Chocolate suíço: 5 fábricas para conhecer no país

Compartilhe:

Quem está montando um roteiro de viagem para Suíça e é um autêntico chocolate lover, com certeza já está sonhando em experimentar o famoso chocolate suíço sem restrição. Mas sabia que você pode ter experiências ainda mais completas? O país tem muitas fábricas de chocolate abertas à visitação e o melhor, com direito à degustação. 

Confira, abaixo, algumas fábricas de chocolate suíço que vale a pena conhecer!

Curiosidades da Suíça: chocolate suíço é considerado um dos melhores do mundo

Não é à toa que o chocolate da Suíça é considerado um dos melhores do mundo. A textura aveludada e cremosa vem de sua composição, que conta com um alto teor de leite e de sólidos do cacau (cerca de 30%). Por isso que ele também derrete tão facilmente na boca. 

Outra peculiaridade dos chocolates suíços é a sua produção. Ele passa por um processo chamado ‘conchagem’, criado por Rudolph Lindt, que é a mistura, agitação e aeração do chocolate derretido. Dessa forma, o chocolate fica com textura e sabor mais equilibrados. 

Qual é o melhor chocolate suíço? Visite as fábricas do país e descubra o seu preferido! 

Além de poder desfrutar da imensa variedade de chocolate nos mercados e lojas de rua, os chocólatras de plantão podem aprender ainda mais sobre o processo de fabricação dos melhores chocolates do mundo. Para isso, basta visitar as fábricas de algumas das marcas mais famosas da Suíça. Para te ajudar a montar o roteiro de visitação, vamos listar algumas delas! Dê uma olhada.

1. Maison Cailler 

Essa é a fábrica de chocolates suíços mais antiga, com data de 1819. Durante o tour interativo na fábrica, os chocólatras aprendem sobre o negócio familiar e ainda podem assistir ao processo de fabricação. Por fim, a degustação de chocolates é para coroar a visita. Para quem gosta de colocar a mão na massa, é possível se inscrever em um workshop no local. 

2. Lindt Home

Inaugurada em 2020, essa é uma das fábricas mais famosas, com cerca de 1.4 tonelada de chocolate sendo fabricado por lá. Durante a visita ao museu, os guias explicam tudo sobre o fantástico mundo do chocolate suíço. Depois, você pode degustar todas as delícias Lindt à vontade. Isso mesmo que você leu: chocolate Lindt à vontade. 

Para quem está hospedado no Club Med Saint-Moritz, a Lindt Home fica a cerca de 200 quilômetros de distância, uma viagem de aproximadamente 2 horas de carro. 

3. Funky Chocolate

Já imaginou um workshop de chocolate suíço com direito a comer o quanto você quiser? Na Funky Chocolate é possível. Apesar de não ser uma fábrica propriamente dita, ter a experiência de produzir seu próprio chocolate é indescritível. E para quem gosta de presentear e trazer souvenirs de suas viagens, nada mais autêntico do que um chocolate suíço feito por você, não é mesmo? 

4. Aeschbach’s ChocoWorld

Os chocolates Aeschbach são artesanais e bem diferentes dos que encontramos nos supermercados. Durante a visita ao ChocoWorld, o visitante acompanha a jornada de um grão de cacau desde o plantio até se transformar no chocolate que conhecemos. Para ter a experiência prática e criar sua própria barra de chocolate suíço, é preciso reservar o CocolateWorld Plus. 

5. House of Läderach

Funcionando desde 1962, a empresa familiar é conhecida por seu chocolate artesanal servido em um formato próprio para ser quebrado com as mãos. Além disso, o uso de ingredientes como laranjas cristalizadas, amêndoas caramelizadas, castanha de caju, morangos, pistache renderam, em 2018, o título de Mestre Mundial do chocolate ao neto de seu fundador.

Gostou de saber mais sobre as principais fábricas de chocolate suíço? Esperamos que sim! Para receber mais informações e conteúdos exclusivos sobre o melhor do turismo de neve e inverno, assine a nossa newsletter gratuita. 

Crédito das fotos: Shutterstock e Instagram

Compartilhe:

Matérias Relacionadas