantásticas. E uma das mais fascinantes é a geleira Jakobshavn, perto da cidade de Ilulissat, que ficou mundialmente conhecida por ter sido a fonte do iceberg que afundou o Titanic.

Glaciar Grey (Chile) tem um visual impressionante

Vista para a Grey Glacier

Situado no Parque Nacional Torres del Paine, na Patagônia Chilena, o Glaciar Grey está entre as paisagens de neve que você precisa conhecer um dia. Seu nome faz referência aos tons de azul da geleira em contraste com os tons de cinza-escuro do lago Grey. Os passeios turísticos partem da cidade de Puerto Natales.

Glaciar Taku (EUA) é uma das geleiras mais resistentes

Vista para a geleira Taku

Taku, no Alasca, é classificada como uma das geleiras mais profundas e espessas – 1477 m – do planeta. Situada no Alasca, a sudeste da cidade de Juneau, o cenário foi objeto de estudo nas últimas décadas devido à sua resistência ao aquecimento global, sendo a última geleira a se render às mudanças climáticas. 

Aletsch (Suíça) está entre as belas imagens de geleiras

Vista para a geleira Aletsch

Com cerca de 11 bilhões de toneladas de gelo, Aletsch é considerada uma das maiores geleiras da região dos Alpes. Infelizmente, aqueles que querem admirar esse cartão-postal natural devem ir o quanto antes, pois espera-se que a Aletsch diminua 50% ainda neste século.

Aventure-se sobre as geleiras 

Enquanto muitas geleiras permitem caminhadas guiadas, com equipamentos de segurança e calçados especiais, outras são perfeitas para esquiar e praticar snowboard. É o caso da geleira Grande Motte, localizada na área de esqui francesa Tignes-Val d’Isère, onde é possível esquiar até no verão. Zermatt (Suíça), Hintertux (Áustria) e Whistler (Canadá) são outros destinos de neve que têm geleiras esquiáveis. 

Agora que você conheceu algumas das geleiras mais bonitas do planeta, que tal escolher uma (ou mais!) para entrar no roteiro da sua próxima viagem? Para ver mais imagens de geleira e outros assuntos relacionados à neve, não deixe de se inscrever na nossa Newsletter. É gratuita e cheia de conteúdos exclusivos! 

Crédito das fotos: Shutterstock 

Compartilhe:

Matérias Relacionadas