7 lugares para voar de parapente nos Alpes

Compartilhe:

Voar de parapente sobre os Alpes é uma experiência fascinante, especialmente porque foi na região que a atividade se desenvolveu na década de 1970. Mais que uma prática esportiva ou de lazer, o parapente é um convite à liberdade, à contemplação e à realização. É uma experiência única que, durante o inverno, permite contemplar paisagens naturais de tirar o fôlego: lagos, vales, florestas e montanhas nevadas a perder de vista.

Ficou com vontade de experimentar um voo de parapente nos Alpes? A seguir, levantamos algumas informações e uma lista de 7 lugares para inspirar o roteiro das suas próximas férias de inverno. Acompanhe! 

Quem pode voar de parapente?

Praticamente qualquer pessoa pode voar de parapente, desde que consiga correr aproximadamente 10 metros para a decolagem e tenha entre 30 e 110 kg. Voar em si não requer muito esforço físico, especialmente se você optar por um voo duplo na companhia de um profissional experiente. 

No voo, os pilotos e seus passageiros usam um confortável arnês “sentado” que fica firmemente preso ao parapente (e também um ao outro, com o piloto atrás no caso de voos duplos). Eles manobram o equipamento enquanto o turista aproveita o passeio e as vistas fantásticas (de 10 a 20 minutos, em média).

Portanto, pessoas de todas as idades podem experimentar a sensação de voar acima dos vales e cumes das montanhas nevadas. Nas estações de esqui dos Alpes, muitas vezes as áreas de decolagem podem ser acessadas por teleféricos e, no topo, geralmente o ponto de partida fica bem pertinho do desembarque. 

1. Voe sobre as belezas naturais de Tignes, na França

Tignes é um lugar fantástico para esquiar na França, mas também é um ótimo destino para voar de parapente. Durante o voo, você pode admirar as belas paisagens do Parque Nacional da Vanoise, além do cume de Pas de la Tovière e da geleira Grande Motte – símbolo da estação. É iniciante? Há voos duplos disponíveis (na companhia de um piloto), assim como aulas de parapente. Sessões a partir de 85 €.

Parapente na neve
Tignes é um dos melhores destinos dos Alpes para voar de parapente | Shutterstock

2. Contemple os Alpes italianos nos céus de Cervinia

Admire a beleza dos Alpes italianos sob seus pés. Na estação de Cervinia, o voo duplo de parapente é uma das atrações imperdíveis para quem busca um pouco mais de adrenalina nas férias. Os aventureiros são acompanhados por um instrutor experiente e o passeio pelos céus permite observar as belas paisagens de inverno da região, incluindo a icônica montanha Matterhorn (Monte Cervino, na Itália).

3. As estações dos 3 Vales também têm voo de parapente

Sobrevoar os 3 Vales, a maior área de esqui do mundo, proporciona uma experiência única durante suas férias nos Alpes franceses. O domínio esquiável conta com diferentes empresas e pontos de decolagem, incluindo as estações de Courchevel, Val Thorens e Méribel. Seja qual for a sua escolha, você terá um belo panorama dos vales e montanhas nevadas da região. No inverno, o voo duplo dura entre 10 e 15 minutos, e não é necessário tirar os esquis dos pés! 

Voo de parapente em Meribel, nos 3 Vales
Méribel, um dos destinos de parapente nos 3 Vales | Shutterstock

4. St. Anton é uma opção para voar na Áustria

Também tem voo de parapente nos Alpes austríacos. A região tem muitos destinos para ver as paisagens de neve do Tirol sob uma nova perspectiva. Um deles é a charmosa cidade de St. Anton am Arlberg, que tem dois centros de parapente oferecendo voos duplos – desde voos de descoberta para iniciantes até voos longos de até 3.300 metros acima do nível do mar. Durante o voo, você pode tirar fotos espetaculares enquanto o seu piloto controla o parapente.

5. Interlaken é a “Capital da Aventura na Suíça”

Outro lugar que vale a pena voar de parapente nos Alpes é Interlaken, conhecida como a “Capital da Aventura na Suíça”. Voos duplos de até 20 minutos estão disponíveis em todas as épocas do ano, mas no inverno a experiência fica ainda mágica. Uma vez nos ares, você tem a oportunidade de admirar os picos de Eiger, Mönch e Jungfrau, assim como os lagos alpinos Brienz e Thun.

Voo de Parapente em Interlaken
O parapente é uma das atividades radicais de Interlaken | Shutterstock

6. St. Mortiz: mais uma ideia para voar de parapente

Parapente tem tudo a ver com vistas deslumbrantes e a estação de St. Moritz, nos Alpes suíços, não decepciona nesse quesito. A partir da área de esqui de Corviglia, você e o seu piloto vão da montanha até o Lago St. Moritz (onde acontece o pouso), passando sobre as pistas de esqui e apreciando a vista deslumbrante da Alta Engadina e de St. Moritz. A experiência é documentada com fotos e um vídeo.

7. Chamonix: para admirar o Mont Blanc dos céus

Chamonix é uma estação de esqui francesa de renome mundial desde os Jogos Olímpicos de Inverno 1924, e é sem dúvida um dos melhores locais de parapente dos Alpes. Nos céus, você terá uma excelente vista dos Alpes franceses, da cidade e, claro, do Mont Blanc – o  ponto culminante dos Alpes e de toda a Europa Ocidental. Durante o inverno, é possível decolar da estação de esqui, o que significa que você estará usando esquis e deslizando sobre as paisagens nevadas!

Voo de parapente em chamonix
Voo de parapente em frente ao Mont Blanc | Shutterstock

E aí, ficou com vontade de voar de parapente nos Alpes? Então, escolha seu destino favorito e comece já a organizar o seu roteiro de aventura pela região! E se precisar de mais dicas, não deixe de se inscrever na nossa Newsletter gratuita.

Compartilhe:

Matérias Relacionadas