É possível que você esteja com o termo biatlo fresco na mente por conta dos recentes Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim. O evento sempre dá a oportunidade de muitas pessoas conhecerem modalidades únicas e incomuns, como o biatlo de inverno. Com origens nórdicas, a modalidade deriva da palavra grega para “duas competições” e é uma das mais empolgantes e frenéticas disputas de um esporte na neve. Saiba mais a seguir!
Um pouco da história do biatlo
A história do biatlo está ligada às tradições de esqui da Escandinávia, com raízes no culto do deus Ull, associado ao esqui e à caça. As habilidades combinadas de esqui e pontaria de rifle, que caracterizam o esporte em sua forma moderna, foram desenvolvidas pela primeira vez pelos militares da região.
Documentos descrevem unidades de esqui norueguesas e suecas lutando na Segunda Guerra do Norte (1700-1721) e, em 1767, a primeira competição de biatlo registrada ocorreu ao longo da fronteira Noruega-Suécia e a atividade foi pensada para aliar treinamento vigoroso com recreação.
Em 1861, o Trysil Rifle and Ski Club, o primeiro clube de biatlo, foi estabelecido na Noruega, e depois disso, clubes semelhantes foram fundados em vários locais no norte da Europa.
Biatlo nos jogos olímpicos de inverno começou em 1924
O biatlo foi introduzido logo na primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, em 1924, realizados na estação de Chamonix, na França. Naquela época, era chamado de Patrulha Militar. Como o pequeno número de nações participantes não concordou com as regras, o esporte não ganhou reconhecimento olímpico imediato. Somente em 1950 o biatlo encontrou seu caminho nos esportes de inverno, se tornando um grande sucesso, especialmente na Suécia e na então União Soviética.
Isso ajudou o esporte a ganhar popularidade e também iniciou o caminho para sua introdução oficial nas Olimpíadas. O Campeonato Mundial de Biatlo inaugural foi realizado na Áustria em 1958, pavimentando o caminho até a inclusão do esporte nos Jogos Olímpicos em 1960.
Mas o que é biatlo? Como funciona e quais são as regras?
Nas competições oficiais, os competidores percorrem um percurso de cross country. A arma usada no biatlo é um rifle calibre .22 especialmente projetado para a competição. As técnicas clássicas ou de estilo livre de esqui podem ser usadas. Em intervalos determinados, os competidores param nos campos de tiro para atirar em cinco alvos localizados a 50 metros de distância.
Na maioria das corridas, os competidores são obrigados a atirar tanto de pé quanto de bruços. O tamanho do alvo muda conforme a posição, com atiradores em pé mirando em um alvo de 11,5 cm e competidores deitados em um alvo de 4,5 cm.
Há cinco tipos diferentes de eventos no biatlo: individual, sprint, revezamento, perseguição e largada em massa. Em cada um desses eventos a distância, estilo de tiro e número de alvos variam, mas o objetivo é o mesmo: quem terminar o percurso primeiro, ganha a competição.
A pontuação para cada evento de biatlo segue o seguinte critério:
Individual: Corridas entre 15 e 20 km e envolvem quatro rodadas de tiro com cinco alvos por rodada. Cada alvo perdido gera uma penalidade de um minuto no tempo total.
Sprint: As corridas sprint variam entre 7,5 a 12,5 km e têm somente duas baterias de tiro. Se o competidor errar um dos alvos, precisa dar uma volta de penalidade de 150 metros.
Perseguição: Os primeiros colocados na corrida Sprint dão início a esse evento. Eles devem perseguir seus competidores em um percurso de 10 a 12,5 km com baterias de tiro. Quem errar os alvos também precisa pagar uma corrida de 150 metros como penalidade.
Largada em massa: Corrida de 12,5 a 15 km em que todos os atletas largam simultaneamente. O primeiro a cruzar a linha de chegada vence após quatro segmentos de tiro, com uma penalidade de corrida extra de 150 metros para cada alvo errado.
Revezamento: Corridas entre 24 a 30 km, com cada um dos 4 integrantes da equipe fazendo uma parte equivalente do percurso. Cada atleta tem duas rodadas de tiro e três cartuchos extras de munição em caso de erros. Caso não atinjam todos os alvos, mesmo com a munição adicional, eles recebem uma volta de penalidade de 150 metros a cada erro.
Quais os equipamentos utilizados no biatlo?
Como a competição tem como base o esqui cross country, os biatletas só podem utilizar esquis e bastões para se deslocar pela pista. Além disso, eles precisam carregar o rifle, que fica acoplado às costas dos competidores, durante todo o percurso.
Quem são os principais atletas de biatlo?
Ole Einar Bjørndalen (Noruega)
- 13 vezes medalhista olímpico (oito ouros, quatro pratas e um bronze)
- Hexacampeão mundial de biatlo
Martin Fourcade (França)
- 7 vezes medalhista olímpico (cinco ouros e duas pratas)
- Heptacampeão mundial de biatlo
Frank Ullrich (Alemanha)
- 4 vezes medalhista olímpico (um ouro, duas pratas e um bronze)
- 16 vezes campeão mundial de biatlo
Magdalena Forsberg (Suécia)
- Hexa campeã mundial de biatlo
- 2 vezes medalhista olímpica (2 bronzes)
Magdalena Neuner (Alemanha)
- 2 vezes medalhista olímpica (2 ouros)
- 12 vezes campeã mundial de biatlo
E aí, gostou de saber mais sobre o biatlo? Se você curte conteúdos de curiosidades como este, então assine nossa newsletter gratuita para receber sempre materiais exclusivos!