Antes de saber onde ver Aurora Boreal, um dos espetáculos naturais mais bonitos do mundo, é importante entender do que se trata exatamente. Também conhecido como Northern Lights (Luzes do Norte em tradução livre), o fenômeno ocorre quando partículas eletricamente carregadas emitidas pelo Sol colidem com o campo magnético da Terra, que dissipa a energia para os polos do planeta.
Ao interagir com a atmosfera, essa energia ilumina os céus nas mais variadas cores, formando paisagens de inverno absolutamente espetaculares. Devido ao fato de ser visível apenas em certas épocas do ano e em certos locais, você pode estar se perguntando: Aurora Boreal, onde ver? Em quais países e em quais épocas?
Para obter as respostas para essas perguntas, confira abaixo nossa lista com dicas e informações sobre esse incrível fenômeno natural.
Mas afinal, onde ver a Aurora Boreal?
Para ver a Aurora Boreal em toda a sua plenitude, o ideal é estar em um local com pouca ou nenhuma poluição luminosa e céu limpo, sem nuvens. O fenômeno geralmente ocorre entre 60 e 75 graus de latitude ao norte, englobando diversos lugares do norte polar, como partes da Noruega, Groenlândia, Islândia, Lapônia sueca e finlandesa, Escócia, Sibéria, Canadá e Alasca.
Algumas ideias de onde pode se ver a Aurora Boreal
1. Tromsø, Noruega
Provavelmente a região mais famosa do mundo quando o objetivo é ver a Aurora Boreal e suas luzes dançantes, a cidade de Tromsø, na Noruega, fica no coração da zona da Aurora no ártico norueguês. Destino de inverno popular ano após ano, o local oferece ótimas expedições de caça à Aurora entre setembro e abril. A cidade é muito animada e receptiva para os turistas, com diversas opções de pubs e bares.
2. Yellowknife, Canadá
Capital dos Territórios do Noroeste, no Canadá, Yellowknife também é conhecida como a Capital da Aurora na América do Norte. Com um posicionamento geográfico perfeito sob o Oval Auroral, as noites claras praticamente sem poluição luminosa permitem admirar o fenômeno nitidamente, entre meados de novembro e abril.
Para uma experiência de inverno única no Canadá, uma boa ideia é ver as luzes em uma tenda aquecida a lenha na Aurora Village (na foto). São aproximadamente 4h de visualização do fenômeno, com guias, transporte de ida e volta do centro de Yellowknife, bebidas quentes (chocolate, chá e café) e dicas de fotografia.
3. Reykjavík, Islândia
A melhor época para perseguir a Aurora Boreal em Reykjavík, capital e epicentro do turismo na Islândia, é entre os meses de outubro e abril. Se o céu estiver limpo e a Aurora estiver ativa, você poderá vê-la até mesmo no centro da cidade. Para conseguir uma excelente observação do fenômeno, dirija-se a Öskjuhlið, uma colina densamente arborizada e com trilhas onde você pode assistir às luzes.
Outras ideias para ver a Aurora Boreal em Reykjavík e nos arredores: Grotta Lighthouse (Farol de Grotta), Ilha Viðey, Porto de Skarfabakki, além da área onde fica a famosa escultura “The Sun Voyager” (islandês: Sólfar).
4. Kangerlussuaq, Groenlândia
A Groenlândia pode não ser o lugar mais acessível para viajar e ver a Aurora Boreal, mas aqueles que tiverem a oportunidade ficarão maravilhados com o cenário. Os 300 dias por ano de céu limpo tornam o local perfeito para ver as luzes, com os meses de setembro a abril sendo os ideais para visitação.
Kangerlussuaq, um assentamento localizado no Círculo Ártico, é um dos lugares mais famosos da ilha para ver a Aurora, além de ser uma antiga base da força aérea dos EUA e lar da Calota Polar da Groenlândia.
5. Fairbanks, Alasca, EUA
Nos EUA, mais precisamente em Fairbanks, no estado do Alasca, você também encontra uma das melhores opções para testemunhar a Aurora Boreal. Entre agosto e abril, a cidade tem um bom índice de avistamentos do fenômeno em noites claras. E para deixar a experiência ainda mais mágica, especialmente se você estiver viajando com crianças, uma dica é visitar a Casa do Papai Noel, localizada na cidade de North Pole, a cerca de 20 km de Fairbanks.
6. Rovaniemi, Finlândia
Rovaniemi, capital da Lapônia, na Finlândia, é uma das cidades com neve mais belas da Europa. Por lá, a Aurora Boreal pode aparecer em cerca de 200 noites por ano, entre o fim de agosto e o início de abril. Existem alguns bons lugares para ver as luzes dançantes perto do centro da cidade. O Jardim Ártico atrás do museu Arktikum é um local popular a 10 minutos a pé. Mas qualquer local sem poluição luminosa e uma visão irrestrita do céu funciona – quanto mais escuro, melhor!
Qual é a melhor época do ano para ver Aurora Boreal?
Agora que você já sabe onde ver a Aurora Boreal, é importante saber também quando o fenômeno tem mais probabilidades de ocorrer, para que você possa planejar a sua viagem. O período entre o fim de agosto e meados de abril geralmente é o mais indicado. E reforçando: para uma boa visualização das luzes, o ideal é que a noite esteja sem nuvens, longe das luzes da cidade.
Geralmente o fenômeno é avistado das 21h às 2h, mas dependendo do local e da estação do ano, você pode testemunhar a Aurora Boreal em outros horários. Alguns lugares, como Abisko, na Suécia, ou Svalbard, uma ilha ao norte da Noruega continental, podem ter dias inteiros sem sol mas estações mais frias.
No entanto, vale destacar que, ainda que tenha maiores probabilidades de ocorrer em determinadas circunstâncias, a Aurora Boreal é um fenômeno relativamente imprevisível. Por isso, vale a pena contratar expedições com guias especializados, que conhecem os melhores pontos de observação e outras particularidades.
E aí, já sabe onde ver a Aurora Boreal? Se você tem o sonho de contemplar o fenômeno, escolha um desses destinos que listamos e comece a planejar a sua viagem. E para receber mais dicas e conteúdos sobre o universo da neve, não deixe de se inscrever na nossa Newsletter agora mesmo!
Crédito das fotos: Shutterstock