5 atividades radicais para descobrir nos Alpes

Compartilhe:

Quer sair da sua zona de conforto? Busca fortes emoções? Então você precisa viajar para os Alpes, onde muitas atividades radicais te esperam. De voos de parapente sobre as montanhas até escalada no gelo, reunimos abaixo alguns exemplos de esportes radicais para fazer no coração da Europa. Acompanhe!

1. Voo de parapente: para contemplar os Alpes dos céus

Homem voando de parapente

Nos Alpes, o voo de parapente está disponível nos principais destinos turísticos da região, e cada lugar tem suas próprias experiências a oferecer. Que tal viajar para Annecy, a “Pérola dos Alpes”, e sobrevoar o famoso lago da cidade? Talvez você queira um destino francês mais esportivo, como a estação de Tignes, para voar em torno de suas belas montanhas e geleiras. Nos Alpes suíços, considere uma aventura inesquecível pelos céus de Verbier, Interlaken ou St. Moritz.

Para os iniciantes, um voo duplo na companhia de um instrutor qualificado é uma ótima maneira de experimentar as sensações do voo livre e admirar as montanhas nevadas de um ângulo diferente. Além disso, as escolas de parapente oferecem voos mais longos e cursos de instrução para todos os níveis.

2. Snowmobile: para acelerar fundo em trilhas de neve

Entre dezembro e abril, os passeios de snowmobile, a famosa moto de neve, estão entre as atividades radicais mais populares dos destinos alpinos. O veículo possibilita momentos de pura adrenalina, em excursões guiadas que normalmente acontecem após o fechamento das pistas de esqui (por volta das 17h). 

A sós ou com um passageiro, você e o seu grupo seguem um guia por trilhas especialmente preparadas para a modalidade. Ao longo do caminho, há terrenos variados para explorar: subidas, descidas, riachos, vales e florestas. Para pilotar, é necessário ter mais de 18 anos e uma CNH válida (automóvel ou moto).

3. Escalada no gelo: para se desafiar em locais congelados

Escalar uma cachoeira congelada durante o inverno nos Alpes é uma experiência única. Feito sob medida para os aventureiros e amantes da natureza, esse incrível esporte no gelo permite conhecer locais que de outra forma seriam inacessíveis. Com a ajuda de um guia qualificado e equipamentos especiais, você é desafiado(a) a ultrapassar seus limites e alcançar o topo de superfícies cobertas de gelo.

Na modalidade, saber de antemão algumas técnicas de escalada é útil, mas isso não é um requisito para começar a escalar no gelo. Em Zermatt, na Suíça, por exemplo, iniciantes e até crianças a partir dos 12 anos podem se aventurar. Já em La Plagne, na França, uma estrutura de gelo artificial facilita o aprendizado. Durante uma sessão de 2 horas, os guias lhe ensinam todas as técnicas necessárias.

4. Snowkiting: para deslizar na neve com a força do vento

Homem praticando snowkiting

O snowkiting é uma atividade radical que combina o kitesurf com as sensações de deslizamento sobre esquis ou uma prancha de snowboard. O princípio é muito simples: você desliza na neve graças à força do vento que impulsiona a sua pipa. Os mais corajosos gostam de arriscar alguns saltos, enquanto os mais experientes se desafiam com truques acrobáticos mais elaborados (estilo livre). 

Se você domina as técnicas básicas do esqui ou snowboard, já está preparado(a) para experimentar o snowkiting na estação de Serre Chevalier, na França, onde o passo Col du Lautaret se beneficia de condições de neve muito boas desde o início de novembro até maio. Outro lugar interessante é o Lago Silvaplana, em St. Moritz, na Suíça, que congela no inverno e se transforma no paraíso do snowkiting.

5. Paramotor: para voar de um jeito diferente

Dupla voando de paramotor

Se você gosta de esportes de aventura no ar, o paramotor, também conhecido como parapente motorizado, é uma das atividades radicais que você pode experimentar nas férias. Assim como o voo de parapente convencional, a modalidade permite sobrevoar os Alpes e admirar cenários naturais de tirar o fôlego. A principal diferença é que a versão motorizada pode levantar voo de qualquer terreno.

Em Val Thorens, a estação de esqui mais alta da Europa, é possível optar por um voo panorâmico tranquilo sobre a estância ou um emocionante voo acrobático, com espirais e wingovers. Também há a opção de voar a bordo de um “Snow Trike”, uma espécie de trenó voador. Tudo vai depender do seu espírito aventureiro!

Agora que você já viu a nossa lista de atividades radicais, que tal começar a organizar o seu roteiro de aventuras pelos Alpes? E para receber mais dicas sobre o mundo dos esportes de inverno, não deixe de assinar a nossa Newsletter.

Crédito das imagens: Shutterstock

Compartilhe:

Matérias Relacionadas