É impossível resistir à culinária chinesa durante uma viagem para ver neve na China. Esta terra de história milenar oferece uma variedade de receitas que garantem uma explosão de sabores no paladar e uma experiência bem diferente da gastronomia a que estamos acostumados por aqui. Durante o inverno, é fácil encontrar típicos pratos quentes para saborear, como o hot pot e o guisado nutritivo.
Além disso, entre uma garfada e outra, há muito o que fazer durante o inverno na China. O país te convida a conhecer algumas das melhores estações de esqui da Ásia, onde o mundo dos esportes de neve te espera. Belas paisagens de neve e festivais de inverno animados também compõem as atrações locais.
Quer saber quais são os pratos típicos da China que você precisa experimentar na sua viagem de inverno? Então, acompanhe logo abaixo!
1. O Hot Pot é a versão da culinária chinesa do famoso fondue
O fondue é um dos pratos mais famosos da gastronomia de inverno nos países ocidentais. Na China, você encontra uma versão parecida: o hot pot, que é um tipo de fondue asiático.
No centro da mesa, é colocada uma panela com um caldo borbulhante feito à base de vegetais, em que você mergulha e cozinha diferentes tipos de carnes. Durante a estação mais fria do ano, não deixe de reunir sua família e amigos para saborear essa delícia!
2. Guioza: os pastéis recheados da China fazem sucesso no mundo todo
Apesar de ser muito associada à gastronomia japonesa de inverno, a guioza é, na verdade, um prato da culinária chinesa, que se difundiu pelo mundo e ganhou fama internacional. A receita consiste em pequenos pastéis recheados feitos com uma massa fina e quentinha. O recheio mais popular é a carne de porco, mas é possível encontrar variações com carne bovina, frango e até vegetais.
3. O bolinho doce tangyuan é mais uma receita da culinária chinesa de inverno
O tangyuan, também conhecido como yuanxiao, é um bolinho doce preparado com farinha de arroz glutinoso. Além de ser servido em uma calda adocicada, a sobremesa pode ser recheada com pasta de gergelim preto, de feijão ou amendoim.
Essa é uma comida típica do Festival das Lanternas, comemorado no 15º dia do primeiro mês do calendário lunar. Dependendo da região, o prato também marca presença no solstício de inverno da China.
4. O guisado nutritivo chinês é um prato imperdível no inverno
A medicina tradicional chinesa acredita que, durante o inverno, é importante manter uma alimentação saudável. Por isso, um dos pratos servidos na estação é o guisado nutritivo chinês. Esse é um tipo de ensopado que leva diferentes ingredientes e ervas medicinais. Rabanete, feijão preto, inhame, raiz de lótus e peixe-gato são alguns dos elementos mais usados para o preparo dessa receita deliciosa.
5. O nian gao é um dos doces típicos do Ano Novo Chinês
Quem for viver a experiência de celebrar o Ano Novo Chinês não pode deixar de provar o nian gao. Essa sobremesa de inverno é um bolinho de arroz doce que simboliza prosperidade e crescimento. Portanto, é considerado boa sorte comê-lo durante as festividades. O bolinho ganha diferentes versões em cada região do território chinês, podendo ser feito com arroz glutinoso, açúcar mascavo e até vegetais.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a culinária chinesa? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações sobre o melhor do turismo de neve e inverno, assine a nossa newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.
Crédito das fotos: Shutterstock