10 curiosidades sobre o Mont Blanc

Compartilhe:

Localizado nos Alpes, na fronteira da França com a Itália, o Mont Blanc é a montanha mais alta da Europa Ocidental, atingindo 4.810 m de altitude. Todos os anos, a área alpina recebe milhares de turistas que aproveitam os belos cenários nevados para esquiar e se divertir com outras atividades ao ar livre.

Com uma paisagem imponente emoldurada por belos lagos, vales, rios e vilarejos, a região do Mont Blanc é um verdadeiro paraíso para os apaixonados por natureza e aventuras. Mas isso não é tudo, existem alguns fatos muito interessantes sobre o Mont Blanc que tornam a viagem tão especial. Veja as curiosidades abaixo!

1. Mont Blanc fica na fronteira entre a França e a Itália

O Mont Blanc está localizado bem na fronteira franco-italiana, o que fez com que a sua “nacionalidade” fosse um tema controverso por muitos anos. Só em 1860 ficou estabelecido que o grande maciço faz parte dos territórios dos dois países. Por isso, é possível conhecer o pico viajando tanto para a França quanto para a Itália. Em solo italiano, a montanha recebe o nome de Monte Bianco di Courmayeur.

Vista do Mont Blanc
Montanha fica na divisa entre a França e a Itália | Shutterstock

2. Mont Blanc é a montanha mais alta da Europa Ocidental

Com um cume a 4.810 metros de altitude, o Mont Blanc é o pico mais alto dos Alpes e de toda a Europa Ocidental. Considerando as montanhas do continente Europeu, ele perde apenas para o Monte Elbrus, na Rússia. Já em escala global, o Mont Blanc fica em 11º lugar na lista de cumes mais altos do mundo. 

3. Mont Blanc é o paraíso do alpinismo no mundo

Desde a primeira expedição bem sucedida ao cume da montanha, em 1786, estima-se que 20 mil alpinistas escalam o Mont Blanc por ano – fora os que não conseguem completar a missão. Embora seja um dos objetivos de vida de muitos esportistas, escalar a montanha Mont Blanc é considerado uma atividade arriscada. Por isso, a prática é indicada apenas para profissionais experientes. 

Vista do pico do Mont Blanc
Montanhistas do mundo todo planejam escalar o Mont Blanc | Shutterstock

4. Chamonix-Mont-Blanc sediou as primeiras Olimpíadas de Inverno

A cidade francesa de Chamonix engloba a estância de Chamonix-Mont Blanc, uma das estações de esqui mais populares do mundo. O local foi sede da primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, em 1924, e se consagrou como um dos símbolos da prática de esportes na neve. Todo ano, Chamonix-Mont Blanc atrai diversos esquiadores, snowboarders e turistas de todos os continentes.

5. Túnel Mont Blanc conecta parte italiana e francesa

Inaugurado em 1965, o Túnel Mont Blanc é uma via subterrânea que liga Chamonix, na França, a Courmayeur, na Itália. O trajeto é feito por baixo da montanha e tem, aproximadamente, 11 km. Sua administração é feita por uma parceria entre os dois países, sendo cada um responsável pela parte que está em seu território. 

Tunel próximo ao Mont Blanc
Túnel Mont Blanc liga a Itália e a França por via subterrânea | Shutterstock

6. Maria Paradis foi a primeira mulher a chegar ao topo

Maria Paradis foi a primeira mulher a alcançar o topo da Montanha Mont Blanc, em julho de 1808. Ela era uma cidadã comum de Chamonix e não tinha nenhuma experiência com alpinismo. Na época, a garota de 18 anos perdeu a consciência durante o caminho e precisou ser carregada pelos colegas homens. Por isso, muitos alpinistas não consideram o pioneirismo de Maria.

7. A montanha Mont Blanc também é para os caminhantes

O Tour du Mont Blanc é uma trilha que circunda a montanha. Sua rota percorre a região dos Alpes na França, Itália e Suíça, cobrindo uma distância de 170 km. A caminhada passa por paisagens montanhosas, florestas, vales e outros cenários alpinos de tirar o fôlego. Normalmente, o percurso começa no sentido anti-horário, partindo da região de Les Houches, próxima à Genebra. Contudo, é possível fazer o circuito iniciando de qualquer ponto. Todo o caminho leva cerca de 12 dias. 

Tour du Mont Blanc passa por paisagens deslumbrantes | Shutterstock

8. Kilian Jornet é o recordista de velocidade no Mont Blanc

Ao longo da história, houve duas subidas de velocidade notáveis: em 1990, o alpinista suíço Pierre-André Gobet escalou o Mont Blanc em 5 horas, 10 minutos e 14 segundos. Em 2013, o escalador e corredor basco Kilian Jornet superou o antigo marco e fez a subida e descida em apenas 4 horas 57 minutos e 40 segundos.

9. Dá pra ver o Mont Blanc de várias estações de esqui

O Mont Blanc pode ser admirado de diferentes lugares. A área do Vale de Chamonix é a principal base francesa da montanha. Entretanto, outras regiões alpinas também têm vista para o maciço nevado, como a estação francesa de Les Arcs, que pertence à área de esqui do Paradiski. La Rosière, na fronteira franco-italiana, também tem ótimos mirantes para ver a famosa montanha alpina.

Les Arcs com o Mont Blanc em segundo plano | Shutterstock

10. A sua altura pode mudar dependendo das condições

A altura do Mont Blanc varia a cada ano, dependendo da profundidade da camada de neve do cume. Enquanto sua elevação oficial já foi de 4.806 m, em 2002 foi medido em 4.808 m. De qualquer ângulo, o Mont Blanc é uma visão de tirar o fôlego!

Se você quer saber mais sobre as montanhas dos Alpes e outros destinos de inverno, não deixe de assinar nossa Newsletter gratuita.  

Compartilhe:

Matérias Relacionadas