As cidades com neve são as preferidas de quem planeja férias de inverno, seja para esquiar, praticar outros esportes ou simplesmente se encantar com os flocos brancos que transformam qualquer paisagem. Se você pretende viajar e ainda não escolheu o seu próximo destino, dê uma olhada na nossa seleção com 8 cidades que nevam imperdíveis – do Japão ao Brasil!
Newsletter
Você na Neve
As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.
Newsletter
Você na Neve
As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.
1. Quebec reúne atrações culturais, históricas e proximidade com estações de esqui
Entre as cidades do Canadá que nevam, Quebec é uma das que mais concentram atrações de inverno imperdíveis. O destino tem o maior carnaval de inverno do mundo, hotéis de gelo exclusivos, atrativos culturais, além de uma infinidade de esportes na neve para experimentar. Nos arredores da cidade há ótimas estações de esqui, incluindo Le Massif de Charlevoix. Além de pistas de esqui e snowboard para todos os níveis, o local oferece muitas atividades de inverno e maior queda vertical a leste das Montanhas Rochosas. Tudo isso com o deslumbrante rio St. Lawrence em segundo plano.
2. Sapporo, no Japão, é uma das cidades que mais nevam no mundo
Para esquiar na Ásia, a região japonesa de Hokkaido é um dos destinos mais procurados. E Sapporo, a capital da ilha, é uma das cidades que registram as maiores quedas de neve do mundo. O local tem muitos atrativos, mas o que mais atrai os turistas é o Festival de Neve de Sapporo. O famoso evento acontece durante sete dias de fevereiro e reúne grandes esculturas de gelo, show de luzes, comidas típicas e brincadeiras de inverno.
3. Lyon fica próxima de algumas estações de esqui nos Alpes franceses
Lyon, uma das maiores cidades da França, é um destino turístico que mescla o antigo e o moderno. Ao mesmo tempo que reúne construções que fazem você viajar no tempo, na chamada Velha Lyon, abriga também bairros modernos, além de espaços ao ar livre e restaurantes com a gastronomia tradicional dos Alpes franceses. A localização privilegiada na região alpina, aliás, faz com que essa cidade com neve seja um bom ponto de partida para experimentar os esportes de inverno. A estação de Val Thorens, por exemplo, fica a menos de 200 quilômetros.
4. St. Moritz, nos Alpes suíços, é o berço dos esportes de neve no mundo
Não dá para falar de cidades com neve sem mencionar a suíça St. Moritz, o berço dos esportes de inverno no mundo. O local já sediou duas vezes os Jogos Olímpicos de Inverno e oferece muitas possibilidades para esquiar, praticar snowboard e se divertir com outras atividades. Fora das pistas, o destino tem um charme irresistível duarante a estação mais fria do ano. Passeie por suas ruas e admire as construções cobertas de neve, antes de patinar sobre um lago congelado e saborear as delícias da culinária suíça em um bom restaurante local.
5. Turim é um destino italiano clássico e costuma ter muita neve
Turim, a capital da região do Piemonte, no norte da Itália, tem um inverno intenso, com muita neve. Um dos pontos altos é a gastronomia, mas a cidade também conta com muitos atrativos turísticos, históricos e culturais, espalhados por ruas cheias de charme. Nas proximidades fica a Via Lattea, uma área de esqui franco-italiana que concentra belas paisagens e ótimos destinos de neve, como Pragelato e Sestriere.
6. Nova York é uma das cidades com neve mais famosas do mundo
Algumas regiões dos Estados Unidos têm um inverno intenso, o que significa que há muitas cidades americanas que nevam. A escolha do destino vai depender do que você está buscando: pode ser um vilarejo de inverno charmoso, um local para praticar esqui ou uma metrópole. E quando se trata de cidades dos EUA que nevam, Nova York é provavelmente o destino mais lembrado. As imagens da cidade branquinha estão presentes em muitos filmes de neve e séries, e certamente já te fizeram suspirar de vontade de conhecer algum daqueles cenários.
7. Bariloche está entre os principais lugares que nevam na América do Sul
A maioria das cidades com neve mais famosas do mundo fica no hemisfério norte, mas também há destinos encantadores no hemisfério sul que valem a pena conhecer. Para nós brasileiros, uma opção próxima é San Carlos de Bariloche, na região da Patagônia Argentina. No inverno, além do charme dos telhados cobertos de branco e boas opções de atividades ao ar livre, o lugar reserva paisagens naturais deslumbrantes, com montanhas nevadas, florestas, rios e lagos icônicos.
8. São Joaquim é uma das cidades com neve aqui do Brasil
Embora a neve seja um fenômeno raro no inverno brasileiro, há alguns destinos onde os flocos de neve podem aparecer. Entre as cidades que nevam no Brasil está São Joaquim, na Serra catarinense. Se a ideia é conhecê-la toda coberta de branco, vale a pena pesquisar as condições meteorológicas da época que você pretende viajar e ficar de olho na possibilidade de ter neve.