Fazer turismo na Islândia se tornou o desejo de muitos viajantes nos últimos tempos. Afinal, é difícil encontrar em outras partes do mundo uma concentração de paisagens de inverno tão espetaculares e grandiosas. O país é sinônimo de natureza em estado bruto; uma mistura impressionante de fogo e gelo: são cerca de 300 vulcões e 270 geleiras espalhados pelo território. Se você já está de olho nesse destino, mas não sabe o que fazer na Islândia, vamos te mostrar alguns dos locais e experiências que te esperam por lá. Acompanhe com a gente!
Belezas e cultura na capital Reykjavik
Uma viagem pela Islândia começa pela capital Reykjavik, um dos melhores lugares para ver neve em fevereiro. A cidade é pequena, então algumas horas são suficientes para ver o essencial. Entre as atrações imperdíveis estão a igreja de Hallgrimskirkja (em destaque na foto), a rua Laugavegur (a principal artéria comercial), o Lago Tjörnin e a escultura “Sun Voyager”.
A cidade também tem muitos museus que permitem você aprender mais sobre a história e a geografia do país. Vale a pena colocar no roteiro o Museu Nacional da Islândia, o Museu Perlan (com a primeira caverna de gelo coberta do mundo e uma exposição interativa sobre geleiras), o Museu da Aurora Boreal (Aurora Reykjavik) e o Museu das Baleias da Islândia (Whales of Iceland).
Relaxe nas águas termais da Blue Lagoon
Quando se pensa em turismo na Islândia, a imagem dos spas de fontes termais vem à cabeça de muitas pessoas. A Blue Lagoon (Lagoa Azul) é a mais famosa delas e, sem dúvida, a mais bonita. Fica a apenas 40 minutos de Reykjavik, perto do aeroporto internacional, e está na programação de quase todos os viajantes.
A entrada é um pouco cara, mas tomar banho nessa lagoa de águas quentes é uma ótima experiência. Se o preço, porém, estiver além do seu orçamento, você pode optar por nadar na Lagoa Secreta (localizada na rota do Círculo Dourado) ou nos Banhos Naturais de Myvatn, no norte da Islândia, como alternativa.
Veja a dança de cores da Aurora Boreal
Ver as luzes dançantes da Aurora Boreal é o sonho de muitos viajantes, e a Islândia é um dos melhores lugares do mundo para “caçar” o fenômeno. Você pode fazer um passeio organizado por uma agência especializada, que vai te levar aos melhores pontos para fotos – geralmente são locais isolados, sem poluição luminosa. No entanto, vá sabendo que há muitas noites em que a Aurora Boreal não aparece.
A época ideal para ver a Aurora Boreal na Islândia é entre os meses de outubro e março, mas, na verdade, é possível ver as luzes já no fim de agosto e até em abril. A hora da noite também pode ter um impacto na facilidade de ver a Aurora na Islândia. Geralmente, das 21h às 2h é o horário nobre de exibição.
O turismo na Islândia tem observação de baleias
Ao longo da costa islandesa, você pode ver mais de vinte espécies de cetáceos: de golfinhos às maiores baleias do mundo: as baleias azuis. Existem dois locais principais para avistar esses belos mamíferos: Reykjavík, a capital localizada no sudeste, e Húsavík, no norte da Islândia. Excursões de observação de baleias estão disponíveis durante todo o ano, mas o verão é a época mais indicada.
Jökulsárlón: a lagoa glacial mais famosa da Islândia
Jökulsárlón, que significa literalmente “lagoa glacial”, é uma das atrações naturais mais famosas do país. Localizado na costa sul, entre a cidade de Höfn e o Vatnajökull Park, o local é marcado por blocos de gelo que se desprendem da geleira e transitam para a Diamond Beach, uma praia de areias negras.
O contraste entre o azul-turquesa, o azul-escuro dos “mini-icebergs”, a cor amarela do sulfureto vulcânico, o branco da neve e, finalmente, a cor escura da areia, rende fotografias de viagem espetaculares. Vale a pena conhecer!
Visite os locais do Círculo Dourado
O Círculo Dourado (Golden Circle) é o nome dado a um conjunto de atrações naturais localizadas em uma área restrita perto de Reykjavik. Os três principais locais dessa rota do turismo na Islândia são os gêiseres de Geysir, a magnífica cachoeira de Gullfoss (na foto) e o Parque Nacional de Thingvellir. É um passeio imperdível, de fácil acesso e que pode ser feito em um único dia.
O país tem cavernas de gelo surreais
Visitar uma caverna de gelo nos meses de inverno está entre as atividades mais destacadas nos guias de turismo. Elas são formadas onde as geleiras derretem (línguas de gelo), e novas aparecem a cada ano, em diferentes formas e locais.
A área mais popular para visitar cavernas de gelo é o Parque Nacional Vatnajökull, no sudeste do país. A caverna mais popular de todas é a Caverna de Cristal, já que é a mais acessível e as empresas de turismo conseguem dirigir até a entrada.
Turismo na Islândia: road trip ou excursões?
Para fazer uma viagem para Islândia, você pode contratar excursões a partir da capital Reykjavik ou alugar um carro, se tiver com sua Permissão Internacional para Dirigir (PID). A vantagem da road trip independente é que você consegue percorrer as estradas no seu próprio ritmo e provavelmente isso custará menos.
Mas se você tem pouco tempo ou quer evitar mudar de hotel ou dirigir, pode optar pelas excursões. Os principais locais turísticos do centro e do sul da Islândia podem ser alcançados em passeios de um dia a partir de Reykjavik, tanto no verão quanto no inverno. E assim você tem a companhia de guias falando sobre as atrações.
Quando ir para a Islândia? Inverno ou verão?
Pode-se dizer que o país só tem duas estações definidas: inverno e verão. E fazer uma viagem de turismo na Islândia é totalmente diferente nessas duas épocas do ano. Aqui estão as principais diferenças:
Islândia no inverno (outubro a abril) – É a época para ver a Aurora Boreal e as belas paisagens de neve do país. Ao contrário do que muita gente pensa, as temperaturas da Islândia no inverno são frias, mas raramente ficam abaixo de 0 °C (apesar do vento ser congelante!). Os dias são muito curtos (o sol se põe por volta das 16h), então é bom planejar suas atividades com essa informação em mente.
Islândia no verão (maio a setembro) – Os meses de verão coincidem com a alta temporada do turismo na Islândia. Há muitos eventos e todas as estradas, hotéis e infraestruturas turísticas estão abertas, o que facilita a programação. O sol se põe bem tarde (às vezes depois das 23h) e as temperaturas são menos congelantes, ficando entre 10 e 15 °C. Em junho, acontece o fenômeno do Sol da Meia-Noite ou Dia Polar, ocasião em que o sol permanece visível 24 horas por dia.
E aí, ficou com vontade de fazer uma viagem para Islândia? Então comece já a organizar o seu roteiro e se preparar para viver experiências que só esse belo país europeu pode oferecer. E se precisar de mais dicas da Islândia e de outros destinos de neve pelo mundo, assine a nossa Newsletter clicando no link.