Como são diferentes de tudo que estamos acostumados, as paisagens de neve provocam um grande fascínio entre nós, brasileiros. Seja em uma estação de esqui, um vilarejo, uma reserva ecológica ou até mesmo uma grande cidade, os cenários cobertos de branco rendem fotos de viagem espetaculares e experiências para nunca mais esquecer. Se você sonha em conhecer paisagens com neve famosas ao redor do mundo, preparamos uma lista que vai te inspirar ainda mais. Acompanhe a seguir!
Newsletter
Você na Neve
As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.
Newsletter
Você na Neve
As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.
1. Mont Blanc, o ponto culminante da região dos Alpes
É impossível falar de paisagens com neve sem citar o Mont Blanc, a montanha mais alta dos Alpes. Você pode admirá-lo a partir de diversas estações de esqui da região, mas a melhor vista pertence ao mirante da Aiguille du Midi, a 3842 metros de altitude. Acessível por meio de um teleférico que sai do centro da cidade de Chamonix, o local descortina um visual esplêndido dos Alpes franceses, suíços e italianos. Uma experiência inesquecível!
2. Charlevoix: onde as montanhas nevadas e o rio se encontram
Paraíso para os amantes das paisagens de neve, Charlevoix, na província canadense de Quebec, oferece um mundo de possibilidades para desbravar a natureza. Além do esqui em Le Massif de Charlevoix, entre as montanhas e o rio St. Lawrence, os cenários branquinhos são um convite para fazer caminhadas de inverno, passear de trenó ou visitar os parques nacionais da região. Degustar a alta gastronomia com ingredientes locais também é uma experiência e tanto.
3. Dolomitas: uma das imagens de paisagens com neve mais famosas
A cadeia montanhosa das Dolomitas – um dos melhores lugares para ver neve na Itália – constitui apenas uma pequena parte dos Alpes, mas forma uma paisagem na neve de grande beleza. Designadas como Patrimônio Mundial da UNESCO, elas são feitas de calcário dolomítico, um material raro que dá às montanhas suas torres características. As encostas rochosas da área podem ser acessadas por meio da Great Dolomites Road, uma das estradas mais belas do mundo.
4. Os Alpes suíços reúnem algumas das paisagens de neve mais fotogênicas
A Suíça é facilmente um dos países mais belos do planeta, não importa quando você está visitando. No entanto, quando chega o inverno, os Alpes suíços e suas experiências ganham um encanto a mais: estações de esqui luxuosas, lagos congelados, montanhas nevadas a perder de vista e uma culinária de primeira. Para tirar boas fotos de paisagens com neve, não deixe de fazer o passeio de trem Glacier Express, que liga a estância de St. Moritz a Zermatt.
5. Monte Yotei, o primo do Monte Fuji, reina absoluto em Hokkaido
O Japão também reserva muitas paisagens para curtir a neve. Se você está com planos de passar férias de esqui na Ilha de Hokkaido, no norte do país, certamente vai ter a oportunidade de conhecer o principal cartão-postal da região: o Monte Yotei. Frequentemente comparada ao Monte Fuji por conta de suas semelhanças, a montanha (que, na verdade, é um estratovulcão) recebe milhares, senão milhões, de visitantes ao longo do ano.
6. O Parque Torres del Paine tem uma beleza nevada excepcional
Localizado na Patagônia chilena, o Parque Nacional Torres del Paine forma uma das paisagens de neve mais emblemáticas da América do Sul. Os dramáticos picos da Cordilheira do Paine são os grandes responsáveis para fazer do destino um dos cenários naturais mais bonitos do mundo. Com uma altitude máxima de 3050 metros no cume do Paine Grande, o maciço apresenta várias formações de aspecto peculiar, como os famosos “Los Cuernos” (Os Chifres).
7. Harbin e um dos festivais de neve mais surpreendentes do mundo
Todo mês de janeiro, no norte da China, muitos turistas visitam uma atração diferente de tudo no mundo: uma cidade temporária feita inteiramente de gelo. O Festival Internacional de Escultura de Gelo e Neve de Harbin acontece desde 1963 durante o inverno chinês, cobrindo cerca de 2,5 milhões de metros quadrados com arranha-céus, palácios e esculturas impressionantes. Se você estiver curtindo férias na estação de Yabuli, vale muito a pena incluir o festival na programação!
8. Shirakawa-go e Gokayama: dois vilarejos de contos de fadas para descobrir
As partes mais gélidas do Japão estão nas regiões mais ao norte, mas em nenhum outro lugar as paisagens de neve estão mais bem representadas do que nas casas peculiares de Shirakawa-go e Gokayama. Esses vilarejos de inverno protegidos pela UNESCO esbanjam charme e estão aninhados nas montanhas como globos de neve da vida real.
9. Parque Nacional da Vanoise: um destino imperdível nos Alpes franceses
Durante uma viagem para as estações de esqui francesas, como Les Arcs, Tignes e Val d’Isère, fazer um passeio no Parque Nacional da Vanoise é um programa altamente recomendado. Criado em 1963, o parque nacional mais antigo da França oferece 600 km de trilhas para caminhadas, diversidade de fauna e flora, além de mais de cem picos atingindo uma altitude de mais de 3 mil metros.
10. A Lapônia finlandesa combina cenários de neve com a magia do Natal
A Lapônia é a região mais ao norte da Finlândia e provavelmente um das paisagens de inverno mais idílicas que você vai conhecer na vida. Não há muitos lugares no mundo onde você possa visitar o Papai Noel, dar um passeio de trenó de renas ou dormir dentro de uma bolha para ver a Aurora Boreal – mas a Lapônia permite que você faça tudo isso e muito mais.
11. O Parque Nacional Banff e suas belíssimas paisagens de inverno
Uma das principais maravilhas do inverno no Canadá, o Parque Nacional de Banff impressiona com vistas espetaculares das Montanhas Rochosas canadenses. A principal atração do parque é o lago glacial Louise, que fica ainda mais mágico quando congela e forma uma concorrida pista de patinação no gelo natural.
12. O Piemonte ganha um charme especial sob a neve
A região do Piemonte, na Itália, é um ótimo destino turístico para conhecer o ano todo. Mas quando chega o inverno, as vinícolas verdinhas cedem lugar às paisagens de neve e os turistas chegam para aproveitar as atividades de inverno da Via Lattea, um domínio de esqui ítalo-francês que engloba seis destinos diferentes: Pragelato Sestriere, Sauze d’Oulx, Sansicario, Cesana, Claviere e Montgenèvre.