Para os amantes do esqui que gostam de percorrer trilhas mais longas, em vez de descer montanhas íngremes, o esqui cross country é a modalidade de inverno ideal. Também conhecido como esqui de fundo ou simplesmente “XC”, o esporte é uma ótima maneira de fugir da movimentação dos centros de esqui e explorar a natureza enquanto avança ao longo de rotas preparadas (geralmente longas e planas).
Ficou com vontade de experimentar ou reencontrar esse esporte de inverno cheio de desafios? Então, para inspirar a sua próxima viagem à neve, reunimos abaixo 6 lugares incríveis para você praticar esqui cross country. Acompanhe!
Newsletter
Você na Neve
As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.
Newsletter
Você na Neve
As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.
1. Val Thorens (França)
Parte dos 3 Vales, a maior área de esqui interligada do mundo, Val Thorens oferece uma série de experiências incríveis nos Alpes franceses. A estação conta com 4 km de trilhas de cross country preparadas, perfeitas para iniciantes e pessoas que querem passar algumas horas experimentando algo um pouco diferente. Mais abaixo no vale, entre Les Menuires e St. Martin de Belleville, existem 28 km de trilhas voltadas tanto para a técnica skating como para a modalidade clássica.
2. Lillehammer (Noruega)
Berço do esqui cross country, a Noruega tem inúmeros destinos de neve para você experimentar a modalidade. Um deles é a Lillehammer, sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1994, que oferece um excelente sistema de trilhas. A noroeste da cidade fica a famosa rota Peer Gynt, de 80 km. É ideal para pessoas interessadas em uma experiência de esqui cross country desafiadora, mas ainda assim agradável. Bosques, fazendas e lagos congelados fazem parte do caminho.
3. Ilha de Hokkaido (Japão)
Com algumas das melhores estações de esqui da Ásia, Hokkaido, a ilha mais ao norte do Japão, oferece muitas possibilidades para você praticar esqui cross country em cenários naturais de tirar o fôlego. Em Furano, os esquiadores têm trilhas disponíveis a cerca de 5 minutos a pé da estação. Já em Niseko, há um circuito de cross country guiado, adequado para todas as idades. A estância de Tomamu também tem algumas opções de trilhas demarcadas.
4. Charlevoix (Canadá)
A região de Charlevoix, na província canadense de Quebec, tem paisagens espetaculares. E para uma aventura de esqui cross country em meio à natureza local, a rota “Sentier des Caps de Charlevoix” conta com uma ótima rede de trilhas demarcadas, que descortinam vistas incríveis para o rio St. Lawrence. Se você estiver hospedado na estação de Le Massif de Charlevoix, a boa é aproveitar sua manhã de esqui e, depois, reservar um tempinho para o cross country à tarde.
5. St. Moritz (Suíça)
St. Moritz, nos Alpes suíços, é um destino de neve que atrai uma legião de fãs de esportes de inverno a cada temporada. A região é um paraíso do cross country, graças à combinação de paisagens espetaculares, áreas esquiáveis de excelente qualidade e cobertura de neve garantida. Ao todo, são 230 km de trilhas dedicadas à modalidade em torno da estação. E para quem quer se colocar à prova, a Engadin Ski Marathon é um evento anual em que esquiadores de cross country do mundo todo se reúnem para uma desafiadora corrida de 42 km.
6. Aspen Snowmass (Estados Unidos)
Com mais de 95 km de pistas de esqui cross country, a estação de Aspen Snowmass, no estado norte-americano do Colorado, tem um dos maiores sistemas de cross country gratuitos e bem cuidados da América do Norte. A Aspen Snowmass Nordic Trail System conecta as localidades de Aspen, Snowmass e Basalt, e oferece trilhas variadas em terreno para iniciantes e especialistas.
E aí, gostou de conhecer tantos locais incríveis para praticar esqui cross country? Então aproveite todas as dicas e comece a planejar o seu roteiro de viagem agora mesmo! E se precisar de mais informações, não deixe de se inscrever na nossa Newsletter. Estamos preparando vários conteúdos exclusivos para os assinantes!