Fontes termais são nascentes naturais onde a água é quente, devido à presença de atividade vulcânica próxima no local. Elas estão presentes em diversos locais, inclusive em alguns destinos de neve. Depois de um dia inteiro praticando os mais variados esportes de inverno, passar algumas horas em uma fonte termal é uma excelente forma de relaxar e recarregar as energias.
A atividade combina muito bem com uma viagem de casal, mas pode ser facilmente aproveitada com amigos ou até mesmo por conta própria. Abaixo, separamos 5 destinos de neve com fontes termais para você adicionar à sua próxima viagem. Confira!
1. Hokkaido, no Japão, é muito conhecida por suas fontes termais
Quando se procura por fontes termais no Japão, Hokkaido é a melhor opção. A ilha localizada ao norte do país é internacionalmente conhecida por sua neve powder excepcional e cultura de inverno única. Aqui, águas termais são chamadas de onsen. Como a tradição de frequentar esses locais é muito antiga no Japão, antes da visita é preciso saber como se comportar por lá.
Antes de entrar em uma onsen, é importante se limpar antes de mergulhar, verificar se o local aceita pessoas tatuadas e respeitar a indicação de uso ou não de traje de banho (é possível que a orientação seja mergulhar sem roupas).
Vale ressaltar que a ilha de Hokkaido é conhecida por abrigar algumas estações de esqui, as quais oferecem diversas atrações incríveis durante o inverno japonês. Sahoro e Tomamu são dois exemplos importantes. Se você conseguir esquiar em alguma das estações e ainda curtir as fontes termais, sua viagem será mais do que completa!
2. Colorado (EUA) possui excelentes fontes termais
O estado do Colorado, nos Estados Unidos, é, talvez, o principal destino do país quando se trata de turismo de inverno. Lá, você pode encontrar diversas cidades turísticas e estações de esqui do mais alto nível. Além disso, nos arredores da cidade de Steamboat você pode encontrar Strawberry Park Hot Springs, um dos mais tradicionais centros de fontes termais dos EUA.
Estando no centro, aproveite para relaxar em uma das várias piscinas naturais ou aliviar a tensão com uma massagem. Aqui, você pode alugar um chalé e ficar por dias ou apenas visitar enquanto viaja de uma estação de esqui americana para outra.
3. Reykjavik possui a fonte termal mais reconhecível do mundo
Assim como no Japão, a Islândia possui uma atividade vulcânica e geotérmica muito intensa, o que favorece a presença de fontes termais. Nos arredores de Reykjavik, capital do país europeu, fica a famosa Blue Lagoon, o principal destino de fontes termais por lá. Esse spa geotérmico possui piscinas gigantescas de água quentinha e azul, que dão nome ao lugar.
O azul anormal da água se dá devido à grande quantidade de sílica contida nela. Além da fonte termal, o Blue Lagoon possui restaurante, spa subterrâneo, suítes luxuosas e vistas incríveis. Se decidir visitar o local, não perca a chance de ver a Aurora Boreal, uma das principais marcas da Islândia.
4. Fontes de Bath, Inglaterra, datam de antes de Cristo
Bath é o único local da Inglaterra onde é possível encontrar fontes termais. A região da cidade foi descoberta pelo Príncipe Britânico Bladud, em 836 a.C., sendo utilizada como um local de relaxamento desde então. Hoje em dia, a cidade de Bath é famosa por suas fontes termais e há diversos spas, como o Thermae Bath Spa, que estão prontos para te receber.
5. Changbaishan, na China, oferece fontes termais ao pé de um vulcão
O Monte Changbai é um vulcão adormecido localizado no nordeste da China, região conhecida por ser o polo da cultura de neve chinesa. Lá, o vulcão adormecido permite que você possa esquiar por sua encosta durante o dia e depois renovar as energias nas diversas fontes termais espalhadas pela região.
A estação de esqui local é a Estação Internacional de Changbaishan e há vários hotéis ao redor da estação que garantem acesso às fontes termais.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre destinos de neve com fontes termais? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações como as desse texto sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.
Créditos das fotos: Shutterstock