Viagem com neve ou sem neve? Muita gente já sabe o que esperar dos destinos mais badalados para viajar no inverno: cenários nevados a perder de vista, estações de esqui fantásticas, esportes na neve emocionantes, entre outros atrativos. O que pode surpreender alguns viajantes, no entanto, é descobrir que alguns desses lugares são igualmente atraentes em outras épocas do ano; uma grande vantagem para quem quer evitar o clima frio ou deseja explorar o mesmo destino em períodos diferentes.
Pensando nisso, montamos uma lista de locais que valem a pena serem visitados a qualquer momento, tanto pelas suas paisagens com neve como pelas atividades de verão. Confira a seguir!
Newsletter
Você na Neve
As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.
Newsletter
Você na Neve
As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.
1. A Via Lattea é um dos lugares bonitos com neve – e sem neve – mais especiais da Itália
Um dos melhores lugares para ver neve na Itália, a Via Lattea é o lar de excelentes estações de esqui, muitas delas modernizadas na época dos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim, em 2006. Além das montanhas com neve e da variedade de esportes de inverno para todos os níveis, a região esbanja charme durante a primavera e o verão.
Para os amantes da natureza, o destaque fica por conta do Parque Nacional Val Troncea, que oferece trilhas e áreas ao ar livre para contemplar o cenário, meditar ou fazer yoga. Já os esportistas podem fazer trilhas de mountain bike ou aperfeiçoar suas tacadas em um dos campos de golfe mais altos da Europa.
2. Grand Massif: para sonhar com neve e paisagens ensolaradas em território francês
Localizada no meio do caminho entre Chamonix e Genebra, a área esquiável do Grand Massif atrai turistas de todas as partes do mundo em busca das aventuras e emoções em suas pistas de esqui. Porém, além das excelentes estâncias de inverno e florestas com neve a perder de vista, o destino abriga uma das cidades mais charmosas da França: a pequena Samoëns!
O local chama a atenção por sua arquitetura única, trabalho com pedras e jardins floridos. Em 2014, o vilarejo recebeu o título de “ville fleurie” (cidade das flores), que a classifica como um dos locais com neve – ou mesmo sem – mais belos do país. No verão, há uma série de atividades imperdíveis para colocar no roteiro, incluindo passeios de bicicleta, rafting, escalada e voos de parapente.
3. Com neve ou sem neve, Yabuli é uma joia natural da China
Na temporada de esqui, a estação chinesa de Yabuli recebe um grande número de viajantes por conta de seu tamanho e quantidade de pistas. Outro chamariz fica a duas horas de viagem do local: a cidade de Harbin, sede de um dos maiores festivais de inverno do mundo.
Além das maravilhas relacionadas ao frio, o destino também é atraente nos meses mais quentes do ano. Até no verão é possível esquiar, já que Harbin possui uma das maiores pistas indoor do planeta. Mas é a natureza da região que torna o lugar especial, com trilhas e cenários exuberantes para serem explorados sem moderação.
4. A ilha de Hokkaido, no Japão, combina atrações naturais e gastronômicas
Outro destino importante na Ásia, a ilha de Hokkaido é um dos lugares com neve mais populares do Japão, mas não apenas pela variedade de esportes de inverno e a qualidade de sua neve powder. Com riquíssima história e cultura, a região está repleta de atrações inesquecíveis que podem ser visitadas o ano inteiro.
Para os fãs de natureza, a incrível lagoa azul de Biei e o monte Asahi são passeios imperdíveis, além dos seis parques naturais que existem por lá. A culinária local, com frutos do mar de altíssima qualidade em fartura, é um atrativo a mais para os viajantes. Não dá para deixar de experimentar!
5. La Rosière: uma estação franco-italiana para visitar o ano inteiro
Nos arredores da famosa estação de Val d’Isere, La Rosière é relativamente menor que a sua vizinha mas possui um atrativo que a diferencia de todas as estações de esqui da região. Nas partes mais altas da montanha é possível ver as ruínas do Fort de la Redoute Ruinée, uma fortificação construída em 1892. Usado como posto de guarda das forças francesas, o lugar foi palco de confrontos durante a Segunda Guerra Mundial e até hoje parte de sua estrutura permanece de pé, dando um toque especial ao local tanto no inverno como no verão.
Perto dali, também se destaca o Passo do Pequeno São Bernardo (Col du Petit Saint-Bernard), uma passagem que já foi cenário de muitos eventos históricos importantes, e marca a fronteira entre a França e a Itália.
6. Le Massif de Charlevoix: paisagens naturais para apreciar em qualquer época
Fechando a lista, agora no Canadá, a estação de Le Massif, perto da cidade de Quebec, vale a pena ser visitada em qualquer época do ano simplesmente pelos cenários incríveis que a área oferece. Além das pequenas cidades com neve e feirinhas de inverno – em especial durante o Carnaval de Quebec e suas comidas típicas -, a natureza exuberante da região também encanta nos meses de primavera e verão.
Se você está em busca de um bom lugar para passar as férias, com neve ou sem neve, para simplesmente passear ao ar livre e entrar em contato com a natureza, não deixe de visitar Charlevoix.
Crédito das fotos: Shutterstock e cortesia Club Med